Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Beijinho doce -- 19/02/2019 - 19:46 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos












Arrependera-se de nunca ter levado Maria Emília a conhecer o quarto misterioso. Mas, agora era tarde. Estava crescida e não queria mais ser vista com uma boneca. 

 Entrou  sozinha no quarto secreto e  logo, o portal de acesso a outra dimensão abriu-se, levando-a, instantaneamente, a  paisagens paradisíacas. Mas tudo aquilo lhe parecia familiar. Podia jurar que tinha visto aquele cenário antes. Por fim, viu uma menina, e a menina era ela mesma, debruçada sobre a mesa, escrevendo livros. Sua memória auditiva trouxe-lhe a voz de seu pai, reproduzindo Toquinho:
 
Numa folha qualquer. Eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas. É fácil fazer um castelo...
 
Tome — dissera-lhe o pai — Este é o túnel do tempo. É só  imaginar e podes antecipar tua festa de debutantes, casar,  ter filhos,  e voltar a ser menina outra vez. Se quiseres, podes contar muitas histórias, e como Serna, terás um livro com mais de cem asas para voar. 
Relutou. 
Tinha muitos escritos guardados, mas não lhe pareciam coisa de publicar em livro. Eram apenas sonhos. Neles, ela via-se sozinha numa ilha, encontrava um náufrago e caminhava com ele  na orla, deixando pegadas na areia. 
 — Cuidado! Não ultrapasse os  muros abissais. 
— Robert, é você? 
— Ravenala!... 
—Como  você chegou aqui, Robert? 
— Sonhei que estava no quarto secreto...
---Acho que estamos perdidos numa ilha. 

— Perdidos? Isso aqui, isso aqui é o paraíso! 
— Paraíso perdido, queres dizer.
— Não mais perdido. Nós o encontramos. 
— Olha aquele paredão azulado! Céu bonito, crepuscular! 
— Parece neve luminosa. 
— Nebulosa difusa. Estamos no princípio, na criação do universo. 
— Não sinto o calor da explosão. Sinto frio. 
— Somos náufragos. A algidez vem das vestes molhadas. Precisamos aquecê-las.  
Catou gravetos, folhas e algas secas. Fez faísca com o atrito de duas pedras. Mas a faísca não foi suficiente para fazer subir labareda. 
— Use a lente da máquina fotográfica! 
— Que lente? 
—  Do  celular. 
— Perdi o celular no naufrágio. 
— Está em teu bolso.   
Estavam dois metros abaixo de uma abertura de pedras que dava para uma gruta. O paredão parecia  inacessível, liso e escorregadio, e  boa parte coberta por uma espessa camada de musgos, não menos escorregadios.
A base úmida, lavada pela maré alta dificultava a combustão dos gravetos e das algas secas que recolheram. 
— Tente outra vez. Faça uma cama com espaçamento para o oxigênio circular. 
— Sim, sim... 
Levantou-se uma pequena nuvem de fumaça.
— Olhe o trem...
---Que trem?
— Repare bem na linha  da orla.  Não estamos sós. Há um homem de terno azul com uma pasta de executivo na mão. 
— Não o vejo. 
— Tomou o trem. 
— Cadê o  trem!  
— Já foi. 
— E os trilhos? 
— Não há trilho, nem estação. 
— Então, estamos sonhando. 
— Talvez não!
— Como assim? 
— Viagem astral. 
— Não lido com essas coisas. 
O sonho foi interrompido por velhos  e conhecidos passos... 
— Acorda, Ravenala. Se não se levantar logo vais perder a primeira aula. 
— Cadê Bob? 
— Que Bob? Ele esteve aqui ontem... 
— Deve ser triste a vida numa ilha deserta.
— De onde você tirou isso, menina?
--- Nada não, vó.

Ravenala apagou a ideia de encontrar um náufrago. Preferia descobrir uma ilha em que ninguém jamais houvesse habitado, nem mesmo os fenícios.
No dia seguinte,  desejou que a aula terminasse logo. Estava ansiosa para saber se Robert também tinha sonhando com uma ilha. A presença dele no sonho dela pareceu tão real!... De longe,  Robert avistou Ravenala no pátio da escola. E, aproximando-se dela...
— Já pensaste em ser freira?
— Por que esta pergunta agora?
— Ora, as freiras são consagradas a Deus. E eu não arriscaria concorrer com o Criador.
—  Bob!...
Robert   reconhece que seu discurso  não faz dele um conquistar de mulheres. Ele sabia que a fêmea escolhe o parceiro pela capacidade de lhe dar uma cria geneticamente saudável. Mas, que atrativo tinha  ele? Beleza física, cultura, recursos financeiros? Nada! Nada disso ele tinha.
— Recebi teu  convite de aniversário.
— Claro, entreguei em suas mãos!
Ela queria contar o sonho que tivera, mas preferiu falar do aniversário.
— É amanhã, viu!
— Sei.
O convite de aniversário foi recebido como uma brincadeira, e nem todos os convidados compareciam. Aqueles que não  foram à festa dela, justificaram-se dizendo: “Aniversário no dia primeiro de abril? Achei que fosse  uma piada.”
Os colegas  chegaram cedo e cedo se foram. Robert   não dançou a valsa.  Contentou-se em fitar o rosto da aniversariante, delineado pelo manto de negros cabelos sobre os quais repousava uma rosa vermelha, delicadamente inclinada para o lado. 
Com as pontas dos dedos, Ravenala afastou uma mexa que cobria o olho esquerdo. Alguém assobiou. Ela  sorriu docemente.  Soprou as velas. Todos riram. Os convidados trocaram a posição  e o ‘15’ tornou-se  ‘51’. Ela  disse entre sorrisos. “Vou guardar  as velas para quando eu fizer 15 anos.” 
Sivory dançava solto, e só tinha olhos para Morgana.  Avaliava cada centímetro daquele  corpo pontilhado de sardas, em cujo rosto, dois olhos verdes brilhavam cintilantes como uma estrela. Quis beijá-la. E conteve-se. Relembrou o beijinho doce e úmido que ganhara dela, quando ele fez o gol  contra o time de Robert, durante o Campeonato  Marista dos anos setenta. Os outros meninos eram apenas uma cópia mal traçada de si mesmos. Eram apenas outros meninos que levaram presentes pouco interessantes. 
A radiola tocava, e os jovens dançavam soltos banhados pela sombra tripudiante de uma luz-negra. Por pouco, a beleza de Morgana, não sufocou o glamour da aniversariante.
Já  Ramayana, nem tanto... Sempre desleixada; cabelos mal cuidados e roupas ao estilo  Hippie brega davam a ela o contorno de uma estrela apagada.

A voz de Ramayana ecoou na sala.
— Pô, meu!  Manda um rock aí pra nós!
O padre Davi meneou a cabeça.
—  A música pode auxiliar na cura do  estresse, ansiedade, depressão, ou fazer um grande mal. Sabiamente, disse Santo Agostinho: ‘Os ouvidos e os olhos amam a beleza e a variedade dos sons e das cores. Mas não permita que tais atrativos acorrentem tua a alma’.
Ninguém deu ouvidos ao insistente apelo de Ramayana." Um rock, meu!" E a radiola tocou mais uma música de Roberto Carlos.
 
Estou amando loucamente a namoradinha de um amigo meu...

Os jovens  dançavam soltos, e cada um tomava para si a mensagem musical. Já Androceu lutava para afastar sentimentos pouco nobres trazidos por uma nesga de ciúme: “Será, será que o patrão?...” 

À meia-noite, Jeremias desligou a luz-negra, acendeu duas enormes fluorescentes e puxou a manga da camisa. Conferiu as horas. Os convidados entenderam o recado e se retiram, um a um... Novamente Ravenala estava só. Sozinha, viajando no silêncio de sua imaginação.
E quando cuidou...
Eram sete horas de uma manhã quente no Rio de Janeiro e ela já estava a caminho da escola.
 Na rua uma gigantesca fila de veículos para no sinal,   pela fresta da janela semiaberta, ergue-se um polegar.
 — Olá, como vai! Quanto tempo!   
— Pois é. Desde a época na fábrica de celulose em Recife!
— Até mais vê-lo!
— Até mais,  Paulo Valença!
A menina do semáforo apressa-se. Esfrega a esponja, depois puxa a água com um   pequeno rodo. A mão do motorista lhe estende uma  moeda.
 — Deus lhe pague, seu Paulo — disse Nathalie.
O sinal abre. 
Motoristas arrancam os veículos,  simultaneamente. Ravenala, comovida,   indaga.  
— Pai, será que a menina do semáforo tem casa?
— As crianças de rua são mais carentes de amor do que de pão — respondeu ele, recordando-se do que dissera, certa vez,  a madre Tereza de Calcutá.
— E se Nathalie  for morar lá em casa?
— Já temos Chanana. 
— Chanana não é minha tia?
— Tia postiça. Sua avó pegou Chanana para criar, quando a menina ainda estava nos cueiros.
 
***
Adalberto Lima, trecho de "Estrada sem fim..."



 
 

 
 







Adalberto Lima






Enviado por Adalberto Lima em 19/02/2019

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui