Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O TERREMOTO POLÍTICO NA PALESTINA -- 28/01/2006 - 10:35 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Diretor de órgão humanitário diz que vitória de Hamas é "terremoto político"

Globo Online
RIO - Em entrevista ao GLOBO ONLINE, o diretor do Grupo Palestino de Monitoramento dos Direitos Humanos, Bassem Eid, afirmou que um "terremoto político" atingiu os territórios palestinos.
- Acho que o próprio Hamas ficou chocado e surpreso de como eles conseguiram um número tão grande de votos - disse.
Para Eid, a crise interna do Fatah foi uma das razões para a vitória do grupo extremista nas eleições palestinas. As ameaças de Israel e da comunidade internacional também levaram o Hamas a conquistar o maior número de cadeiras no Parlamento.
- Mas o principal foi que, nos últimos anos, nós, palestinos, temos ouvido da Autoridade Nacional Palestina tantas promessas, inclusive de combate a corrupção, e nada aconteceu. Os palestinos ficaram cheios dessa situação - explicou.
Segundo o diretor do órgão, muitos cidadãos de "mente aberta", democráticos, votaram no Hamas porque acreditaram que o movimento é o único capaz de realizar mudanças. Entretanto, o povo palestino ainda não teria entendido que levar o Hamas ao poder "é um desastre". Para exemplificar, Eid citou uma história pessoal:
- Um amigo israelense que conheci há pouco, disse-me estar muito satisfeito com o resultado das eleições. Ele disse que vamos levar o Hamas e eles, israelenses, vão levar o Likud para um novo conflito sangrento e, daqui a uns cinco anos, estaremos mais aptos a nos comprometer e procurar uma solução para o Oriente Médio. E é isso mesmo.
Eid afirmou ainda ter certeza que, no próximo mês, os membros da segurança palestina vão lutar pelos seus salários.
- A ANP precisa, todo mês, de 40 milhões de dólares. Quem vai pagar por isso se de acordo com as leis da Europa ou dos Estados Unidos, eles não podem apoiar o Hamar? De onde vão tirar o dinheiro? - indagou.
Eid apontou o povo palestino como único culpado dessa situação. Para ele, a falta de estratégia da população é uma das razões para o "caos".
- Temos que entender que as pessoas estão insatisfeitas. Com certeza, a sociedade civil, os acadêmicos. Mas parece que nós (sociedade civil e acadêmicos) somos considerados a minoria dos palestinos. Pensei que fôssemos a maioria, mas eu acho que estava errado.
Para finalizar, Bassem Eid ressaltou que vai levar tempo até que a população palestina perceba o desastre que trouxe para si. Em algumas semanas, um novo cenário deve surgir, com a transferência de poder do Fatah para o Hamas. Para Eid, não há a menor possibilidade de ambos os movimentos trabalharem juntos.
- Eles são inimigos e você nunca trabalha com seu inimigo. Hamas e Fatah são dos maiores inimigos do Oriente Médio. Nunca veria os dois cooperando um com o outro - completou.
http://oglobo.globo.com/online/mundo/plantao/2006/01/26/190087805.asp

Ver também ELES NÃO PERCEBEM NUNCA



Ver mais RELIGIÃO



Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.

Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui