Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Como é viver na Amazónia ??? -- 17/06/2012 - 00:43 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMO É VIVER NA AMAZÓNIA ???

Essa é a pergunta que tenho ouvido bastante nos últimos tempos, desde que vim morar na Amazónia.
Todo mundo tem uma imagem formada acerca da Região Norte do Brasil. Pra muita gente esse é um lugar distante, inóspito e selvagem; um lugar aonde o progresso ainda não chegou; uma região que mantém suas características naturais, reunindo beleza e encanto.
No geral, os moradores dos grandes centros urbanos do Sul e Sudeste enxergam essa parte do país como um grande tesouro, um lugar cheio de riquezas que precisa ser preservado e usado a favor de toda nação.
É esse tipo de idéia que vejo num monte de pessoas que aportam aqui nessa imensidão verde. Todos chegam um pouco assustados, deslumbrados e, às vezes, um tanto sonhadores.
Tais pessoas chegam querendo trazer mudanças, fazer revoluções, mudar conceitos, ensinar novos costumes, tudo um pouco parecido com o que faziam os antigos colonizadores europeus.
Observo muitos colegas perplexos com o que eles vêem e ouvem. "Pra nós da cidade grande o que acontece aqui na Amazónia é tudo muito estranho e bem esquisito", eles dizem sempre.
Sei que é realmente difícil entender esse modo de ver a vida e fazer as coisas, principalmente para aqueles que têm uma visão baseada apenas nos filmes romànticos e nos documentários ecológicos que a mídia mostra.
É certo que na Amazónia não há nada parecido para quem nasceu em ambientes urbanos bem desenvolvidos. Mas, pra quem chama essa parte do país de "Terra Natal" isso tudo é simples e normal.
Para os moradores locais acostumados com o ritmo lento e tranquilo da floresta não há atropelos e sobressaltos.
"Aqui é assim, às vezes a maré vai prum lado e depois vai pro outro. De vez em quando tem uma ventania, o rio se agita, chegam as marolas mais fortes, mas logo tudo se acalma, tudo volta ao normal", narra tranquilamente um morador local.
Quem nasce aqui já está bem acostumado com o ritmo lento e um pouco atrapalhado da Amazónia.
Contudo, pra quem é de fora, praqueles que vêm da cidade grande tudo isso é bem diferente, tudo é novidade !!!
É por isso que aqueles que vêm de fora acabam estressando mais do que deveriam. Quem chega quer ver o progresso, as mudanças acontecendo a todo vapor, se possível no ritmo acelerado do Twitter e do Facebook (coisas que vale lembrar: ainda não fazem parte da vida dos moradores da floresta !!!).
Mas, no final de tudo eu fico me perguntando: pra que estressar ???
Será que precisamos correr tanto, perder o sono, ou criar cabelo branco ???
Essa vontade de ver mudanças, esse desejo de progresso, até que ponto é saudável ???
Tem horas que fico meditando, olhando pro acontecimento das coisas, vendo o comportamento das pessoas à minha volta. Nessas horas, fico pensando um pouco, questionando nossas atitudes e desejos.
Vale a pena a busca de resultados, se a paz do nosso coração vai embora ???
Vale a pena realizar muitos feitos, se nesse propósito endurecemos nosso semblante ???
É difícil saber ao certo qual o ponto de equilíbrio, qual o intervalo ideal que possa unir desejos e possibilidades.
Pelo tempo que já tenho aqui sei que é preciso ter muita sabedoria para ponderar nossas ações. Na Amazónia não se pode ter preconceitos, nem buscar extremos.
Acredito que o segredo do sucesso nessa região passa por uma adaptação, uma reavaliação de valores, conceitos e metas.
Viver em harmonia com a Amazónia é um caminhar que deve unir a busca de resultados e a satisfação do espírito.
Quem quer ser feliz nessa vastidão verde precisa labutar com afinco, sem deixar de valorizar o lado humano, os sentimentos e os sonhos.
Depois de tudo, o que vai realmente contar são as boas lembranças que vamos carregar.
Ao final de nossa jornada o que importa realmente é ter a alma leve e a consciência tranquila, e o que verdadeiramente nos proporcionará isso não são os resultados e as metas alcançadas.
Acredito que o que realmente vai importar lá na frente são as boas lembranças.
A doçura da saudade, as risadas dos amigos, as aventuras apimentadas, as situações engraçadas, o aprendizado com a simplicidade e humildade dos moradores locais, o amor vivido, a solidariedade compartilhada ... são essas coisas que vão importar realmente !!!
Para se viver bem na Amazónia certamente só será possível se essas coisas permanecerem acessas na nossa alma por muitos anos !!!


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Fevereiro de 2012.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui