Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CIGARRO PODE ATRAPALHAR GRAVIDEZ E PRODUZIR ABERRAÇÕES -- 11/09/2005 - 11:18 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"(BR Press*) - Os efeitos nocivos do cigarro relacionados às doenças cardíacas e respiratórias são bastante conhecidos. O que pouca gente sabe é que o cigarro agrava problemas de fertilidade nas mulheres.

O alerta é de Mariangela Maluf, médica ginecologista, especializada em Reprodução Humana. "Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que as pessoas associam os riscos do cigarro mais às doenças respiratórias (99%), ao câncer de pulmão (99%) e aos ataques do coração (96%) que aos problemas de fertilidade", diz a médica.

A situação não é diferente no Brasil. Os casais brasileiros enfrentam problemas para ter filhos e seguem fumando, agravando ainda mais a situação.

De acordo com a pesquisa norte-americana, realizada no ano passado, apenas 39% dos entrevistados sabiam da relação entre o fumo e o aborto, 30% sobre o aumento da probabilidade de desenvolver osteoporose, 22% dos entrevistados tinham conhecimento a respeito da relação do tabaco com a infertilidade e 17% sabiam que o cigarro poderia provocar menopausa precoce. A pesquisa ouviu 388 funcionárias de um hospital de Connecticut, nos Estados Unidos.

Riscos

Substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro podem acelerar a perda natural dos folículos ovarianos levando, conseqüentemente, à perda da função reprodutiva. Adicionalmente, lesões cromossômicas ou do DNA das células germinativas humanas (óvulos e espermatozóides) podem resultar da exposição à fumaça do tabaco.

Tais efeitos podem determinar um risco aumentado de abortamento, aceleração do início da menopausa e redução da fertilidade.

Estudos sugerem que pacientes que fumam requerem quase o dobro do número de ciclos de fertilização in vitro para conseguirem a gestação do aquelas que não fumam. Casais que apresentam problemas de fertilidade e que um dos dois fuma - ou ambos - devem informar isso ao médico.

Largar

Para Paulo Perin, ginecologista e especialista em reprodução humana, é preciso que estas pessoas busquem ajuda do médico para largar o vício - já que hoje existem terapias bastante eficazes para tal. Entre elas, a terapia de reposição de nicotina (goma de mascar, adesivos cutâneos, spray nasal) e o agente que induz ao término do hábito de fumar (bupropion).

Gestantes

"O mesmo eu recomendo para as gestantes. Muitas delas, mesmo conscientes dos riscos para a criança, não conseguem parar de fumar. Mas tão pouco pedem ajuda." No entanto, de maneira ideal, as terapias farmacológicas que induzem ao término do hábito de fumar são melhor empregadas previamente à concepção - uma vez que tais drogas são classificadas como categoria C ou D (indicando efeitos reprodutivos adversos em modelos animais).

Estudos revelam que quando uma mulher fuma na gestação está mais propensa a gerar uma criança com peso abaixo do normal, o que pode estar relacionado a doenças e morte na infância.

E mais: existem evidências de que o fumo aumenta o risco de anomalias como lábio leporino ou ausência de palato. A produção de leite materno também pode ser afetada e grávidas fumantes têm maior risco de parto prematuro.
Fonte : Yahoo

Ver MAIS



Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.

Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui