Usina de Letras
Usina de Letras
186 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A guerra na mídia...a mídia em guerra! -- 02/04/2003 - 11:45 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Andei afastado alguns dias da WEB e agora, ao voltar constatei mudanças interessantes. A primeira delas é a cobertura da guerra, ao vivo, em sites pagos que nos dão imagens da guerra antes mesmo de chegarem às Tvs, sem edições, portanto. Outra mudança foi a descoberta do site Mídia Independente, que busca ser mais uma alternativa aos que defendem a liberdade de expressão sem as coerções comuns dos sites extremistas.



Outros sites, como o pessoal de Olavo de Carvalho e o site Mídia Sem Máscara, mantido pelo filósofo e mais um dezena de colaboradoes, iniciaram um verdadeira “guerra” contra o MI. Claras estão as trincheiras que defendem o Mídia Independente e do Mídia Sem Máscara, não sendo surpresa dizer que o site de Olavo de Carvalho é a fonte de onde este último extrai a matéria-prima de sua linha editorial: um é totalmente anti-Bush, anti-guerra, pacifista, os outros, amplamente pró-Bush, pró-Guerra, belicistas; óbviamente cada qual dando suas razões para a defesa de seus posicionamentos.



De que lado está a razão: do MI, que afirma ser a ação dos EUA uma violação ao direito internacional, em desrespeito à ONU, numa tentativa de conquistar o Iraque mais para dar às empresas norte-americanas o controle do petróleo iraquiano do que libertar os iraquianos da tirania de Saddam? Ou do MSM e de Olavo de Carvalho, que afirmam a legitimidade da ação bélica norte-americana por ser providencial, uma vez que livrará o mundo da ameaça à liberdade dos povos que representa o avanço do islamismo radical, materializado na fúria do regime de Saddam contra os valores ocidentais, dentres os quais se acha a menina dos olhos de qualquer humanista, a democracia?



Ressalto, por oportuno, que entre os sites em disputa notei uma pequena diferença no tratamento dos opositores: a tolerância. Tanto é assim que Olavo de Carvalho destacou em seu site a ameaça contra si publicada no Mídia Indepente, por sugestão de um leitor - fato não revelado nem por Olavo nem por Félix Maier aqui na Usina de Letras, dando a impressão de que há, realmente, uma ameaça de morte sendo defendida oficialmente por um site. Interessante é que no mesmo espaço onde o leitor sugeriu a morte de Olavo de Carvalho, o próprio filófoso colocou sua mensagem se defendendo das acusações que lhe são dirigidas e que motivaram o pedido de “execução”.



Não tenho conhecimento de que os sites Mídia Sem Máscara e o de Olavo de Carvalgo publiquem artigos ou mesmo mensagens que condenem seu modo de pensar o mundo. Eu mesmo já enviei artigos e cartas para ambos os sites, e até hoje nenhuma resposta obtive, seja pela publicação seja pelas razões porque não foram publicados.



Seria possível admitir, por essa omissão, que a defesa da liberdade de expressão não passa de mero artificio nas mãos daqueles que se julgam tão inteligentes a ponto de presumir que a verdade está do seu lado e que por isso nenhuma contestação é cabível? Curioso é saber por que homens tão soberbos conseguem argüir convicções alheias a partir das suas próprias sem a necessária prova de que têm comissionamento divino para esse fim. E usam a mídia eletrônica, que, com uma folha de papel, aceita tudo, sem contestações ou contraditórios. E a guerra continua...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui