Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Dom Song — Presença evangelizadora na Amazônia -- 05/04/2008 - 19:52 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




PÁGINA DO LEITOR

Presença evangelizadora na Amazônia


* ROSANA MARIA CARUSO DE CARVALHO


Na China, ainda menino, José Song Sui Wan, hoje bispo e missionário na Amazônia, recebeu o chamado de Deus. Sua vocação surgiu na família, no exemplo dos pais que, com os cinco filhos, saíram de Xangai após a implantação do regime comunista chinês em busca de liberdade religiosa em Hong Kong. Foi reforçada na escola, com os jesuítas e os salesianos daquele país.

Em 1959, nova mudança da família, desta vez para o Brasil. José Song continua em São Paulo o aspirantado, que havia iniciado em Hong Kong. Nesse período, durante as férias ia para as missões salesianas na Amazônia e ali, em São Gabriel da Cachoeira, AM, teve o primeiro contato com as populações indígenas.

Foi ordenado sacerdote em 1971 e levou o carisma salesiano pelos lugares por onde passou, despertando a alegria e a esperança através dos sons alegres de sua escaleta, das mágicas e das histórias sempre presentes nas suas homilias.

Em 2002 foi ordenado bispo, com o lema “Vimos a estrela no Oriente”, indicando a origem da vocação do missionário que veio de longe para levar a todos o amor de Deus.

De Araras, SP, o novo bispo parte para assumir a Diocese de São Gabriel da Cachoeira, cuja extensão territorial de 294.506 Km2 supera o Estado de São Paulo. A população é constituída em 95% por indígenas, divididos em 22 etnias diferentes. “É a diocese mais indígena do Brasil e eu procuro conhecê-la”, afirma dom Song.

Ao percorrer a diocese, dom Song utiliza um barco com motor de popa chamado “voadeira”. Para o lugar mais próximo, cinco horas de viagem. Já visitou mais de sete mil famílias, conhecendo, conversando, dando bênçãos, levando a alegria salesiana. Dom Song descreve como é o seu trabalho na Amazônia: “Para quebrar o gelo, costumo tocar algum instrumento musical ou fazer uma mágica. Como salesiano, aprendi que é uma maneira simples e eficiente de conquistar a amizade das pessoas. O povo em geral tem medo do bispo, tem um ‘respeito’; que afasta e eu procuro superar isso e me aproximar”.

Segundo dom Song, as necessidades da região são mais materiais. Há muita fome, miséria, desemprego, falta de acesso a recursos de saúde pública e um sistema de transporte precário. Na parte espiritual, o desafio está em atender a juventude, levando-a a superar o problema do alcoolismo e das drogas, muito freqüente entre os indígenas.

“Faltam missionários, temos apenas 18 padres trabalhando na diocese. Mas trabalhamos com muita alegria, otimismo e entusiasmo. E há também a esperança que nós cultivamos dia a dia”, ressalta dom Song, que pede à Família Salesiana que reforce as orações pelos missionários na Amazônia.

Rosana Maria Caruso de Carvalho, ex-aluna salesiana em Cruzeiro (SP).

Fonte: Boletim Salesiano – Brasil , Ano 58, N.º 2, Março/Abril de 2008, Pagina 23.


________________________________________


LEIA TAMBÉM:

MORRE DOM JOSÉ SONG SUI-WAN

Morre Dom Song, ex-diretor do Oratório São Luiz

Dom Song — Presença evangelizadora na Amazônia

Um bispo chinês na Amazônia — Dom José Song Sui Wan

Bispo chinês (Dom Song) se dedica aos indígenas da Amazônia

37 ANOS

Dom Song Sui Wan — Vocação Missionária na Amazônia

Dom José Song Sui Wan — Um Chinês “Brasileiro”


________________________________________


“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui