Usina de Letras
Usina de Letras
292 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Perguntas e respostas -- 09/03/2006 - 10:51 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PERGUNTAS E RESPOSTAS

Jacornélio M. Gonzaga (*)

Recebi, dias atrás, um interessante e-mail, onde eram cobradas respostas a diversas perguntas atuais e enlameadas. Não entendi muito a razão delas, mas tive a pachorra de sair procurando respostas para algumas delas.

1) “A mulher do Valério, que prometeu na CPI dar o número do telefone celular do marido, disse que ia pegar na bolsa depois e coisa e tal; foi embora e ficou por isso mesmo... pura vigarice, não parece? Forneceu afinal o bendito número”?

R: Aquele papo era “Conversa de Botequim”, mas experimente: “telefone ao menos uma vez, para três quatro quatro três três três” e não esqueça de colocar o nove nove.

2) “Por que o Ministério Público, por seus procuradores, está tão tímido na devida apuração dos supostos atos de corrupção nascidos no atual governo federal? Ilusão de ótica? Ou será por que novas resoluções internas foram baixadas, ordenando maior discrição pública quanto ao andamento (ou não-andamento) dos processos e denúncias, talvez ordenando sigilo em alguns casos (ou na maioria deles)? A propósito, o procurador Luiz Francisco de Souza aposentou-se?”

R: De tudo acima perguntado, somente posso dizer que o Procurador não se aposentou. O fato é que ele tem gasto a maioria do seu tempo procurando peças para seu “Fusca”, já que não há nada de errado para ser procurado, fuçado e muito menos achado na República petista.

3) “Lula disse que ‘errar é humano’. Concordo, mas praticar a corrupção, comprar deputados (mensalão) com dinheiro sujo, apesar de infelizmente serem coisas dos ‘humanos’, não são crimes que devem ser punidos com o rigor das leis?”

R: A resposta é do Silvinho: “Quem é que não sofre por alguém; Quem é que não chora uma lágrima sentida: Quem é que não tem um grande amor; Quem é que não chora uma grande dor?”·

4) “Onde estão os papéis do Delúbio? Os cadernos e as pastas em que ele e sua secretária anotavam os repasses e os compromissos a serem pagos com ‘recursos não-contabilizados’? Alguém viu? Alguém requisitou?”

R: Os papéis do Delúbio foram conduzidos por um representante do povo, a um dos WC da CPI dos Correios. Após exaustiva leitura, o parlamentar esqueceu os documentos junto às demais obras literárias, que servem de passatempo nesses locais de lazer. O Funcionário Asdrúbal de Assunção, encarregado de serviços gerais, acometido de disfunções intestinais, inadvertidamente, deu outra finalidade à papelada.

5) E a Ágora? O que deu?

R: Até agora, não deu em nada e, pelo visto, vai continuar não dando.

6)“E os cartões corporativos? Quem pagou as despesas do Lula?”

R: Perdoe-me o “perguntante”; ora, quem pagou fui eu, foste tu, fomos nós, fostes vós, menos elle e elles.

7) “Onde está a lista de visitantes da Granja do Torto requerida por ACM Neto, que poderia atestar a entrada de Delúbio e Marcos Valério? Será que deputado não precisa mais da informação?”

R: Por descuido, a lista foi enviada para a CPI dos Bingos. Pensando estar preservando o chefe, um dos assessores do empresário da área de zootecnia, Carlinhos Cachoeira, engoliu, por engano, a citada lista. O deputado-neto, de tão interessado que está nos dados listados, já providenciou a exportação de um laxante especial (produto hindu), que tem a capacidade de recuperar os diversos caracteres gravados, independente da massa F interna.

8) “Quem calou Marconi Perillo?”

R: A mesma pessoa que matou Salomão Ayala (O Astro); Odete Reutmann (Vale Tudo); Miguel Fragonard (Água Viva); e, Bia Falcão (Belíssima).

9) Até junho, José Dirceu irá três vezes aos Estados Unidos para fazer um curso intensivo de inglês. Ficará hospedado na casa de um amigo numa cidade próxima de Washington. O curso custará US$ 7 mil. Pois bem, se ele não trabalha, passou um tempão em Paris, agora rumo a USA, quem paga? “

R: Verifica-se na pergunta uma certa dose de despeito por parte do inquisidor em relação ao Camarada Daniel. Explico: a primeira viagem aos USA será de barco (Havana-Flórida), pois o Zé Caroço foi passar o carnaval em Cuba. As demais, como as outras, sairão de uma conta poupança, aberta quando o econômico ex-ministro era “entregador” de pizza (profissão que exerceu após retorno da Ilha). O interessante mesmo é saber o porquê da necessidade do Dirceu aprender inglês. Para o Itamaraty não precisa mais!

10)“E o Waldomiro? Em que pé está o processo contra ele? Ele é, afinal, culpado ou inocente?”

R: Perguntei ao Jorge Bem Jor e ele garantiu: Esta é a história de Waldomiro Pena, o cândido; O último repórter policial romântico; Salve Waldomiro Pena, o cândido! É Inocente, no entanto, aproveitando o término dos festejos momescos, descobrimos que há controvérsias. Saiba quais são clicando aqui

Em mais uma intervenção, o STF, por intermédio de seu Presidente, o Vice-Juiz-Presidente candidato, ajudou ao governo petista. Desta feita, ao afastar o Exmo Sr Juiz de Direito Dr. Manoel Fernandes dos Santos, da Comarca de Vila de Porta da Folha, Estado de Sergipe. Certamente o afastamento se deve ao fato de que o Exmo Sr Juiz poderia proferir alguma sentença contra os estrupadores da Nação. À imprensa, foi informado que a decisão tomou por base a seguinte história publicada no Jornal da Cidade - SE (12 de fevereiro 2006).

"O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora SantAna, quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de tocaia em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta à dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazer a lume, e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas della de fora e ao Deus Dará. Elle não conseguiu matrimônio porque ela gritou e veio em assucare della Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo, em flagrante. Dizem as leises que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova”.

“Considero que o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ella e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar, porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana. Que o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quis fazer conxambranas com Quitéria e Clarinha, moças donzellas. Que Manoel Duda é um sujeito perigoso e que se não tiver uma causa que atenue a perigança dele, amanhã está metendo medo até nos homens”.

"Condeno o cabra Manoel Duda pelo malefício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta villa. Nomeio carrasco o carcereiro. Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos".

Manoel Fernandes dos Santos, Juiz de Direito,Vila de Porta da Folha (Sergipe), 15 de outubro de 1833.

Pela coincidência do nome do réu, fica a pergunta: aplicando essa pena aos xumbregas amigos do Lulla, iria faltar macete, carrasco ou espaço para apregar os editais?


(*) Jacornélio foi jurado diversas vezes, é carcereiro aposentado e, atualmente, é o Diretor-Geral do Fundo Nacional de Pensão dos Anistiados Políticos (FUNPAPOL).


Revisão: Paul Word Spin (depois de usar o macete)


Brasília, 08 de março de 2006 (Dia Internacional da Mulher do Xico Bento, da Quitéria, da Clarinha e de muitas outras tantas injustiçadas – nossa homenagem!)


e-mail:
jacornelio@bol.com.br e jacorneliomg@hotmail.com





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui