Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->31. ATANÁSIO -- 25/02/2002 - 04:19 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Atraído pela leitura fácil das obras editadas por Rosalinda, desejou Atanásio, membro importante da Federação Espírita do Estado, diretor do Departamento de Publicações, tratar com ela, para firmar, caso fosse do interesse de ambos e da doutrina, um compromisso de cessão de direitos autorais de algum livro, para as obras realizadas sob os auspícios da entidade.

Conversaram por telefone e marcaram um encontro nas dependências do prédio da Federação.

Ora, fazia um ano que Rosalinda vinha anotando as mensagens apanhadas por ocasião das sessões de regressão da Doutora Nilce, material que, reunido aos relatos dos episódios extraídos das vidas passadas de diversos pacientes, dava para excelente obra de divulgação do processo de cura de várias doenças psicossomáticas.

Quando Rosalinda comunicou à médica que iria à entrevista para acertar a publicação do trabalho, também definiu a necessidade de abrirem mão dos direitos autorais, em prol da difusão do trabalho que realizavam. Nilce aceitou a condição, entusiasmando-se mesmo com a possibilidade de divulgação de sua especialidade e do nome da clínica.

— Sente-se, por favor, Dona Rosalinda.

— Só Rosalinda, por favor. Obrigada.

— Eu gosto de ir diretamente ao assunto: estou querendo, como lhe adiantei pelo telefone, publicar uma obra sua. Entrei em contato com seu editor, Eduardo, e ele me falou a respeito da colaboração que lhe dá Dona Noêmia. A bem da verdade, tendo entrado em seu site na Internet, fiquei bem mais voltado a imprimir textos inteiramente psicografados, podendo até ser do mesmo estilo do espírito Esmeralda, sua protetora. Ocorre que, tendo a senhora realizado todo um trabalho junto à mídia, tendo esgotado várias edições e vendido para mais de seiscentos mil exemplares, se computarmos todas as obras, inclusive as da Internet, em pouco mais de quatro anos, está em condições de nos ceder o prestígio de seu nome, para que obtenhamos uma fonte de lucro para as obras que realizamos.

— Atanásio — posso chamá-lo assim?

— Por favor.

— Eu tenho destinado quase cem por cento de minha participação das vendas a diversas casas espíritas, porque tenho merecido forte assistência dos protetores espirituais, no sentido de obter muito sucesso nos empreendimentos industriais e comerciais.

Prosseguiu Rosalinda falando a respeito do trabalho pioneiro ao lado da Doutora Nilce, explicando minuciosamente como se dava o tratamento, com a ajuda dos infalíveis textos que vinha redigindo toda semana. Concluiu:

— Caso não haja pressa, poderemos burilar a obra, dando ênfase ao procedimento clínico, colocando a parte mediúnica como subsidiária para a ciência médica. Tenho para comigo que se trata de algo novo, com certeza de interesse dos espíritas e também dos psicanalistas, psicólogos e psiquiatras.

— Quais têm sido os resultados desse tratamento?

— Os melhores possíveis. Os pacientes se dizem curados e poucos voltam para cuidarem-se de outros males.

— Fiquemos assim: vocês dão um bom acabamento ao texto e me passam, para que eu o submeta à aprovação da diretoria.

— Conheço bem essa história. Antes de publicar, levei vários passa-fora de diversas editoras espíritas, inclusive aqui da Federação. Quando ficam sabendo que trabalho em casa, logo me acusam de animismo.

— Nós temos uma linha rígida de pensamento, ou seja, se as considerações doutrinárias não forem consentâneas com as diretrizes das obras de Kardec, preferimos não correr nenhum risco de sermos acusados de desleixo. Depois eu lhe mostro os livros que estão sendo examinados, para que você tenha uma noção da péssima qualidade da grande maioria. Os seus constituem uma verdadeira contribuição para a divulgação da doutrina, muito embora adotem o estilo das narrativas. Estou referindo-me aos impressos. Quanto aos virtuais, trazem o sinete da prudência e da reflexão moral mais pura. Era o ponto a que eu queria chegar. Procede você a uma rigorosa seleção dos textos que psicografa ou tem aproveitado todos, ajustando-os aos cânones doutrinários?

— Atanásio, a sua questão visa a decifrar o mistério de minha mediunidade. Mas não vou regatear a verdade, fique tranqüilo. Você já sabe que recebo a contribuição da Noêmia. Pelo que entendi, você está referindo-se às mensagens que estão na Internet...

— Isso mesmo.

— Pois tais textos passam por exaustiva avaliação gramatical. Contratei um professor que cuida dessa parte. Quanto ao conteúdo propriamente dito, pelo menos em relação aos três últimos livros, tenho recebido a colaboração de alguns amigos espíritas, para quem dou os textos a ler e que fazem os reparos devidos, no que concerne às assertivas doutrinárias. Uma só observação que coloque o texto sob suspeita já é motivo para eu desfazer-me dele, tantas são as comunicações que venho recebendo.

— Com que freqüência você tem posto de lado os textos?

— A cada dez ou doze, um se perde.

— Não fica com remorso por desfazer-se da contribuição espiritual?

— Pelo que eu entendo, os espíritos recebem assistência dos grupos de socorristas que cuidam deles, em sendo menos evoluídos ou estando sob tratamento. Existem alguns que comparecem com o intuito de aprender a comunicar-se. Outros tentam expor poética ou melodramaticamente os sentimentos. Eu recebo a todos sem restrições, a não ser quanto à lisura das intenções e à pureza da linguagem. Por exemplo, palavras de baixo calão são repudiadas no mesmo instante em que me vêm à cabeça, já que mantenho conscientemente o controle do que vou escrevendo. Perco a noção de conjunto, mas me asseguro sempre de que as frases tenham sentido. Ao final, repasso o ditado, anulando as falhas mais grosseiras, aquelas que sou capaz de perceber. Depois, caso eu mesma não encontre motivos para me desfazer deles, dou-os à crítica dos amigos. Tenho a certeza de que os autores dos rejeitados merecem dos mentores explicações técnicas cujo alcance eu não conseguiria divisar.

— Parabéns, caríssima confreira. Eu não conseguiria jamais imaginar que você estivesse tão impregnada dos conceitos espíritas, a ponto de me esclarecer de maneira tão definitiva. Era o que eu desejava ouvir de todos os que me procuram trazendo composições para eu examinar. Vou ficar aguardando com alguma ansiedade, porque você me passou a certeza de que o trabalho é sério e absolutamente compatível com os princípios que adotamos aqui na Federação.

— Apenas mais uma coisa. Todos os nomes serão fictícios, para não ferirmos a intimidade de ninguém. Estou dizendo isso, porque nós vetaremos qualquer notícia, mesmo em notas de rodapé, que revele a identidade dos pacientes, como lemos em muitas obras de mensagens pessoais. O nosso interesse estará centrado no processo terapêutico e na contribuição da mediunidade para ele. De acordo?

— Inteiramente.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui