Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O DICIONÁRIO CRÍTICO DE ESCRITORAS BRASILEIRAS. -- 02/04/2003 - 00:12 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O DICIONÁRIO CRÍTICO DE ESCRITORAS BRASILEIRAS,

DE NELLY NOVAES COELHO.

(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).



Mário Ribeiro Martins é membro da ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS, Procurador de Justiça e Escritor. mariormartins@hotmail.com



Embora tenha sido escrito para abranger o período de 1711 a 2001, o livro de Nelly Novaes Coelho, Professora da Universidade de São Paulo,“DICIONÁRIO CRÍTICO DE ESCRITORAS BRASILEIRAS”, com 750 páginas, lançado em São Paulo, em março de 2003, pela Editora Escrituras, esqueceu completamente NÃO SÓ A EXISTÊNCIA DO ESTADO DO TOCANTINS(criado em 1988), mas também a presença de suas escritoras no cenário nacional.



Faltou pesquisar livros atuais, tais como, “HISTÓRIA DIDÁTICA DO TOCANTINS”, de Liberato Póvoa, “ANTOLOGIA DE AUTORES TOCANTINENSES”, de Márcio Barcelos, “BREVE HISTÓRIA DO TOCANTINS E DE SUA GENTE”, de Otávio Barros da Silva, “FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DO ESTADO DO TOCANTINS”, de Temis Gomes Parente, entre outros.



De forma mais específica, não foi feito nenhum levantamento no “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS”(Master, Rio de Janeiro, 2001), de Mário Ribeiro Martins, com 924 páginas, focalizando dezenas de escritoras do Tocantins, algumas nascidas e vinculadas ao antigo Norte de Goiás e outras relacionadas ao atual Estado do Tocantins, nem mesmo o “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL”, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www. usinadeletras.com.br, com mais de seis mil verbetes.



Dentre as primeiras escritoras nascidas e vinculadas ao antigo norte goiano, há de se lembrar, os seguintes nomes-ANA BRAGA(A COMUNICAÇÃO NO MÉDIO NORTE GOIANO), AMÁLIA HERMANO(REENCONTRO), ANA BRITO MIRANDA(CONTOS ESPARSOS), ARACI BATISTA CORDEIRO(HISTÓRIA DE CAMPOS BELOS E DAS FAMÍLIAS PIONEIRAS), ALDENORA CORREIA(BOA VISTA DO PADRE JOÃO), ROSOLINDA BATISTA(ARRAIAS-SUAS RAÍZES E SUA GENTE), dentre outras.



Quanto ao segundo grupo, de escritoras relacionadas ao atual Estado do Tocantins, que para aqui vieram ou aqui vivem, podem ser destacados os seguintes nomes-TEMIS GOMES PARENTE(FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DO ESTADO DO TOCANTINS), CÉLIA BOTELHO(OS XAVANTES), EDNA GOYA(TEXTOS DIDÁTICOS PARA GRAVURA), ELIEUMA DE ABREU(ANALOGIAS-POEMAS), FÁTIMA AMÉRICO(ADVINHA O QUE ESTOU VENDO!), FRANCISCA MIRANDA(MEUS POEMAS), JUCIENE RICARTE(A ESCRAVIDÃO NEGRA NO TOCANTINS COLONIAL), LÍDIA SORAYA(OS POVOS INDÍGENAS DO TOCANTINS), MÁRCIA COSTA(PADRE LUSO-TESTEMUNHO DE UMA VIDA CRISTÃ), MARGARIDA GONÇALVES(BEATRIZ A QUE FAZ FELIZ), MARINALVA BARROS(PEDAÇOS DE MIM), TOMÁSIA PARRIÃO(OS SABORES DO TOCANTINS), ZEFINHA LOUÇA(MOMENTOS POÉTICOS), além de muitas outras escritoras que a exigüidade de espaço não permite mencionar.



De qualquer forma, trata-se de um livro de excepcional qualidade, em que o talento multiforme da autora, mais uma vez se faz presente, fornecendo uma extraordinária contribuição para a divulgação das escritoras brasileiras. Pena que as escritoras tocantinenses, com o número considerável de mais de cem, tenham ficado de fora, mas que sejam incluídas na edição revista e atualizada, dentro de pouco tempo.(mariorm@terra.com.br)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui