Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de um amigo -- 16/11/2005 - 16:28 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carta de um amigo

Ternuma Regional Brasília

pelo Gen Div Murillo Tavares da Silva.

Recebi, há dois dias, carta de uma pessoa muito amiga e de minha absoluta confiança. Achei interessante reproduzir alguns de seus trechos, porque podem servir como termo de comparação com o que se pretendeu aqui e ainda se pretende, mesmo que de forma aparentemente mais suave. Não fossem as denúncias do Sr Roberto Jefferson, quem sabe o andamento das coisas não estivesse mais adiantado. É importante considerar que o Sr Marco Aurélio Garcia (ministro das Relações Exteriores de fato e homem da intimidade do Sr Lula) sempre é citado como o nosso principal interlocutor com o iluminado bolivariano Hugo Chavez, o qual, por sua vez, tem o imortal e imoral comandante Fidel Castro (que ilumina o sorriso de todas as jornalistas que o entrevistam, como se entrassem em cio político ao vê-lo) como principal parâmetro político. Além da comparação, sirva a leitura como um sinal de alerta, particularmente para os senhores comandantes militares.

Aí vão os pedaços mais interessantes da missiva:

“ Estive na Venezuela nesses últimos dois dias. Que tristeza. É um país muito rico em recursos naturais e bonito como o Brasil. Caracas é uma cidade confusa, com muitos carros velhos nas ruas, pois um tanque de gasolina custa só US$ 2 (algo como 4000 bolívares). Os bairros bonitos têm uma boa qualidade de vida, contrastando com muita pobreza por toda parte, com favelas bem brasileiras. O país sempre sofreu com muita corrupção pública financiada pelos excedentes do petróleo. As classes alta e média-alta preferiram, por muitos anos, não se envolver em solucionar a pobreza e a corrupção, fecharam os olhos e foram passear em Miami.”

“ A baixa moral dos políticos, o contraste entre pobres e ricos e o não ativismo dos que possuíam alguma coisa foram as causas da atual Revolução Bolivariana. É compreensível que um Messias, como o Chavez, tenha arrebatado as eleições, fraudadas ou não.”

“ Os sinais da “cubanização” estão em todas as partes. O aparato de segurança é opressor, e o incentivo para que os estrangeiros vão ao país e regressem são mínimos. Para embarcar no avião de regresso, passei por sete pontos de controle, um deles inclusive com revista física. Há homens fardados na televisão e nos outdoors das cidades (estive em quatro delas); eles possuem cargos “ orwelianos”, como Ministro da Alimentação ou Administrador Municipal. São nove canais de televisão estatais e todos os canais e rádios têm que apresentar pelos menos 5 horas diárias de programação “independente”, com conteúdo autorizado pelo executivo. Há lei da mordaça e censura para todo o resto da programação”. (Parêntese meu : não podemos nos esquecer da tentativa de intervenção na ANCINAVE e, também, que o Sr Lula disse que na Venezuela havia “excesso de democracia com o companheiro Chavez”).

“ É proibido fazer câmbio sem que tomem sua foto e suas digitais, em casas de câmbio monitoradas pela segurança pública”.

“ O governo avança fortemente sobre a iniciativa privada. Estabeleceu uma rede de supermercados que só vende produtos importados de baixo custo e subsidiados, por ele, em 30%, tornando impossível a qualquer empresário competir. Há congelamento de preços para grande parte dos bens de consumo e a rentabilidade das empresas está chegando perto do negativo. Alguns setores, como o da farinha de milho (cada um dos venezuelanos consome 300 gramas ao dia), estão quebrados. O empresário não pode fechar a fábrica, porque o governo a desapropria imediatamente; isso aconteceu com um deles, que é o segundo mais importante do país. O primeiro, Gustavo Cisneros, já vendeu a maior parte do que tinha e se foi há tempos.”

“ O governo também altera as leis de maneira a perpetuar-se. Chavez, agora, não só fala em reeleição como afirma que ficará no poder até 2031. Paga os votos dos deputados e altera, continuamente, o sistema eleitoral, conseguindo uma maioria constante de deputados, mantidos à base de mensalão, independentemente de partidos. Para não ter que fraudar as eleições, agora começou a distribuir vales-alimentação, para os funcionários públicos comprarem nas lojas do governo. Promete ampliar isso para todos os venezuelanos.”

“ Os grandes empresários e os pequenos empreendedores (cujos comércios são afetados pelas lojas do governo) estão somente esperando o momento para a total desapropriação de seus negócios. Por enquanto não podem vendê-los ou fecha-los. Têm medo que se lhes impeça até de viajar para fora. Estão presos em seus castelos, esperando os bárbaros sem poder armar suas defesas.”

“ Que terror pensar que a lei da mordaça e o mensalão foram tentativas do PT de cubanizar o Brasil.”

Diante da clareza do que foi exposto - e devo dizer que por pessoa de nível universitário e com mestrado no exterior - pouco adiantaria acrescentar comentários. Só manifesto minha surpresa com a veneração de alguns setores petistas, em particular o próprio Sr Lula, em relação a esse tal de Hugo Chaves, destrambelhado ilusionista e filhote do mais sanguinário ditador que a América Latina já viu, que é Fidel Castro. Acresça-se que tampouco a nossa imprensa tem dado o merecido destaque às irrefletidas posturas desse bolivariano de araque. Impressionante, em nosso Brasil, como alguns aventureiros têm lugar de destaque. Remember Ronald Biggs, o grande ladrão do trem de Sua Majestade Britânica.


Brasília, DF, l5 de novembro de 2005.


Autorizada a reprodução, impressão e divulgação, desde que mantido o nome do autor e do Ternuma


Visite o site www.ternuma.com.br.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui