Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->COMBATE DESORGANIZADO AO CRIME ORGANIZADO -- 25/03/2003 - 19:37 (Joel Ribeiro do Prado) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos










O crime organizado sugere, já por sê-lo, que o combate a ele se faça com igual ou maior organização. A partir desta premissa, comparemos o modo de agir da bandidagem com aquele que tem sido o das instituições de combate ao crime, de repressão, de sentenciamento e de detenção.



Há vários anos, houve um caso muito divulgado pela imprensa e que repercutiu enormemente em todo o País, sobretudo por atingir de modo enodoante o ambiente político nacional. Resumido ao quanto aqui interessa para ser analisado, o que aconteceu foi ter um então ministro da Justiça sido pego na prática de contrabando. E pior: o contrabando era "exportabando", algo que não admite hipóteses atenuantes mais românticas, como as muitas vezes levantadas quando o ato de contrabandear se dá de fora para dentro. Como a definição mais popular de contrabandista é aquela originada da existência dos sacoleiros que transitam na Ponte da Amizade, trazendo bugigangas do Paraguai, o ministro em questão teria uma mancha mais suave e até removível da sua honra, se o tivessem pego trazendo do exterior, na sua sacola e de forma ilícita, qualquer coisa e até mesmo aquelas pedras preciosas escondidas na sua bagagem de ida. Não que o nosso "denodado ministro" tenha ficado com as suas virtudes, se as tinha, para sempre turvadas pela conduta indigna, mesmo porque, na época, essas coisas nem chegavam muito ao conhecimento da maior parte da população e, sendo essa maior parte aquela que decide a sorte de alguém nas urnas, pôde a insigne figura (insigne admite conotações antagônicas) prosseguir sufragado nos pleitos de que veio a participar. Nos círculos em que o deslize ministerial era comentado, a ingenuidade ficava evidente, pois se dizia que o ministro houvera contrabandeado ou tentado contrabandear pedras preciosas. Muito poucos percebiam a possibilidade enorme de um contrabandista ter se tornado, a serviço da sua impunidade, político.



A escalada do crime no Brasil já venceu a fase da tomada das instituições oficiais. O comando do crime de há muito detém por aqui aquela dupla personalidade que lhe interessava alcançar. Uma, para mostrar-se socialmente; outra, para agir à socapa, nas sombras, de modo incógnito, cruel, arquitetando a ruína da sociedade e da nação. Imaginar que se possa resolver este grande problema que temos, simplesmente prendendo a bandidagem do fronte, aqueles biltres das ações de rua, que não passam de office boys no organograma das organizações criminosas, é de uma ingenuidade que ultrapassa os níveis mais agudos da burrice, alcançando o da falência mental, para não dizer o da morte cerebral.



As empresas do crime só poderão ser desmontadas de dentro para fora, assim como o Estado o tem sido pelos criminosos-em-chefe. Será que, por não haverem as nossa escolas regulares, a nossa comunicação de massa e a nossa sociedade produzido suficientemente, sobretudo nas últimas duas décadas, capacitados para as tarefas que requerem inteligência, hombridade e patriotismo, não temos qualquer chance de curar o Brasil?



Se assim for, restar-nos-ão como esperança os próprios pupilos das escolas do crime, que alguns hão de haver regenerados e ansiosos por redenção. Tais poderão, quiçá, ensinar às nossas autoridades constituídas como se toma de assalto e se desmonta de dentro para fora algo que se chama OR-GA-NI-ZA-DO.





Joel Ribeiro do Prado
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui