Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Viver Sonhando ou Sonhar Vivendo ??? -- 04/11/2010 - 20:16 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VIVER SONHANDO OU SONHAR VIVENDO ???

Tenho plena convicção de que muita gente já se deparou com essa questão tão intrigante: "viver sonhando ou sonhar vivendo ???".
Todo mundo pára alguns instantes para refletir sobre o sentido da vida e, assim, acaba queimando neurónios na tentativa de responder essa pergunta.
Faz parte de todo ser humano ficar sonhando e idealizando acerca de sua própria história.
Sonhar é algo que faz parte da vida de todos nós, independente da raça, credo ou cultura.
Sonhar é algo que ganha um peso enorme na adolescência e que nos segue por toda a vida, em diferentes intensidades. Assim, de acordo com as diversificadas experiências que vamos tendo ao longo de nossa existência nossos ideais e nossas expectativas vão mudando.
Cada pessoa tem um olhar diferenciado que nos leva constantemente a captar sensações e formular conceitos e desejos. Assim, interagindo com o mundo ao nosso redor vamos adquirindo muitas referências que servem para emoldurar nossas vidas e os nossos sonhos.
Paulatinamente, essas referências acumuladas servem para estruturar nossas idéias e sentidos. Tais referências se formam com o tempo e são alicerçadas em parte no exemplo de pessoas com quem convivemos bem de perto. Assim, crescemos e formamos nossos gostos e nossas crenças por meio da convivência com familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, e até mesmo focando em pessoas distantes, como artistas, políticos, desportistas, entre tantos outros.
Dessa forma, rotineiramente "vivemos sonhando", ou seja, almejamos uma "vida idealizada", querendo ter uma aparência física diferente, conquistar outro emprego, conhecer novos amigos, morar em outra casa, conviver com uma família um pouco diferente, fazer coisas radicais etc. E desejamos, também, amar pessoas diferentes daquelas que estão à nossa volta.
Já tenho vivência suficiente para entender que nossa vida segue caminhos que quase nunca queremos trilhar. Pesquise um pouco e você verá que em todas as culturas, por todo o globo, há uma admiração enorme pela previsão do futuro. É grande o desejo que as pessoas têm por conhecer o seu destino. O ser humano por natureza é fascinado por previsões, pois todos nós vivemos sonhando, em busca do amanhã. Isso pode ser visto no apreço que muita gente tem pelo trabalho de profetas, videntes, ciganas, cartomantes, tarólogos, conselheiros sentimentais, analistas políticos, sociólogos etc.
É realmente bom pensar no futuro, desejando antever nossos dias vindouros. Muita gente faz isso através da paixão e da poesia, e há aqueles que buscam prever um cenário longínquo por meio da ciência e da razão.
Não há dúvidas que buscar o futuro é estar sujeito ao erro. Certamente que sonhar é correr riscos. Por isso mesmo, muita gente prefere ficar acomodado, com receio de sonhar e sofrer.
Quando deixamos nossa mente viajar livremente, sonhando com o futuro que queremos alcançar, corremos o risco de nos perder e, inesperadamente, podemos nos ver em meio a um imenso deserto ou isolados numa floresta fria e sombria.
Não tenho dúvidas que sonhar é ariscado, mas é muito pior ficar parado, sem fazer nada, pelo temor de sofrer buscando a realização de seus próprios sonhos.
Certamente que a vida é cheia de desencontros e tropeços. E, em muitas situações ruins, essas inúmeras dificuldades acabam endurecendo nosso coração, tornando nossa rotina apagada, como um filme em preto e branco.
É bem verdade que todos, sem exceção, às vezes se sentem frustrados e entediados com as suas próprias vidas. Mas, não podemos nos abater, deixando que a melancolia prevaleça. Lembre-se: são justamente os sonhos que nos leva a lutar para mudar a nossa sorte. São eles que nos levam a modificar nosso destino.
São os sonhos que nos levam a superar as limitações. São eles que nos fazem transpor os obstáculos do dia a dia, para assim construirmos uma bela história, daquele tipo que vemos no cinema, com um final feliz.
É certo que sonhar é um presente celeste que recebemos para viver melhor. Essa dádiva maravilhosa que só nós, seres humanos, possuímos precisa ser cultivada todos os dias, sem que com isso deixemos de aceitar e reconhecer o mundo real no qual estamos inseridos.
Os sonhos são ferramentas extraordinárias que nos habilitam a transformar nosso microcosmo. São os sonhos que nos fazem ariscar. São eles que nos levam a ir adiante, cheios de esperança e fé.
É preciso sonhar sempre, curtindo cada momento, sem perder o foco naquilo que realmente mais importa para cada um de nós.
É necessário ver a vida com a liberdade do amor, usando muito a imaginação, sem, contudo, perder a direção certa.
É importante deixar a paixão invadir nossa mente e encantar nosso espírito.
É preciso deixar o coração tomar a direção de nosso caminhar, ditando sempre as regras, para assim vermos o futuro de nossa vida e do mundo à nossa volta se enriquecer com cores e muito brilho.
Sonhar é imprescindível para quem quer se sentir realizado.
É fundamental viver sonhando, aproveitando o momento presente. Não se esqueça jamais que é imprescindível se desprender dos preconceitos e da dúvida para poder sonhar intensamente.
Sonhar é buscar sempre a felicidade, com todas as forças.
Sonhar é querer ser feliz, curtindo a simplicidade de cada momento de forma plena, sentindo satisfação com aquilo que você é, sem deixar de valorizar aquilo que há de bom nas pessoas a sua volta !!!
Viver é sonhar intensamente, e com certeza só quem sonha muito vive melhor !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Novembro de 2010.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui