Usina de Letras
Usina de Letras
213 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->ENTREVISTA COM OS ALUNOS EDUARDO E WELINGTON, NOVA RESENDE -- 13/12/2004 - 15:11 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Entrevista concedida aos alunos EDUARDO E WELINGTON, da Escola Estadual Professor Caio Albuquerque, em NOVA RESENDE – MG.

P – Como foi a sua infância ?
R – Vivi no interior da Bahia, trabalhando, estudando e brincando entre mangueiras e cajueiros.
P – Esperamos que não considere uma falta de educação, mas gostaríamos de saber a sua idade ?
R – 54 anos.
P – É casado ?
R – Sim.
P – Tem filhos ? Se sim, quantos ?
R – Sim. 02 (duas) filhas, cujos nomes são: Keise, com 22 anos e Maíse, com 20 anos.
P – Qual o nome do primeiro livro que escreveu ?
R – FLORES DO MEU JARDIM ( poesias)
P – E qual foi o livro que escreveu mais recentemente ?
R – ANSEIOS D’ALMA – crônicas e poemas (não publicado ainda)
P – Quando foi que escreveu seu primeiro livro ?
R – Comecei a escrevê-lo com 17 anos.
P – O primeiro livro chegou a ser publicado ?
R – Sim.
P – Você escreve seus livros como se fossem ficção, ou são fatos vividos por alguém ou por você mesmo ?
R – Geralmente são fatos vividos por outras pessoas e experiências do autor.
P – Todos os livros que escreveu foram publicados ?
R – Ainda não. Alguns estão aguardando dias melhores.
P – Exerce alguma profissão além de escritor ?
R – Na vida prosaica sou Técnico Judiciário Aposentado do Tribunal Regional Federal – 3ª Região – SP.
P – Qual o tipo de livro que você mais gosta de escrever ? Por que ?
R – Crônicas, Contos e Poemas. Porque tenho mais afinidade com estes gêneros.
P – Por que decidiu ser um escritor ?
R – Não decidi, só descobri que tinha esta missão e desejo cumpri-la até o fim. Aliás, todos nós temos uma missão a cumprir.
P – Qual o melhor livro que já leu até hoje ?
R – Muitos. Especialmente MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, de Machado de Assis; e FOGO MORTO, de José Lins do Rego.
P – Qual o seu livro de maior sucesso ?
R – Dentro da Imprensa Alternativa, FLORES DO MEU JARDIM foi bem aceito, além das minhas participações em inúmeras Antologias espalhadas pelo Brasil.
P – Tem acesso à Internet ? Se sim, qual o seu site ?
R – Colaboro com o site www.usinadeletras.com.br e www.abrali.com
P – Poderia nos indicar alguns bons livros que são indicados para adolescentes, incentivando mais o prazer pela leitura ?
R – Toda a obra do escritor MONTEIRO LOBATO é excelente, além da poesia de OLAVO BILAC, do Simbolismo de CRUZ E SOUSA e da crônica do Mestre CARLOS DRUMOND DE ANDRADE.
P – Poderia nos mandar uma frase, um “ditado” ou uma expressão para colocarmos no mural da Escola, incentivando as pessoas a lerem mais ?
R – Um pensamento de BRUCE BARTON: “As grandes realizações só são possíveis por aqueles que acreditam possuir, dentro de si, alguma força superior às circunstâncias.”
P – Quais são os passos para se escrever um livro ?
R – Ler bons livros, escrever em bom português e ter uma boa história para contar. O resto virá depois.
P – Poderia nos mandar nomes e endereços de outros escritores amigos seus, para que eles possam fazer parte do Projeto ?
R – Já o fiz anteriormente.
P – Quando faz aniversário ?
R – 17 de janeiro.
P – Tem algum escritor(a) como seu ídolo ? Se sim, qual ?
R – Sim, alguns. Entre outros, CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, MÁRIO BARRETO FRANÇA, ANTONIO DE CASTRO ALVES, além de CARLOS RIBIRO ROCHA, que, segundo o Sociólogo MÁRIO R. MARTINS, “é o poeta da Natureza, para quem a oportunidade não sorriu, mas cuja poesia é um sorriso eterno”.
Por fim, uma trova de minha lavra: SE QUERES TER UM AMIGO,
NÃO O ABANDONES DA ESTANTE,
QUE O LIVRO ESTARÁ CONTIGO
CADA DIA, CADA INSTANTE!

Filemon F. Martins
filemon.martins@uol.com.br
filemonmartins@bol.com.br


São Paulo, dezembro de 2004.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui