Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->I CONALI- Uma realização oportuna -- 15/06/2012 - 14:44 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

I CONALI – uma realização oportuna

m.s. cardoso xavier

 

O I CONALI-Congresso Nacional de literatura comemorando o Centenário do  EU do poeta paraibano Augusto dos Anjos ocorreu de 3 A 6 de Junho de 2012. Este Evento foi uma realização do Programa de pós graduação em letras da UFPB e ALANE; subsidiado através de projeto junto a Capes. O Congresso foi um sucesso, sob o dinamismo da professora organizadora Maria do Socorro Silva de Aragão e Neide Medeiros Santos. Além das conferências centrais, houve inúmeras comunicações simultâneas. As palestras ocorreram no campus da UFPB, no CCHLA. Tudo com muita organização e programação impressa da melhor qualidade. Para realização deste Congresso foi indispensável o apoio valioso e total do Reitor Rômulo Polari da UFPB, o qual procedeu a abertura do importante Congresso, ao som do belo hino nacional, no Auditório da Reitoria da UFPB! O cerimonial foi procedido eficientemente pelo campinense Gilson Souto Maior!

As conferências e respectivos palestrantes, forma de ótimo nível, a seguir: Chico Viana: Excesso e Falta em Augusto dos Anjos; Arturo Gouveia: A Vileza dos Instantes;Zenir Campos Reis: Augusto dos Anjos, Enigma ao Sol; Sérgio Alcides: Traços de Augusto dos Anjos em Drummond; Célia Maria de Carvalho: Crônicas Dispersas de Augusto dos Anjos: Uma Leitura; Maria do Socorro Silva de Aragão: A Linguagem Científica de Augusto dos Anjos; Ana Lúcia Teixeira de Carvalho: Cartas Marcadas por Traços de Melancolia; Hildeberto Barbosa Filho:Augusto dos Anjos e os Olhares Críticos; Linaldo Guedes: Transgressão e Modernidade em Augusto dos Anjos; Mongomery José de Vasconcelos: Que Ninguém Doma um Coração de Poeta; Lucia Helena: Augusto dos Anjos: uma poética do desassossego; Angela Bezerra de Castro: Confluência de Estilos no Soneto; Marinalva Freire da Silva: "Dois Centenários Augustianos (Cem anos de Augusto - 1984), Cem Anos do EU (2012): Uma Tragetória Inesquecível". Além destas conferências foram apresentadas simultaneamente diversas comunicações sob temas diversos da literatura geral, proferidas por professores da UFPB e outras Universidades, bem como por alunos mestrandos e doutorandos. Apesar do tema central ter sido voltado para ao poeta Augusto dos Anjos, outros temas foram contemplados, tais quais Poesia Brasileira; Literatura Regional; Literatura Popular; Análise do Discurso Literário; Linguagem e literatura; Literatura, Cultura e Tradução. Dentre  os acadêmicos da Alane apresentaram comunicações Socorro Aragão (Palestra); Neide Medeiros Santos, Célia  Carvalho, Maria Mercedes Cavalcante, Marco di Aurélio.

A programação cultural constou de apresentação do Coral da UFPB; apresentação de Recital de grupo da UFCE, com repertório de poemas teatralizados do poeta Augusto dos Anjos, sob a coordenação do professor Roberto Pontes; compositor e artista Chico Viola no Energisa cultural apresentando criativamente música com poemas de Augusto; cantador de repente e poeta Oliveira de Panelas brilhantemente fez o encerramento do Congresso, bem como apresentação de banda de forró. Lançados vários livros durante o congresso, dentre os quais a Revista da Alane 2012, e o livro EU 100 Anos de Poesia, organizado por Socorro Aragão, contendo todos os resumos dos trabalhos apresentados no Congresso. Feira de livros, com bancas de cordel, dos excelentes cordelistas Medeiros Braga, este também apresentou boa comunicação; pernambucano xilógrafo e cordelista Marcelo Soares e outros. Foi outorgada um troféu “Itacoatiara” ao poeta Ronaldo Cunha Lima, por ter sido o primeiro e único poeta que respondeu no programa o “Céu é o limite” sobre a vida e obra de Augusto dos Anjos em verso. Este troféu foi recebido pelo seu filho Ronaldo Cunha Lima Filho, devido o poeta se encontrar doente. A professora doutora Neide Medeiros Santos fez uma bonita explanação sobre o “porque” do troféu “Itacoatiara”.

Foi distribuído pelo Jornal “União”, o Correio das Artes, em edição especial, de maio de 2012, sob o título EU- O Livro de Augusto-Cem anos de alta poesia!

De parabéns as organizadoras deste inédito evento e todos que deram incondicional apoio! Ressalte-se a presença do Memorial Augusto dos Anjos, através da Prefeitura Municipal de Sapé, terra de Augusto dos Anjos! 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui