Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Posse do Dr. Astênio Cesar Fernandes na APL -- 08/05/2010 - 12:58 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
POSSE DO DR. ASTENIO CESAR FERNANDES NA ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS EM 7-05-2010
Por: m.s. cardoso xavier

Uma solenidade memorável desde o discurso de posse do neo acadêmico Dr. Astênio Cesar Fernandes, recheado de conhecimentos da cultura universal, rememorando a cultura clássica, passando pela literatura francesa, na qual sempre o pensamento protegeu a liberdade, culminando com a trajetória da Academia Paraibana de Letras, citando passagens poéticas de grandes literatos desta casa de cultura. Fez uma retrospectiva acerca dos ocupantes passados da sua Cadeira 25, principalmente o último ocupante José Rafael de Menezes, falecido com 85 anos em Recife sua segunda terra, na qual dedicou-se com alma ao magistério, e deu seu último suspiro. Seu primeiro grito o deu em Monteiro, na Paraíba! Destacou neste seu brilhante antecessor sua paixão pela educação e depois a literatura como bom ensaísta, tendo deixado inúmeras obras e cerca de dois mil artigos. Dizia " sem educação o homem nunca será totalmente humano" achava que a educação era uma relação dialética da prática a teoria e da teoria a prática.
Dr. Astênio Cesar Fernandes é médico oftalmologista, com currículo brilhante na área médica, com pós- graduação na universidade francesa. Paralelamente cultiva a literatura, com livros publicados e participantes de sites literários, a exemplo poesia pura, um site espanhol. O acadêmico Dr. Astênio destacou do seu mestre em, medicina Hilton Rocha de Belo Horizonte, Minas Gerais " a cidadela médica é palmilhada de amarguras; quem sabe apenas medicina não sabe nem a medicina" . Daí a importància dos médicos terem esta sensibilidade para as letras; assim foi o imortal de Sertão Veredas, Guimarães Rosa e muitos outros.
O discurso de recepção ao neo acadêmico Dr. Asténio Cesar Fernandes foi proferido pelo Magnífico Reitor do Unipê, professor José Loureiro Lopes, bom discurso, no qual destacou que a academia está bem viva e atual, e que os presentes perpetuam os literatos e homens de cultura que já se foram; é tempo presente buscando o passado, no que ele tem de melhor evitando o perigo do esquecimento. Mostrou o valor da semeadura e da colheita. O semear por semear, segundo Padre Antonio Vieira, ícone da religião cristã da colonização. Destacou que insignes varões fundaram este colégio de notáveis que é a Academia Paraibana de Letras e o quanto é importante a convivência solidária e harmónica daqueles acadêmicos, enfim parabenizou o neo empossado Dr. Astenio Cesar Fernandes, ressaltando seu espírito altruísta.
A solenidade foi fechada com chave de ouro pela viola e o verso improvisado do grande repentista, poeta Oliveira de Panelas, que entoando no gemer da sua retumbante Viola, cantou uma modalidade de cantoria, o "galope à beira mar" em homenagem ao empossado Dr. Astênio Cesar Fernandes, fazendo tiradas geniais e humorísticas com os componentes da mesa ali formada à solenidade, quais foram: Dr. Juarez Farias, atual presidente da Academia Paraibana de Letras, Magnífico Reitor do Unipê professor José Loureiro Lopes; homens ilustres do mundo judiciário Desembargador Júlio Paulo Neto; desembargador Paulo Gadelha do TER, 5ª. Região; Leopoldo Viana, tesoureiro, representando a OAB-PB; médico Dr. Antonio Carneiro Arnaud, presidente da Academia Paraibana de Medicina; Acadêmica Ana Maria Cesar, presidente da ALANE Recife-Pe e representando também a família do Acadêmico Patrono José Rafael de Menezes; Acadêmico Flavio Sátiro Fernandes.
Dos que conheço e me perdoem os que aqui não citar, estavam presentes: Professor Berilo Ramos Borba (ex- reitor da UFPB e sua esposa, assistente social Auxiliadora Borba; Dr. Fernando Cunha Lima (médico e poeta) e esposa; Dr. Ivandro Cunha Lima ex-senador; Acadêmico Damião Cavalcante Ramos; Dr Afrànio Aragão (promotor); Dr. Antonio Medeiros (oftalmologista); Acadêmica Neide Medeiros Santos; Acadêmico Hildeberto Barbosa Filho; Acadêmico Ricardo Bezerra, atual presidente da UBE, Paraíba; Acadêmico Gonçalves de Queiroz; Acadêmico Octávio Caúmo Serrano e esposa; Acadêmico Luiz Nunes Alves; Acadêmico Eric Dyan da Alane Recife: Acadêmica Balila Palmeira atual presidente da Academia Feminina de Letras; historiadora Elza Regis da UFPB; Dr. Gleriston Holanda de Lucena (engenheiro) e esposa Aparecida Cesar; o apresentador e empresário Alex Filho, representando a TV Máster; Acadêmica Socorro Ribeiro (da APP); Acadêmica Maria José Menezes (da APP); Elizabeth Vasconcelos, viúva do Acadêmico Amaury Vasconcelos de saudosa memória; Socorro Rezende; Denise Fernandes e esposo, irmã do empossado e outros irmãos do mesmo; filhos e filha do empossado.
Enfim foi uma solenidade digna de nota no universo da literatura paraibana, uma noite magnífica. Um coquetel de alto gosto e paladar, a solenidade toda embalada por conjunto de violinistas, corbeille de flores para a esposa do empossado, oftalmologista Dra.Yone Rocha Cesar Fernandes.
Parabéns Dr. Astênio Cesar Fernandes, da Alane a Academia Paraibana de Letras. És um imortal! Vou terminar estas breves linhas com uma frase que o empossado falou no decorrer do seu bonito discurso de posse: "os grandes homens são como as grandes obras, nunca entendemos tudo deles".
"O homem é escravo dos deuses"!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui