Usina de Letras
Usina de Letras
103 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Medos etc -andré luiz aquino -- 02/08/2008 - 20:23 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Medos privados em lugares públicos

O filme "Medos Privados em Lugares Públicos" é baseado numa peça e mostra a vida de seis pessoas que vivem solitariamente em Paris.Mas a solidão deles é algo que não tem haver com companhia ou presença física, é muito mais o sentimento de isolamento que é descrito.Os seis personagens cruzam suas trajetórias na historia, bem parecido com o poema de Drummond "Quadrilha", porque as relações vão formando uma ciranda.As mãos ficam dadas, mas os corações jamais se conectam.O título em francês "Coeurs" quer dizer coração.
Do outro lado do oceano, quem vive em São Paulo como um solteiro, a solidão de maneira irónica torna-se uma grande companheira.Porque quando se gosta da própria companhia ficar sozinho não é um problema.E estar com alguém é mais um encaixe recíproco do que um complemento de ilusões.
Algo que parecia tão árido na época do "colégio" agora ganha um novo significado.A gente aprende em química que para um grande número de elementos adquire estabilidade eletrónica quando seus átomos apresentam oito elétrons na sua camada mais externa. Os Átomos se combinam entre si para obter uma "configuração estável mais próxima da de um gás nobre" para formar moléculas.Assim um casal é uma molécula.Se Vanessa se apaixona por Humberto, sendo que Vanessa tem numero atómico 6 e Humberto 1, a formula do amor dos dois será VaHu2.
O título do filme em português exprime o sentimento dos personagens, seu anseio em acabar com a solidão, fugir de si mesmos relacionando-se socialmente com outras pessoas e a frustração que isso causa.O filme tem um certo ar fantástico, da mesma linha de "Amelie Poulain".Quem vive em cidade grande vai desenvolvendo várias neuroses, que está sendo observado, seguido, que corre risco o tempo todo, sente pànico, medo , solidão.
Muitas pessoas se perdem pra sempre na sua solidão, são assombradas pelos fantasmas do passado e não conseguem se conectar por completo no presente.As paixões ficam passageiras, e o desejos viram simples prazeres, as relações ficam rasas e superficiais.
A cena mais bonita no filme resume toda a história, dessa história e de muita gente, lá fora está nevando e também está nevando dentro do apartamento do personagem Lionel.


"Solidão é um açúcar amargo
no meio do apartamento sozinho dançar
o que tem hoje pra jantar?
Sopa de aspargo

Eu rasguei a carta que te escrevi
Vi as letras despencarem
E chorarem ao se espatifar no chão"

VISITE MEU BLOG
Andre Luis Aquino
http://andre.aquino12.blog.uol.com.br/

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui