Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Homenagem ao poeta cantador de repente Oliveira de Panelas -- 16/06/2010 - 15:58 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Poeta cantador de repente OLIVEIRA DE PANELAS recebe Medalha Ariano Suassuna da Càmara de Vereadores de João Pessoa, Paraíba.
por: maria do socorro cardoso xavier

No dia 14 de junho de 2010 houve uma solenidade na Càmara de Vereadores, no Auditório Senador Humberto Lucena com o objetivo de homenagear o poeta cantador de repente Oliveira de Panelas, com a Medalha Ariano Suassuna, pelos relevantes serviços artísticos desenvolvido pelo fecundo poeta ao longo de décadas, aqui e alhures.
A iniciativa foi do vereador Jorge Camilo e aplaudido por todos. Para compor a mesa convidaram as seguintes pessoas: Vereador Benilson Lucena, (presidente da mesa), acadêmico Dr. Astenio Fernandes; acadêmico professor Damião Cavalcante que proferiu palavras sobre o homenageado, destacando a importància da palavra; acadêmico Joaquim Osterne Carneiro representando a Alane; pesquisador José da Silva Santos (da Embrapa) que fez uma saudação interessante ao homenageado, falou sobre o valor da imaginação e da educação, na qual deve predominar uma pedagogia revolucionária. Os Vereadores e poeta Bruno Farias; e Jorge Camilo, autor da propositura proferiram um bonito discurso, saudando o homenageado, recitando poesia de sua autoria. Todos destacaram Oliveira de Panelas como um talento humano.
Todos que usaram da tribuna para homenagear o poeta cantador de repente ressaltaram as qualidades poéticas do rico improviso do Oliveira de Panelas, que desde oito anos de idade em sua terra natal, a cidade de Panelas em Pernambuco já fazia versos e com quatorze anos já era profissional, artesão do repente. Canções e toadas inúmeras criou, se incorporou em várias campanhas de relevància para a comunidade, autor de diversos CDs. É considerado um renovador da cantoria, participou de inúmeros congressos de repentistas juntamente com grandes nomes da cantoria do nordeste. Cantou além mar, em países como Portugal, Franca e Cuba, recebendo homenagens daqueles países. Editou e lançou livros e cordéis. Muito solicitado para diversos eventos culturais nos quais dar o seu recado de brilhantismo e criatividade. Tem recebido mere cidamente vários títulos de cidadania. Está bem presente no poeta o binómio "raciocínio e palavras"que explodem naturalmente dos versos e da viola deste ímpar cantador de repente, deslumbrando e arrebatando o público. É realmente o "mago" do repente. Fez do seu poetar uma vocação e profissão de fé. Poeta de mil medalhas, meio século de viola num trabalho fecundo e imorredouro.
Uma dupla de cantores, Paulo Brasil e Chico de Assis cantaram ao violão uma música em homenagem ao poeta Oliveira de Panelas. A família do homenageado, tais quais sua esposa Ana, seus filhos e nora estavam presentes Por fim o poeta homenageado agradeceu aos presentes e àquela significativa homenagem, o fazendo em versos de improviso ao som da sua viola, num martelo agalopado, encantando os presentes!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui