Usina de Letras
Usina de Letras
80 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62202 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50602)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Homenagem a Deusdedith Leitão -- 20/06/2010 - 12:12 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Homenagem póstuma da Academia Paraibana de Letras ao historiador Deusdedith de Vasconcelos Leitão em 16-6- 2010
Por: m. s. cardoso xavier

Em sessão extraordinária a Academia Paraibana de Letras homenageou o historiador Deusdedth de Vasconcelos Leitão falecido no dia 1 de abril deste ano na cidade de João Pessoa. O auditório estava repleto de pessoas dentre os quais seus familiares: esposa, (Dona Maria José) filhos, genros e netos. Seu genro Quintino Regis falou em nome da família, discurso bonito!
O Presidente Juarez Farias abriu a sessão solene, falou do valor humano do homenageado Deusdedith Leitão compondo a mesa com as seguintes pessoas e autoridades ali presentes: Joacil de Britto Pereira (presidente da Fundação de mesmo nome); Humberto Fonseca (presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano); Dona Maria José Leitão (viúva do homenageado); Rui Vasconcelos Leitão (filho do homenageado); Balila Palmeira (presidente da Academia Feminina de Letras).
Os discursos de homenagem foram proferidos pelo escritor Joacil de Britto Pereira que ressaltou as qualidades morais e profissionais de Deusdedith Leitão, com o qual conviveu longo período; Ex- Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz que saudou o homenageado, destacando seus atributos de homem íntegro e dedicado a pesquisa histórica da Paraíba; Quintino Regis, seu genro com discurso emocionante e que traçou o perfil do homenageado.
Todos que homenagearam o historiador, genealogista e memorialista Deusdedith Leitão creditaram os maiores encómios ao homenageado, pelo seu caráter probo, seu relacionamento humano moldado na humildade, e sua vida de pesquisador dedicado a historiografia paraibana, para a qual empreendeu pesquisas exaustivas, deixando obras memoráveis, tais quais: "Inventário do Tempo";"Memória da Assembléia Legislativa", e inúmera obras de teor genealógico e ensaios. Sua presença foi marcante em vários cargos que exerceu com sobriedade e pertinácia, e pelas cidades do interior da Paraíba que residiu ocupando cargos públicos com esmerada competência. Fundou agremiações importantes, entre as quais a "Agremiação Castro Alves" em Patos na Paraíba e "Centro de Estudos e Pesquisas de Patos"; Colaborou com diversos jornais. Abnegado pesquisador, vivia adentrado nos cartórios em busca de documentos que comprovassem suas pesquisas genealógicas. Simples, inteligente, sagaz, não teve formação acadêmica, era auto-didata.
Nunca se deixou levar pelas glórias do momento; queria servir ao seu Estado e o fez com muita honradez e humildade de grande pesquisador e sobretudo homem de grande envergadura moral! Despojado, tudo lhe veio pelos seus méritos!
O seu genro no discurso o denominou de gigante frágil, e finalizou declamando um poema sobre Saudade em sua homenagem!
Tenho orgulho de ter conhecido esta figura humana extraordinária no Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, do qual foi emérito fundador. Logo percebi sua grandiosidade! Sejas agora para Deus, grande ser que foi aqui na terra, Deusdedith Leitão!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui