Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Forno e pizza -- 07/06/2008 - 15:04 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Forno e pizza



Em que deu a CPI dos cartões corporativos? Quem sabe? Não sei como esse pessoal do legislativo não se enjoa de tanta pizza!
Teatro à parte, parece que nada de substancioso restou de toda a parafernália a que assistimos pela TV. E quanto ao vazamento do banco de dados da Casa Civil ou, como tantos preferem, o dossiê feito à vontade de raros e poderosos, pergunta igual se faz: no que vai dar? E a Ministra Dilma já sabe o que a Erenice soube que por sua vez sabe Aparecido e por tabela o Marcelo?.
É um manda-manda que possui pernas próprias e conhece fortemente a estrutura que permite achar-se no Planalto o que se desejar ter em mãos e fazer com o achado o que pedir a vontade, mas dirigida e com fim específico e às vezes impróprio. De repente e não mais que de repente, mas importantíssimo, banco de dados do Palácio do Planalto fica vulnerável e um funcionário da Casa Civil, por engano (tolo engano), envia informações sigilosas para um assessor parlamentar tucano a quem a informação vazada jamais poderia ter chegado. É o verdadeiro toma lá e fica para você mesmo!
E cada vez mais o país que desejamos fica distante da celeridade nas efetivas tomadas de decisões. Pór um ponto final em qualquer discussão séria é dever difícil. Os interesses mais espúrios sobrevivem como se fossem a própria alma da lei. Enquanto isso, a gente vai levando os sonhos nas mangas das camisas, molhadas do suor da esperança que vê custosa tudo isso virar realidade.
E o mesmo índio, que ostenta o lap top, fala inglês e planta soja, perversamente apanha seu facão e o arremessa contra o corpo de um engenheiro no pleno exercício de sua profissão. Não vejo nisso apenas selvageria, mas maldade mesmo. O índio de hoje sabe muito onde tem as ventas. Se está com malária, passa um rádio à FUNAI e recebe no pátio de sua própria aldeia um avião da FAB, pago pela sociedade civilizada e é servido luxuosamente.
Já passa da hora de reclassificarmos esses povos como índios apenas, meio-índos e todo-selvagem. Se é para viver como índio,para que ter televisão e computador? Isso é coisa de branco, como o é a roupa a que esses mesmos seres têm aderido com tanta intimidade cultural.
E sai Ministra, entra Ministro e sabemos mesmo é que a Amazónia legal permanece sendo vitimada diariamente pela ação devastadora de multinacionais ligadas à manufatura madeireira e a outras empresas nacionais a essas vinculados.
Cobrir essa vergonha nacional exige prumo ético, vontade política e comprometimento com o meio ambiente. Se não cuidarmos bem das nossas florestas, outros, para não morrerem, virão e delas cuidarão com o apoio do resto do planeta que depende do oxigênio nelas produzido. É uma questão de sobrevivência. Não adianta o Presidente Lula cansar a garganta a cantarolar qualquer arroubo de insatisfação. Quando ele dará o ponta-pé-inicial de uma nova fase de cuidados com o meio ambiente?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui