Usina de Letras
Usina de Letras
176 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O CRIADOR QUE O HOMEM CRIOU PERMANCE VIVO -- 03/03/2003 - 14:59 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O criador criado nos primórdios da humanidade ainda permanece vivo no pensamento moderno, manifestando-se, como no passado, nas formas de aves, quadrúpedes, répteis e fenômenos da natureza, como se vê pelo texto abaixo transcrito de uma folha que encontrei afixada numa parede:



“Um homem sussurrou: Deus fale comigo.

E um rouxinol começou a cantar

Mas o homem não ouviu.

Então o homem repetiu:

Deus fale comigo!

E um trovão ecoou nos céus

Mas o homem foi incapaz de ouvir.

O homem olhou em volta e disse:

Deus deixe-me vê-lo

E uma estrela brilhou no céu

Mas o homem não a notou.

O homem começou a gritar:

Deus mostre-me um milagre

E uma criança nasceu

Mas o homem não sentiu o pulsar da vida.

Então o homem começou a chorar e a se desesperar:

Deus, toque-me e deixe-me sentir que você está aqui comigo...

E uma borboleta pousou suavemente em seu ombro.

(Tradução e adaptação do Livro By San Etioy).”



O homem do passado, como alguns de hoje, ouviu as vozes dos deuses no trovão e nos ecos de seus próprios gritos; sentiu o poder maléfico dos demônios nas pessoas acometidas de distúrbios mentais; agradeceu as bençãos divinas, expressas na chuva, no crescimento das plantas e outros frutos da natureza, com sacrifícios de animais e - que barbaridade!!! - até de seus semelhantes. Em todos os tempos, tudo para que o homem não encontra uma explicação plausível tende a ser atribuído a entidades sobrenaturais.

O homem primitivo se achava em um mundo cheio de mistérios: via, em certos animais, superpoderes, capacidades que só poderiam provir de seres superiores ao homem. Além disso, fenômenos naturais, como o trovão e o relâmpago, a própria chuva caindo do alto, deveriam ser atos de algum ser sobre-humano. Ademais, sentia que o próprio homem era capaz de se desligar do próprio corpo quando sonhava. Tudo isso era mistério que intrigava aquele cérebro cheio de curiosidade e que exigia alguma resposta.

Por que os peixes não se afogam na água em que vivem? Como a cobra se movimenta com tamanha agilidade sem sequer ter pés? Que poder têm as aves! Elas se movem pelo ar, enquanto o homem, por muito que se esforce dando um salto, cai com ímpeto na superfície da terra. Nesse ambiente tão misterioso, não era nenhum absurdo certos animais serem deificados.

É bem provável que alguém tenha sugerido a existência de numerosos deuses (seres celestes supremos) criadores de seres terrestres às suas imagens e semelhanças. O próprio texto bíblico, quando diz “façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gênesis, 1:26), deixa transparecer um resquício dessa pluralidade de deuses em que cria a humanidade primeva.

O Sol, a Lua, as estrelas, todos eram deuses que governavam os destinos dos homens. Aos poucos foi surgindo uma corrente reducionista do vasto politeísmo até chegar ao monoteísmo hebreu. Mas, as aves, animais e fenômenos da natureza continuam uma manifestação divina aos olhos humanos, predominando sobre o saber estruturado pela ciência.

Passados milênios, estudos científicos, cada vez mais aprimorados, vêm revelando que os mitos desenvolvidos para explicar o que era inexplicável está incorporado no código genético da humanidade, gerando a predisposição do ser a preservar o pensamento primitivo de que somos obras de um ser superior que comanda os destinos de todos e de tudo em todos os lugares no universo, ainda que contra os esclarecimentos atuais. Mesmo provados os mecanismos da demência (antes possessão demoníaca), dos fenômenos naturais antes tidos como vozes e atos dos deuses, a natureza dos sonhos (pensamentos subconscientes sentidos como atos e fatos), o desvelamento do sistema planetário em prova inequívoca dos enganos dos homens considerados agentes do deus onisciente, etc., o criador que se criou continua vivo na cabeça humana.



ÍNDICE SISTEMÁTICO DE TEOLOGIA MODERNA







Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.



Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;

Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.

Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui