Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->31 DE OUTUBRO, O DIA DO SACI PERERÊ -- 31/10/2005 - 15:44 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Como bom comunista que é, o presidente da Câmara Federal, deputado Aldo Rebelo, viu no engajamento dos brasileirinhos mais um tentáculo do imperialismo norte-americano avançando sobre a cultura verde-amarela. Foi então que o parlamentar do PCdoB convocou diretamente do folclore nacional o nosso Saci Pererê. Pulando com uma perna só e com gorro vermelho, o diabinho está sendo elevado à categoria de “super-herói” para ser homenageado no dia 31 de outubro e fazer com que as bruxas saiam da cultura brasileira voando em suas vassouras made in EUA.
Para que isso realmente aconteça, no final de 2003, Aldo Rebelo lançou na Câmara um projeto de lei declarando o Dia do Saci em 31 de outubro. A idéia dele é fazer um contraponto a ícones que representem a influência dos Estados Unidos no país. “As datas têm sido impostas comercial e progressivamente aos brasileiros, como o Dia das Bruxas ou o Dia do Halloween, e que não dizem absolutamente nada sobre o nosso imaginário popular cultural, portanto, o Dia do Saci, é assim estratégica, proposital e simbólica”, argumenta Aldo, que recebeu a sugestão da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci). “O Saci é reconhecido como uma força da resistência cultural à invasão dos X-Men, Pokémons, Halloweens e os jogos de guerra”, frisou Rabelo"
.
(Fonte, Jornal O DIA).



Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.

NÃO USE esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui