Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mergulhando em números -- 14/04/2003 - 08:59 (Carlos Luiz de Jesus Pompe) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A numerología sustenta que as qualidades, sentimentos, inquietações e vivências dos indivíduos são determinadas pelos muitos números que aparecem na existência da pessoa, a partir de sua gestação. Estes números e suas combinações possibilitariam antever a vida e o caráter das gentes, incluindo vocação, possibilidades econômicas, amor e afinidades, metas ou finalidade de vida, seus possíveis destinos e ciclos de existência.

Aos vários números são dados significados vários. A gematria atribui ao Um a representação da unidade, o poder criador, correspondendo às letras a, i, j, q, y. Dois é o reflexo, a dualidade; é passivo e feminino, ao contrário de Um, que é masculino e ativo. Um é Deus, Dois é a Natureza; letras b, k, r. Três é a forma, o Absoluto; letras c, g, l, s. Quatro, a estabilidade, a matéria, o equilíbrio; letras d, m, t. Cinco é o quinto elemento, o Espírito; letras e, h, n, x. Seis é harmonia, estética e sensibilidade, estrela de Davi, equilíbrio entre a matéria e o espírito; letras u, v, w. Sete representa o poder criador, o número esotérico por excelência, o número da perfeição, o número sagrado,o coroamento de um ciclo (O fugitivo de Tom Jobim e Paulo Sérgio Pinheiro, na música Matita Perê, vai "por sete caminhos, de setenta sortes, setecentas vidas, sete mil mortes". Caetano canta que a presença morena entra "pelos sete buracos da minha cabeça". Sete são os dias da semana, foram sete os dias da criação - incluído o descanso do Criador -, sete os pecados mortais e sete as virtudes...); letras o, z. Oito, dobro de quatro, é o reforço da estabilidade. É o último a representar letras: f, p. Nove é energia, expansão, criação, poder, ante-sala do Dez, que é a divindade, o retorno ao Um. Onze , por ser dez mais um, pode ser negativo se mal utilizado. Doze representa a harmonia perfeita (número dos meses do ano, dos signos do Zodíaco, dos discípulos de Jesus). Treze, qualquer criança sabe, dá azar (quem duvidar, que assista ao filme Apollo 13 e verá que até as viagens espaciais foram dramaticamente afetadas pela força dessa combinação. Nos Estados Unidos alguns prédios pulam do 12º para o 14º andar, numa indicação que a Natureza obedece às determinações numéricas mas não as sabe ler ou contar, podendo, portanto, ser facilmente enganada por um artifício tão rudimentar).

A numerologia apresenta-se como ciência da previsão do futuro e da interpretação do caráter de uma pessoa. Acautelando-se com relação a erros facilmente detectáveis, os cabalistas afirmam que um estudo numerológico completo é complexo e difícil, exigindo dados como data de nascimento, nome (até o apelido, conforme o analista). Os dados serão averiguados conjunta e separadamente, chegando a tal nível de exatidão que deduzirão a existência de enormes diferenças entre indivíduos com um mesmo número de nascimento (gêmeos inclusive), até a assombrosa e cientificamente comprovada conclusão que cada um é cada um!

O filósofo e matemático grego Pitágoras (c. 582-c. 500 a.C.), além de aconselhar a obediência e o silêncio, a abstinência de certos alimentos, a sobriedade na vestimenta, a auto-análise, cria na imortalidade e reencarnação e advogava que o conceito de número era o princípio crucial de toda a proporção, ordem e harmonia no universo. Tempos depois, Leonardo de Pisa (1170 -124?), hoje mais conhecido como Fibonacci (nada da numerologia que transformou Baby Consuelo em Baby do Brasil ou Sandra Sá em Sandra de Sá - este último nome lhe foi atribuído pelo editor das suas obras, no século XIX), chegou ao número 0,618, que seria uma "seção áurea", uma proporção geométrica muito utilizada por arquitetos e artistas. Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), por sua vez, procurou encontrar para a filosofia leis tão certas quanto as matemáticas, e chegou a falar em uma "matemática divina".

A busca de encontrar um elemento único da matéria e da vida leva a essa fixação por números. Fixação que chega inclusive à política, como aconteceu agora, quando Lula apresentou, com 97 dias de governo, um balanço de 100 dias de gestão, pressionado pela imprensa, que quis repetir aqui o costume estadunidense de realizar esse tipo de avaliação periódica. O presidente de 19 dedos queixou-se da insônia que lhe trouxe manter os juros em números elevados e voltou a prometer dobrar o numerário de quem recebe o salário mínimo até o fim de seu atual mandato.

Nestes tempos guerreiros, mais vale, no entanto, ficar com a sabedoria do abade de Saint-Pierre (Charles-Irénée Caste, 1658-1743), um dos primeiros a propor a união européia em favor da paz, e que vaticiou: "A natureza é grande nas coisas grandes, mas é grandessíssima nas coisas diminutas".



Leia também Cidadão do mundo .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui