Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->2011 - Moro Deixa Essa Não -- 12/06/2011 - 14:27 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Adoniran Barbosa compós Trem das Onze em Mil Novecentos e Sessenta e Quatro, que foi popularizada pelo grupo Demónios da Garoa. Esta música foi um hino das batucadas de então. "Não posso ficar... mas não pode ser. Moro deixa essa não..." e assim, durante muito tempo eu cantava só o refrão, claro. "Tá na nam nam... Moro deixa essa não". Muito mais tarde fui descobrir que era "... Moro em Jaçanã, se eu perder esse trem...". Ai ai, que vergonha, mas, verdade verdadeira.
Descobri esses dias um cantor vietnamita, um Frank Sinatra com Dean Martin. Muito bom mesmo. Seu nome Tuan Ngoc. Estava procurando versões de Quando Quando Quando e dei com ele. Canta muito legal. Imaginem se eu o conhecesse há mais tempo, como eu iria lembrar-me das letras e nomes das músicas. Comecei a rir. Bài Khóng Tên Cuối Cùng..., Tiếp Nối, Nửa Hồn Thương Đàu, olha os nomes das músicas, são lindas e ele ainda canta em inglês, como Smoke Gets In Your Eyes e If You Go Away. A grafia correta parece ser Tuấn Ngọc. Acho que eu guardaria na memória como Tuan Nhoque.
E aquela antiga série da televisão - Bat Masterson, com Gene Barry. Sua música tema foi gravada por Carlos Gonzaga. Nossa, cantei muito. "No velho Oeste ele nasceu e entre bravos se criou. Seu nome Helena se tornou, Bat Masterson... Seu nome Helena se tornou, se tornoouu.." Láia, lá lá.. seu nome Helena se tornou... Mas, o Helena nada a ver. O correto sempre foi - Seu nome lenda se tornou. Lenda se tornou.
Chris Montez fez muito sucesso nos anos sessenta. Gravou The More I See You. "The more I see you, the more I want you. Somehow this feeling..." Durante muito tempo cantei "Tomorrow I see you... Tomorrow I want you..." The more I para Tomorrow até que dá prá dar um desconto, não é. Dele também gravado, Sunny. Começava assim - "Sunny, yesterday my life was filled with rain..." que eu cantava "Saniiii, yesterday aiuósiu uuuu..." Ainda eu traduzia" Sani, ontem eu era você." Não tenho o que dizer. Ouçam dele, também, Call Me.
Viveu pouco, vocês nem lembram, foi um sucessão popular. Morreu em setenta e três, com vinte e cinco anos. Evaldo Braga. Uma música me marcou, pois eu entendi errado também. Puxa vida, eu falava. O cara gravou "Eu só quero é viver... para nunca mais chorar... Eu só quero é viver". E vem morrer cedo desse jeito aí, num acidente fatal. O nome da música "Só Quero". Sempre tive dó dele, por ter morrido cedo, no auge do sucesso. Continuo com dó, mesmo tendo descoberto a letra certa. "Eu só quero é lhe ver, para nunca mais chorar... Eu só quero é lhe ver." Fiquei desconcertado e aí, fui ouvir o cara. Eu só quero é lhe ver.
E o Procol Harum então. Só agora pouquinho descobri ser uma banda e não um cantor. Nem me envergonho mais. Uma banda. Eles gravaram "A Whiter Shade of Pale". Tenho certeza que alguém se lembra do Iscudelai Fandango. Eu cantava assim - Iscudelai Fandango Nan Nan Crossifor. A letra é "We skipped the light fandango. Turned cartwheels´cross the floor". A música é linda, tem mais de novecentas gravações, menos a minha. Ouçam com Joe Cocker, The Hollies, Eric Clapton e muitos outros. Iscudelai Fandango.
Tem muitas outras. My Pledge of Love, do Joe Jeffrey Group: "I woke up this morning baby... darling, darling to you..." I Started a Joke, dos Bee Gees: "I started a joke, which started the whole world crying, but I didn´t see..." Reflections of My Life, do The Marmalade: "The changing of sunlight to moonlight, Reflections of my life, oh, how they fill my eyes..." Imaginem The Hollies com "He Ain`t Heavy, He`s My Brother" Todas eu ouvi por esses anos todos, até cantei. Pensem como. Nem me arrisco comentar. Uma coisa é certa, pelo menos agora, com a Internet. Tenho resolvido todos os equívocos e desacertos. Por alguma razão, continuo cantando errado, só comigo.
E prá terminar: "Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão. Nenezinho quando dorme, põe a mão no coração". Que chato, fui descobrir: "Batatinha quando nasce, espalha ramas pelo chão. Menininha quando dorme, põe a mão no coração". Espalha ramas. Só falta a Cuca e o Bicho Papão não existirem mais. Isso aí gente: Iscudelai Fandango com May pleidige ofi Lovi Helena se tornou... Moro deixa essa não! Dia dos Namorados com a Edna, tudo de bom, dois mil e onze.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui