Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Expurgo democrático -- 29/06/2001 - 09:51 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Que bom vivermos num país em que a vontade popular, se formos insistentes, corre o risco de ser respeitada. É a tal democracia. Governo do Povo. Esse povo brasileiro, sofrido, espoliado, esculhambado, parece que começa a despertar da letargia política gerada pela fome, pela falta de educação e cultura.



O país está melhorando, sim. Não que os séculos de mazelas sociais que afligem a maioria dos brasileiros desde que Cabral resolveu fazer um cruzeiro por essas bandas estejam se alterando substancialmente; não, pois ainda há crianças cheirando cola nas ruas, homens e mulheres esmolando nas esquinas; pais de famílias, que, empregados, vêem no final do mês seu mísero salário não sobrar para comprar roupas pros filhos ou levá-los ao parque municipal.



Por outro lado, os ricos continuam vivendo como se somente eles existissem, e há ainda aquela banda podre da imprensa que alimenta a mentalidade "dominada e subjulgada" daqueles cujo embotamento da consciência crítica deve-se mais à fome do que a qualquer outra causa. Há, por fim, os políticos, aqueles que, segundo o romantismo grego, deveriam cuidar da pólis e dos interesses de seus moradores.



A melhora está na convicção de que os episódios relativos à corrrupção que ora dominam as manchetes da mídia têm o mérito de nos fazer crer que a esperança num Brasil digno e justo para todos os seus filhos continua sendo o item mais importante da pauta na luta pela cidadania e democracia plenas e quer se efetivar em ações - e para tanto é mister sejam expurgados da vida pública todos os políticos cujos atos pautam-se exclusivamente em função de interesses pessoais de poder e enriquecimento a altíssimos custos - a morte, cívica e física dos milhões de brasileiros desassistidos em suas necessidades mais essenciais, cuja satisfação parece estar a milhões de anos-luz se tiverem que esperar pelos resultados das políticas econômicas e sociais do Governo FHC e daqueles que o servem.



Parece, pois o expurgo que ora quer se efetivar na vida política brasileira, começando por Arruda, ACM, Luiz Estévão, passando por Jáder, Maluf, Collor e outras "chagas", dá a entender que os brasileiros estão cansados de mentiras e engodos. Um dia chegaremos lá. Não sendo com o Lula-lá, que venha um outro de sua espécie. Viva a democracia!!!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui