Usina de Letras
Usina de Letras
191 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Jornalista Contreras a serviço da mentira -- 29/08/2005 - 09:04 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prezado senhor Joaquim Ferreira dos Santos

A sua coluna na página 3, segundo caderno de O Globo de hoje, anunciou o lançamento do livro "AI-5 - A Repressão no Brasil" pelo jornalista Helio Contreras. Nesse livro ele atribui ao brigadeiro João Paulo Moreira Burnier "a culpa do AI-5".

Mesmo antes de ler o livro, que ainda não foi lançado, quero que o senhor saiba que isso é uma irrresponsabilidade do jornalista Helio Contreras, atribuir a um ilustre militar, já falecido, a culpa por um fato do qual ele não participou e não tomou parte. Em 13 de dezembro de 1968, quando a proposta do AI-5, partida do ministro da Justiça, Gama e Silva, foi aprovada pelo presidente Costa e Silva e por todos os seus ministros, o brigadeiro Burnier, então chefe da Seção do Pessoal no gabinete do ministro Marcio de Souza e Mello, não tinha poderes de se imiscuir em assuntos dessa natureza, pois ainda não era o Chefe do Serviço de Inteligência da Força Aérea e, mesmo se o fosse, o senhor Helio Contreras deveria ter o cuidado de não atribuir a ummilitar honrado e patriota, que não mais está entre nós para se defender, uma responsabilidade que ele não teve e nem poderia ter, pois não participou e nem poderia ter participado da reunião do Ministério que aprovou o AI-5. Baseado na matéria que o senhor publicou em sua coluna, concluo que esse livro não passará de uma mais uma excrecência oportunista a pulular no mercado editorial brasileiro.

Atenciosamente

Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2005

Antonio Pinto - Capitão da Aeronáutica (Reformado)





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui