Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62268 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O DIA EM QUE A PRAGA SE ESPALHOU -- 25/07/2001 - 15:39 (J. B. Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O DIA EM QUE A PRAGA SE ESPALHOU
J.B.Xavier
25-07-01

Há alguns meses, folheando uma revista semanal alemã, vi um anúncio que era muito estranho. Tratava-se de um curso intensivo de sobrevivência em situações de guerra. O anúncio esclarecia que a Alemanha envolvera-se em dois conflitos mundiais em menos de cinqüenta anos, e que o terceiro era só uma questão de tempo – e de pouco tempo – a julgar pelo discurso de Bush Filho!
Decidi então ligar para o telefone anunciado e qual não foi minha surpresa ao ouvir uma voz divinamente feminina atender num francês impecável e em tom subserviente. Fiquei chocado, pois esperava falar com algum militar que pudesse me esclarecer algo sobre o tal curso.
A atendente, por sinal muito educada, deixou-me no aguardo, até que, finalmente, uma voz máscula e gutural atendeu num alemão carregado de sotaque sulista.
- Sim? Disse a voz cavernosa – Em que podemos ajudá-lo?
- Eu tenho em mãos um anúncio de seus cursos de sobrevivência de guerra...e...
- Você é brasileiro? – perguntou ele interrompendo-me sem qualquer cerimônia.
- Já – respondei meio chateado pela interrupção – sou brasileiro, sim, por que?
- Bitte, mantenha a calma! Isto é fundamental em situações extremas. É que noventa e oito por cento das ligações dos últimos 60 dias solicitando esclarecimentos de nossos cursos vêm do Brasil! Alguma coisa muito grave está acontecendo por aí?
Vacilei em responder. Conheço bem o povo alemão e como levam a sério as coisas mais triviais.
- Posso apenas lhe dizer que vamos ter grandes problemas muito em breve...
- Ich weiss...Cem por cento dos brasileiros deseja saber como sobreviver a um longo período na escuridão...por acaso seu país que está sendo ameaçado? Terá Bush finalmente decidido invadir a Amazônia? Lembre-se da Polônia – disse a voz, tornando-se ainda mais taciturna.
- Nein, nein – respondi – nada disso! É algo muito pior...
- Oh! Gott! O que pode ser pior?
- Pensei um pouco e disse.
- A parte ruim de Helmuth Koll...eis o que temos...e a OTAN de Bush...
- Já pensaram em pedir ajuda ao Pacto de Varsóvia?
- Já, mas eles não querem nem ouvir falar do PC do B...
- You’ve got a big trouble – disse ele embaralhando-me a mente.
- Vergessen! Esqueça! O que vocês ensinam nesse curso?
- Bom parece que você deseja aprender como se virar sem luz...acertei?
- Oui – respondi-lhe em francês para descontrair a conversa...
Imediatamente ouvi a voz da mocinha que me atendera!
- Monsieur, ou falamos francês, ou alemão...
- É o senhor que imita a telefonista? – perguntei. Como consegue?
- Esta é a primeira lição, e é de graça! No escuro todo gato é pardo, e uma voz feminina pode conseguir coisas impensáveis...como fazer um ministro ligar de novo uma chave geral, por exemplo...
- Interessante...é bem objetivo o seu curso não?
- Bom vamos preencher um formulário, para que possamos orientá-lo quanto ao curso a escolher: Diga-me, a ameaça que paira sobre seu país já entrou em suas fronteiras?
- Há muito tempo – respondi, e agora ela está tentando sair delas, se não fizermos alguma coisa. Um de nossos produtos de exportação é a Maracutaia Explícita, cada vez mais utilizada no mundo, inclusive por países como o seu!
-Maracutaia Ex...Ex... Was ist das?
Vergessen! Não há tradução para o seu idioma...
- Há algum lugar onde as luzes permanecerão acesas, e que você possa se abrigar?
- Sim e não – respondi. As luzes deverão ficar acesas nas casas dos deputados, senadores, ministros, governadores, prefeitos, alguns vereadores e muitos agregados...mas essas casas são guardadas por cães ferozes e seguranças ainda mais ferozes que os cães...e não deixarão ninguém se aproximar...
Nenhuma frestinha por onde passe uma restiazinha de luz onde você possa pelo menos fazer a barba?
Nichts! Respondi. Nada! As residências, bem como os bolsos dos governantes brasileiros são conhecidos como Buracos Negros.
-Warum? Perguntou o homem – Por que?
- Porque nada escapa ao poder de sua força gravitacional, nem mesmo a luz...Ah! a propósito, há uma delegação brasileira em visita ao seu país neste momento...tome cuidado!
- Oh Gott! Bem vamos ao formulário...
Fiquei esperando por vários minutos que ele iniciasse o interrogatório para o preenchimento, mas os minutos foram se alongando e quando finalmente perdia a paciência, perguntei:
- Algum problema por aí? O que houve?
- Acabamos de ficar no escuro e todos os canais do meu rádio de ondas curtas falam que as luzes estão se apagando na Alemanha!
- Gott behütte! – Deus me livre! Disse eu. Saia daí imediatamente! Isso pega!
Ouvi um barulho de cadeira sendo chutada e meu interlocutor se afastando a gritar:
- Um Gottes Willen! Um Gottes Willen! Pelo amor de Deus! Pelo amor de Deus!
Coloquei vagarosamente o fone no gancho. Era tarde demais...A praga já havia se espalhado...

FIM
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui