Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->PERSEVERANÇA E DEDICAÇÃO -- 31/10/2011 - 04:08 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

PERSEVERANÇA E DEDICAÇÃO

Vera Linden                                                                                                                                                                                   

                Minhas tias eram professoras e desde os meus quatro anos, adorava acompanhá-las à escola. Eu ficava quase todo tempo em silêncio e prestando muita atenção em tudo, não por ser exatamente uma criança muito educada, mas para que os alunos não percebessem o meu crucial problema:  não conseguir articular bem as palavras.

 

                As duas madrinhas-tias me incentivavam muito e se encantavam com a minha habilidade em decorar versos e até textos maiores, após ouvi-los. O tempo passou e continuei carregando livros, réguas, pastas, mapas e sendo a auxiliar das “soras,” que eram muito estimadas por alunos, pais e diretores. Eu amava o cheirinho dos livros. Tinha especial carinho por um grossão de capa azul, cujo título era: “Admissão ao Ginásio.” Será que eu faria  o exame tão temido e conseguiria ingressar no ginásio ? 

 

                Tia Dani e tia Edy tentaram me alfabetizar, quando completei sete anos. Minha grande barreira era a minha dificuldade de falar, a articulação errada das palavras e ainda a terrível gagueira, que eu enfrentava a cada tentativa de leitura. Tia Edy nunca desistiu de mim e de me fazer aprender a ler. Ela dizia que quem carregava livros com tanta dedicação e amor, merecia conviver intimamente com eles, lê-los, partilhar tudo de bom que há neles.

 

                Tenho a maior admiração pelas professoras primárias da zona rural dos anos 50/60, que em uma pequena sala, às vezes, só com telhado e paredes, ensinavam sozinhas alunos da primeira à quinta séries. Além de lecionarem, ainda eram: a diretora, a secretária, a tesoureira e iam de casa em casa, angariando fundos para manter a escola, quase sempre esquecida pelo prefeito, secretário da educação, governador e demais políticos.

 

                 A minha maior felicidade acabou, quando minhas duas tias casaram-se e foram morar na cidade e lecionar em escolas bonitas, bem diferentes da nossa acanhada escolinha do campo. Mas, no julho gelado de 1957, uma grande tristeza abateu toda a minha família: meu tio Ivo faleceu em um acidente. Ele era o marido da tia Edy e pai de minha priminha Rose, ainda um bebê. A tia voltou a morar com os sogros, meus avós, para economizar com aluguel. Voltei à escola dela.

 

              . Em uma noite muito fria de agosto, ela tomou uma decisão, que mudaria a minha vida. Pegou jornais, revistas, livros de histórias infantis e me fez copiar palavras e a escrever em cartolina todas as letras do alfabeto e juntá-las, formando palavras; depois ler em voz alta, cada uma delas. Tia Edy teve uma paciência infinita comigo. Dizia-me que se não aprendesse a ler, abriria a minha cabeça e colocaria o livro lá dentro.

 

                Apesar do momento difícil que vivia com a perda do marido, a minha amada professora era carinhosa e bem-humorada com cada aluno. A presença dela trazia à nossa humilde escola, um aspecto de integridade e beleza. Nem percebíamos a falta de conforto e o vento frio, que entrava pelas frestas das tábuas sem as ripas. Foram semanas de muito estudo e dedicação, à tarde na escola e à noite na casa de minha tia, de segunda à segunda. Então, quando a primavera chegou, eu comecei milagrosamente, a ler e a falar corretamente.

 

                  A grande dificuldade do disléxico é a silabação e a soletração. Para este aluno, unir as letras é um mistério quase insondável. Entretanto, aos serem alfabetizados, estes estudantes, geralmente são dedicados, estudiosos e disciplinados. Modernos métodos pedagógicos e a fonoaudiologia têm facilitado muito a vida da  criança disléxica e dado muita esperança aos pais e familiares. Porém, a dedicação e a perseverança serão valores a serem incutidos e cultivados. Nada é maior que a força de vontade e, as dificuldades serão vencidas, se enfrentadas com coragem e otimismo. Minha professora primária me ensinou muito mais que aprender a ler, me fortaleceu, me fez acreditar em mim mesma e a amar os livros, incondicionalmente.

Vila Velha, 19 de setembro de 2011.

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui