Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O IBGE, O ESPIRITISMO E O NÍVEL DOS UNIVERSITÁRIOS -- 31/05/2003 - 23:39 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O IBGE, O ESPIRITISMO E O NÍVEL DOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS



“Entre os maiores grupos religiosos pesquisados pelo IBGE, os espíritas são os mais escolarizados, atingindo, em 2002, 9,6 anos de estudo. Depois vêm os adeptos de umbanda e candomblé, com 7,2 anos de estudo. Os evangélicos pentecostais têm o nível escolar mais baixo, com 5,3 anos de estudo, seguidos dos católicos com 5,6 anos. Entre os evangélicos tradicionais, a média é de 6,9 anos de estudo. ‘Os espíritas têm uma prática religiosa muito ligada à leitura, à filosofia. Já os pentecostais têm a menor escolaridade, o que mostra seu avanço entre pessoas de nível social mais baixo’, afirma Nilza Oliveira, analista do IBGE para os dados de religião.” (“Espíritas são mais escolarizados e católicos, maioria”, FOLHA DE S. PAULO/Cotidiano, Edição 26.925, sábado, 21/12/2002, página C1).



VEJAM ESSA 1: Considerando que “Os Espíritas têm uma prática religiosa muito ligada à leitura, à filosofia.”, segundo o IBGE, é bom que se diga também que mais de 90% dos que se dizem espíritas, se dedica só e exclusivamente à leituras de romances espíritas, de cartas supostamente psicografadas de espíritos, de estórias de casas mal-assombradas, entre outras tolices, e, bem menos de 10% dos que se dizem espíritas estuda o espiritismo de fato, sendo que desses a imensa esmagadora maioria passou por lavagem cerebral e ficou alienada.



VEJAM ESSA 2: Vocês já ouviram falar do “Show do Milhão”, do homem-termômetro-social, positivamente maroto, Sílvio Santos? Os universitários brasileiros de hoje só pagam mico. Eles só sabem fazer os coitados dos participantes perderem. Como são burros, gente... Ainda bem que são os próprios espíritas que se dizem do mais “alto nível de escolaridade”!!! Universitário de terceiro mundo pode tudo?!



VEJAM ESSA 3: A burrinha “Zibia (Gasparetto) estudou até a 4.ª série” (“A família do Além”, ÉPOCA [www.epoca.com.br], Edição 261, 19/05/2003, capa e pp. 68/75) e conseguiu, sem muito esforço, um feito com o espiritismo, isto é, ficar e deixar toda a família multimilionária só manipulando consciências de pessoas do mais “alto nível de escolaridade”, porém, de cabeça oca e fraca, como é o caso de muitos e muitos espíritas: culto ou ignorante, rico ou pobre. Não sei onde, mas, é bom lembrar que os espíritas preconceituosamente sempre se acharam mais cultos do que os de outras crenças. Sinceramente, não sei onde!!!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui