Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O eleitor-micróbio! -- 29/05/2010 - 12:40 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O eleitor-micróbio!



Explica-se, sobretudo, o espetáculo da desesperança da maioria dos eleitores brasileiros, com os candidatos que elegem, dado os altos índices de insatisfação após eleitos, desses brasileiros que se esquecem para que foram eleitos. Isso é uma coisa bem latina, O passional é cobertor de idéias. O jeitinho nacional prevalece. Enquanto uns brincam de pagar, outros brincam de trabalhar, incluindo-se aqui a mão nem tão generosa do Estado míope!

Acho impressionante o uso desembestado dos truques sórdidos que são aplicados à população, todas as vezes que votos são caçados e requeridos. Às vezes chego a acreditar que os eleitores estão mais para marionetes do que mesmo para qualquer outra coisa. Parecem com esse micróbio novo, sintético, que se tem notícia recentemente, que nasceu sem sequer genoma próprio ter. Pois é, vala-nos mais ser um biruta que tem ao menos o vento como amigo.

Claro que nós podemos impor um respeito bem maior do que o que temos visto. Os candidatos só se elegerão se passarem pelo crivo da aceitação popular. Essa história do já ganhou é perversa demais para ser deixado entrar goela abaixo. Vamos cobrar desses espertinhos mais consciência eleitoral, no sentido de que respondam com projetos e obras interessantes do ponto de vista social. É isso o que se espera de todos eles.

Um americano e sua equipe de estudos, acabou de anunciar a criação de um micróbio sintético. Retiraram todo o miolo genético de um micróbio já existente, porém morto, e puseram um novo genoma dentro dele, só que dessa vez com um outro modelo embaralhado por um computador. O cara chama-se Craig Venter e o micróbio defunto, Mycoplasma mycoides. Foram gastos a bagatela de quinze anos para a execução de tal estudo, além da fortuna de quarenta milhões de dólares. Não é pouca coisa não! Esse cientista jamais poderá alegar ter criado nada. Ele apenas está tentando recriar algo. Portanto, de Deus, ele nada tem. É bom mesmo o pessoal da descrença não sair por aí queimando fogos e crendo que podem gritar " eureka". O buraco é mais embaixo. UEM edifica uma casa não pode dizer que inventou o barro. Cautela é bem melhor do que chá de canela.

Voltemos aos nossos eleitores micróbios, recriados em cada pleito eleitoral, manobrados por espertos de plantão. O genoma político desses manipuladores é irregular. Eles estão usando o material político alheio e recriando esperanças que de tão mentirosas, nem sintéticas são e, diferente do micróbio do Craig Venter, não é o resultado de um esforço prévio,de risco calculado e que possa contribuir socialmente com alguma coisa importante. Atentem muito bem para isso.

Esses espetáculos de desilusão precisam acabar de uma vez por todas. Abaixo os salvadores da pátria, os apóstolos anunciadores do paraíso vindouro, dos moleques arrumadores de palanques. O povo precisa avivar-se eleitoralmente com mais organização e sobrepor-se a tudo isso. Votar para escolher quem são os melhores candidatos de um pleito eleitoral é coisa simples, mas que requer um esforço de entendimento nem tão inocente. Não podemos nem devemos dispensar na execução de tais atividades, o patrocínio de nossa consciência descomprometida com o obsceno e o mesquinho. Vejamos no que deu o acordo recentemente engendrado no Irã, onde tivemos a participação dos mandatário do Brasil, Irã e da Turquia. O ceticismo internacional caiu em cima de sola e não deseja aceitar esses resultados com passividade de jeito nenhum. Um pleito eleitoral, nossas escolhas e o pós-pleito, tudo isso, merece ser arquitetado com amor e lisura. Portanto, mudemos para melhor. Cuidemos desse pleito que se avizinha com cuidados redobrados. Se escolhermos mal os nossos candidatos, seremos nós quem sofreremos. Vamos nessa?





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui