Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LULA LÁ... IV - POLÍTICA DO ARROCHO -- 21/03/2003 - 22:45 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

LULA LÁ, VENDO AS COISAS POR UM OUTRO ÂNGULO IV -

POLÍTICA DO ARROCHO



Quem chega lá esquece de cá mesmo. Onde está aquele defensor dos fracos e oprimidos? Ou é dos frascos de comprimidos?



Na oposição, o PT sempre defendeu os interesses dos trabalhadores e dos servidores públicos. Agora, no governo, o partido adota uma outra postura: a política do arrocho. O reajuste salarial do funcionalismo é o melhor exemplo. O que o governo pretende propor não deve ser acima de 4%. Com isso, a defasagem salarial vai se agravando. No projeto que trata da reforma da previdência, o governo pretende também mexer com benefícios dos trabalhadores. A alegação é o rombo da Previdência Social. A reforma é necessária para tirar a Previdência do buraco. Mas ela tem de ser feita preservando o direito adquirido. E a reforma tributária? É outra que vai impor mais sacrifícios ao contribuinte. Ninguém tem dúvida disso, mesmo porque nenhum governante – seja federal, estadual ou municipal – admite perder receita. Mas ninguém, na área do governo, fala em estabelecer mecanismos mais eficientes para combater a sonegação. É por aí, no combate à sonegação, que o governo deveria iniciar a reforma tributária, sem sacrificar o contribuinte” (Diário da Tarde, 20 de março 2003).



Há uns seis ou sete anos, FHC falou em dar 10% de reajuste para o funcionalismo público. Isso foi uma coisa abominável para o PT. Depois de oito anos sem nada, porque FHC não deu nem os 10% que dissera estar disposto a dar, o cabeça do PT chega ao governo e tem a coragem de falar em 4%. Quatro por cento!!!! Será que estou dormindo e tendo um pesadelo? É muito difícil acreditar que isso seja realidade. Como pode aquele que ontem estava defendendo um direito publicamente para todo o país estar hoje pronto para suprimi-lo?



Sabemos que, graças aos parlamentares petistas, FHC não conseguiu excluir direitos previdenciários dos servidores públicos. Agora, quem nos defendia está no lado de lá. Parece que estamos fu... , dizer “mal pagos” é desnecessário.



E a reforma tributária? Certamente restará alguma coisa para nós – de prejuízo, é claro. FHC lutou para não corrigir a tabela do IR, mas não conseguiu evitar cinqüenta por cento dessa correção. Agora, o ex-defensor do contribuinte parece que não vai ter dificuldade para manter tudo congelado, com exceção dos preços daquilo que temos que pagar.



Dizem, lá no interior, que a corda arrebenta no ponto mais fraco. Assim é na sociedade. Os donos do dinheiro continuarão ganhando e nós perdendo.



Veja também PREVIDÊNCIA - HÁ MUITAS COISAS POR TRÁS









Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.



Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;

Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.

Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui