Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Um marimbondo na Capital da República -- 14/02/2000 - 22:49 (Guilherme Felipe da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em plena Capital da República, a poucas quadras do Palácio do Planalto, onde trabalha o Presidente Fernando Henrique quando está no Brasil, minha mulher foi picada por um marimbondo.

Vivemos num mundo esterilizado. Nas megalópoles, tudo vem embalado assepticamente. Não se ouve falar mais em oxiúros, ascaris lumbricoides, amebas. Há anos não "pego" um bicho de pé. E minha mulher foi picada por um marimbondo. Em plena Capital da República.

Isso representa muita coisa! Duvido que você, morador de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, tenha passado por isso. E deve estar morrendo de inveja! Significa que estamos numa grande cidade que ainda convive com algo de natureza. Para dar uma idéia, vivi mais de três décadas em Belo Horizonte, terceira cidade do Brasil em número de habitantes, e nunca havia visto uma coruja. A não ser, é claro, no zoológico. Aqui em Brasília, já vi várias. Pousada na trave de gol de uma quadra de esportes, num play ground, nos gramados da UnB, do Eixão, e não sei mais quantas e em que lugares. Até tirei fotografia de alguma.

Enquanto o País assiste a enchentes provocando tragédias em Belo Horizonte e São Paulo, que não têm mais espaço para escorrerem as lágrimas de São Pedro, represadas nos bueiros cheios de latas de cerveja e embalagens de todo o tipo, aqui temos gramados onde corujas fazem tocas, árvores onde um coro de cigarras saúdam a chegada do anoitecer e uma jovem intelectual urbana é picada por um marimbondo.

Se tivesse sido um pernilongo não seria de se admirar. Pernilongos, mosquitos, baratas, ratos, pardais e pombos são habitantes com que os megalopolitanos já se habituaram a conviver e dividir suas casas. Mas foi um marimbondo. Em carne e osso, se é que marimbondos têm carne e osso. Temos até a fotografia do inseto. Pena é que, com o susto que levou, ela acabou matando o pobrezinho.

Sei que isso não durará muito tempo. Como toda urbe que se preza, esta também está fadada a crescer para dentro, expulsando de si os córregos, as áreas verdes e o que mais haja de bucólico. Está fadada a trocar o resto de ecossistema ainda existente por um eca de sistema.

Não é para fazer inveja aos habitantes de outras megalópoles, mas é a pura verdade. Minha mulher foi picada por um marimbondo. Em plena Capital da República. A poucas quadras do Memorial JK e o mesmo tanto de onde o Presidente Fernando Henrique trabalha quando está no Brasil.

Fev/2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui