Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CONVENÇÃO QUADRO ENTRA EM VIGOR HOJE -- 27/02/2005 - 13:49 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Tratado global contra o fumo entra em vigor no domingo
26/02/2005

Um tratado global que tem por objetivo dissuadir os jovens de fumar e ajudar os adultos a se livrar do hábito entra em vigor neste domingo, apesar do lobby pesado feito pela indústria do tabaco, segundo as autoridades de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o primeiro tratado internacional de saúde pública do mundo poderá salvar milhões de vidas, por meio de avisos contundentes publicados nos maços de cigarros e da proibição da publicidade e do patrocínio de companhias de cigarros.
"Peço a todos os países ... que implementem medidas que tornarão o consumo de tabaco cada vez menos atraente", disse o diretor-geral da OMS, Lee Jong-wook.

O número anual de mortes provocadas por doenças relacionadas ao fumo -- câncer do pulmão, ataques cardíacos e doenças cardiovasculares -- pode subir para 10 milhões até 2020, sendo que 70 por cento dessas mortes se darão nos países em desenvolvimento, alertou a agência da ONU.
Conhecido como Convenção-Quadro sobre o Controle do Tabaco, o tratado prevê que seus signatários terão prazo de três anos para colocar avisos contundentes sobre os perigos do fumo nas embalagens de cigarros e produtos à base de tabaco e de cinco anos para proibir a publicidade, divulgação e os patrocínios.

O tratado também prevê o aumento dos impostos cobrados sobre produtos à base de tabaco, a repressão ao contrabando e a redução do risco ao qual são expostos os fumantes secundários.

Aprovado pelos países membros da OMS em maio de 2003, o pacto ganha força de lei neste domingo, 90 dias depois de ter sido ratificado pelo 40o. país.

Ele só terá força de lei nos países que o ratificaram, que hoje somam 57. Ao todo, 167 países já assinaram o pacto, mas nem todos o encaminharam a seus Parlamentos para ser ratificado.

Ativistas e autoridades da OMS disseram que a poderosa indústria do tabaco está fazendo lobby intensivo para impedir que mais países ratifiquem o tratado, entre eles os EUA, que já o assinaram, mas ainda não o submeteram ao Senado.

"A indústria do fumo quer ser livre para vender seus produtos mortais de modo a ter cada vez mais lucros. Essa é a única linguagem que ela conhece", disse a jornalistas a brasileira Vera Luíza da Costa e Silva, diretora da "Iniciativa Livre do Tabaco" da OMS.

"No Brasil, a indústria do fumo está fazendo lobby enfurecido...para que o tratado não seja ratificado. Está usando os plantadores de fumo para defendê-la, dizendo que eles vão perder seu trabalho."

Reuters

Ver MAIS



Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui