Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dez perguntas a quem defende a guerra, incluíndo o D. Kless -- 04/04/2003 - 10:59 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por ter sumido da Usina, republico o artigo:



Eu considero as pessoas irreparavelmente ingênuas ou deliberadamente cínicas como as únicas que aceitam, sem crise alguma na consciência, a justificativa norte-americana para invadir o Iraque, ou seja, libertar os iraquianos do regime tirânico de Saddam, para que eles passem a experimentar os ventos livres da democracia nos moldes ocidentais. As razões para listar os que estão apoiando o ataque norte-americano estão nas perguntas a seguir, que solicito sejam respondidas por eles:



1. Como admitir que haja na História uma nação tão preocupada com o destino de outras que decida gastar bilhões de dólares numa guerra?



2. Que presidente, rei, faraó, o que seja, um dia resolveu tirar de seus cofres uma quantia fabulosa de dinheiro para dar liberdade a um povo oprimido? Dinheiro que poderia ser gasto para dar melhorias ao seu próprio povo? Ou mesmo ajudar a combater a fome e a miséria dos mesmos desgraçados que estão morrendo agora no Iraque por conta da insanidade de um tirano com ares de libertador?



3. Como justificar que se aplique a toda uma nação uma punição tão severa e cruel em forma de mortes absurdas de civis inocentes por causa do regime político do país?



4. Desde quando na História uma nação resolveu massacrar uma outra apenas por motivos ideológicos ou religiosos, sem que as razões econômicas fossem preponderantes?



5. Como os EUA recuperarão os bilhões de dólares que estão gastando na guerra?



6. Se as razões para a invasão do Iraque realmente são a libertação de seu povo da tirania e a instauração da democracia, não é lógico e irrefutável admitir que outros países do mundo serão combatidos, como a Coréia do Norte, Cuba, China, onde igualmente não há democracia?



7. Como justificar que os sofrimentos dos iraquianos sob o regime de Saddam sejam multiplicados e estendidos em quantidade infinitamente maior, sob os mísseis dos aliados, numa dimensão tal que nem em 100 anos seriam acumulados, sendo absolutamente certo que o povo iraquiano encontraria por sua própria auto-estima e determinação meios para derrubar o regime tirânico de Saddam, que afinal não poderia ser eterno? Não é assim que as nações do mundo se comportam na História?



8. Como é possível dar conotação religiosa à guerra contra o Iraque, quando George Bush usa o nome de Deus para aniquilar velhos, mulheres e crianças sem qualquer chance de defesa? Desde quando os desígnios de Deus podem ser usados como argumentos para justificar a demência imperialista de um homem como George Bush?



9. Se um dia os EUA decidissem, com a justificativa de ser para o bem da humanidade, invadir o Brasil para se apossar da Amazônia para preservá-la, teríamos que aceitar a invasão sem qualquer resistência?



10. Será que os milhões em todo o mundo que se levantam contra a guerra são apenas esquerdistas pacifistas que nada mais querem senão apoiar regimes como o de Saddam, por ser ele inimigo dos EUA?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui