Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ESPIRITISMO E GLOBO-REPÓRTER -- 15/03/2003 - 21:59 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESPIRITISMO E GLOBO-REPÓRTER



Por padre Oscar Quevedo (www.clap.org.br)



(Carismáticos - Exorcismos)



1.- Pergunta e analisa Adriano "MQ":



"Ouvi dizer que existem casos na Renovação Carismática de pessoas que estavam desenganadas pelos médicos com câncer em estado terminal, e através da oração foram curadas. Não sei se isso é verdade. As pretensas curas da Renovação Carismática têm o mesmo perigo de curar a causa e deixar a doença como no caso dos curandeiros? A hipnose pode curar doenças? Doenças como asma, impotência sexual, gagueira, transtorno obsessivo-compulsivo, etc.? Ela pode curar a causa?"



2.- Ataca "Arybra":



"Sr. Quevedo, quantas besteiras e quantas mentiras você escreve. E o engraçado é que você nem tem vergonha de contar aqui, para pessoas leigas, as suas mentiras (...) Deixei de ser católico aos 16 anos, porque é uma igreja mentirosa (...) Deixei de ser católico, porque vocês não sabem nada sobre religião (...) Por que você que é tão metido, mentiroso parapsicólogo, não tenta desmascarar as tantas curas feitas por Arigó e filmadas por tantos cientistas estrangeiros? Você sabe que existem muitos médiuns de cura. Você sabe que existem médiuns, assim como eu sou. Atenciosamente".



3.- Pergunta "Bastiãosil":



"Querido Padre Quevedo, tenho assistido diversas vezes seu testemunho. E agora gostaria de saber se Socorro Leite, que apresenta-se no GUGU como libertadora dos espíritos no Carandirú, se ela realmente tem esses poderes, ou se ela é uma impostora ou uma atriz".



4.- Denuncia "Cidasoar":



"Padre Quevedo, agradeço muito ao senhor e à sua equipe o site de parapsicologia, tão rico em sabedoria, esteticamente perfeito, trabalho de alto nível.



Preciso saber se existe um Conselho Regional de Psicologia, e de Parapsicologia. Ao lado de minha sala de trabalho (...) há um grupo que se diz de psicólogas, e numa demonstração dos seus trabalhos contam Astrologia, Teosofia, Ufologia, Terapia de vidas passadas, Baralho cigano, Dança das deusas, Numerologia... 30 itens. Com meu carinho".



5.- Comenta e analisa "Joshua":



"Adoro filmes. Liguei a TV para assistir a "Sessão Premiada", e vi o final do programa do Ratinho, onde estava vossa senhoria, Pe. Quevedo. Achei muito divertido o seu desafio aos curandeiros, como (...) médiuns espíritas...: Dez mil dólares a quem obturasse com seus gritos ou passes uma simples cárie dental. Eh, eh, eh, eh! Eu gostaria ver um pai de santo, (...) matarem uma cárie, não precisa nem fazer a obturação, apenas remover a cárie seria suficiente. Imagina se um deles conseguir, haveria um colapso entre os odontólogos.



As pessoas preferem acreditar, porque é muito mais fácil sentar e aceitar, do que procurar compreender. Se todos fossem assim, ainda estaríamos na idade da pedra. Viva a ciência".



6.- Suplica angustiado "Dreis":



"Solicito informações sobre a idoneidade de um senhor conhecido como Marcus Antonius que agiu pelo estado de Rio de Janeiro, e que se passa por geofísico e médico e que trabalhou na NASA. Trata pessoas , adivinha doenças e prevê as que a pessoa possa vir a ter, baseado em comunicações de Mentores (espíritos de mortos). Por estar influenciando pessoas de nossa família, gostaríamos de qualquer informação que desabone este senhor e que possa nos ajudar a nos proteger. Favor urgência! Agradeço desde já".



7.- Pergunta "Mefavaro":



"Peço que vocês me relatem brevemente aquele fato ocorrido com a filha do presidente Juscelino Kubitchek, em que ela procurou Zé Arigó, fato aludido pelo Pe. Quevedo".



8.- Analisa e pede Gissele:



"Muito querido padre Quevedo, sou aquela moça cuja amizade ao senhor costurou com aquela agulha enferrujada e "desinfetada" com a sola do sapato. Creio que com o que aprendi naquele seu curso inesquecível sei refutar tudo o que os espíritas, que se apresentaram como cientistas (?), distorceram no último Globo-Repórter. Quanta coisa errada! Mas o problema é que não consigo explicar, até porque não querem ouvir, a colegas da Universidade, que não assistiram ao seu curso. Mas muitos deles gostam de navegar na Internet... Será que não dá para explicar na sua página?"



-- (Giselle, seu pedido é uma ordem para mim, Pe. Quevedo. Centrarei tudo ai, inclusive pela ressonância desse programa).



9...- E muitas outras perguntas semelhantes e alguns ataques.



R E S P O S T A



Na Sexta Feira, 13 setembro 2002, o geralmente prestigioso Globo-Repórter ficou gravemente vilipendiado com um programa cheio de desconhecimento e superstição. Dadas as pequenas dimensões exigidas por esta publicação, reduzirei ao mínimo os argumentos, que seriam muitos, todos irrefutáveis. Para quem quiser aprofundar, remito à bibliografia que citarei.



1.- "MÉDICO DO ALÉM". Começa o programa apresentando uma médium espírita que há já 56 anos faria curas pela imposição das mãos. Por elas (instrumento mediúnico) o espírito de um médico alemão faria passar energia aos doentes. Tudo começou à idade de 9 anos, quando já começou a ver diversos espíritos de mortos.



-- Imposição das mãos é um gesto originário dos antigos israelitas. Simboliza o desejo "a sombra de Jahwé te proteja".



-- Que não se emite nenhuma energia especial já foi exaustivamente comprovado quando Franz Anton Mesmer invadiu Europa com seu pretendido "magnetismo universal", mediante o qual os mesmeristas pretendiam curar. Puro hipnotismo, como se chamou depois. Sugestão.



-- Alemão. No Brasil é típico esse disfarce. E precisamente Adolph Fritz, como em Zé Arigó, Edson Queirós, Rubens Faria, etc. Desde Hitler, qualquer um inventa que se trata de Adolph. E, claro, Fritz ou Franz. Os médiuns, geralmente incultos, não sabem que não é um sobrenome, senão um apelido: Francisquinho. E onde está seu testamento? Em que Universidade estudou? Onde está seu sepulcro? Etc. Nada sabem do que se possa verificar. (Sobre curandeirismo em geral, cfr. o meu "O Poder da Mente na Saúde e na Doença". Informações pelo telefone 5011-9451).



-- Não é possível ver os espíritos, que por definição seriam "desencarnados", imateriais...



-- Nem sequer existem espíritos humanos "desencarnados": Durante a vida demoramos seis messes em ir trocando completamente a energia corporal transformada em motora, sonora, térmica..., e sendo substituída por intermédio da alimentação e respiração. Na morte, se não "ajudamos" a natureza pela cremação..., a alma demora uns 21 dias em "desanimar", abandonar plenamente o corpo material, "de trevas", pesado, denso, passível, e o vai substituindo pelo corpo espiritualizado, claro, ágil, sutil, impassível. Não existem espíritos humanos sem corpo. Homens vivos e homens ressuscitados. Como não existe a alma, o principio de vida, dos animais e das plantas sem seus correspondentes corpos (Cfr. nosso "A Morte em Questão").



2.- TIRAR A DOR e outros sintomas. Na cena seguinte e em outras posteriores aparece um grupo de médicos e psicólogos, do "Centro de Pesquisas de Medicina e Espiritualidade". Apresentam primeiro uma senhora com hérnia de disco na coluna. Depois, um jovem com rotura de ligamentos num joelho. Posteriormente uma jovem senhora que sofrera de depressão pós-parto. Após as sessões de "cura espiritual" por imposição das mãos, os três deixaram de sentir as dores e a depressão. Tudo comprovadamente. Mas continuaram com a hérnia e a rotura, também comprovadamente, como aparece claramente, sem que nisso se insista, e ninguém verificou se a jovem senhora não continuava, sem sentí-lo, com esgotamento generalizado ou localizado, ou com outros problemas psicológicos. Não só não procuram as causas das doenças psicógenas, e por tanto não as contornam, superam ou sublimam, senão que ainda enchem a cabeça de superstição, causadora de mais e maiores doenças psíquicas...



Êxtase, transe, incorporação, etc:

Facetas do hipnotismo.



-- "Medicina e Espiritualidade", sessões de "Cura espiritual". Sem disfarces: Espiritismo, que não é a mesma coisa.



-- Tirar a dor ou os sintomas é facílimo, por sugestão, por hipnose, por exaltação, etc. Mas tirar a dor (mesmo com anestésicos) ou os sintomas, não é curar. Tira-se a dor e os sintomas e fica a doença e a causa da doença. Há casos famosíssimos. No nosso Brasil, o caso de Márcia, filha do presidente Juscelino Kubitchek. Tinha hérnia de disco. Espalhou-se por todo o mundo que o "espírito" do médico do além Adolth Fritz a curara pelo médium Arigó. E Juscelino tirou Arigó do cárcere, ao que fora condenado por causa das pessoas que morreram "curadas" por ele. Ocultou-se geralmente que na realidade Márcia deixou de sentir a dor e outras disfunções, não se cuidava como corresponderia, até que teve que ser levada às pressas ao Hospital Metodista, em Huston, Texas, onde houve que extraí-la várias vértebras e coloca-las de metal: poderia haver ficado aleijada para toda a vida. E se a doença é grave... Até que o paciente morra muito agradecido ao curandeiro que o matou. Como o caso de Kruchev: deixou de sentir a tensão e dor de cabeça, "curado" e agradecidíssimo à curandeira Karina, que ficou famosíssima no mundo todo... Mas, claro, a curandeira nem localizou, nem contornou ou superou ou sublimou os problemas, a causa, simplesmente por sugestão tirou a dor e o sintoma, até que pouco depois os problemas "explodiram" num ataque cardíaco fatal.



-- Entre tantos outros casos foi muito esclarecedor, aqui, em Bragança Paulista, o caso de uma jovem senhora "curada" em "Sessões de Sanação" pela Renovação Carismática Católica. Quando foi ao médico já era tarde. Está morta e enterrada. Sua doença, pega a tempo, teria sido curada por uma enfermeira iniciante.



-- A R.C.C., para não cair em curandeirismo, Exercício Ilegal da Medicina, deixem os doentes nas suas casas ou nos hospitais, e então na Igreja ou nas suas reuniões gritem e gesticulem quanto desejem. Mas, repito, na ausência dos doentes. (Sobre os carismáticos, cfr. nosso "R.C.C. Exposição e Análise").



-- "Câncer em estado terminal". Certamente não. Nada menos que o insuperável parapsicólogo (milagre de Ciência Infusa) Bento XIV garante que em ambiente de emoção, exaltação..., Deus nunca fará um milagre. Como muito bem matiza o prezado internauta na sua pergunta: "não sei se isso é verdade"...



-- DESAFIOS. A Parapsicologia internacional aposta 10.000 dólares contra só 100 com cada um de todos os médiuns que conseguirem ou quiserem reunir e com quantas testemunhas caibam na sala (ou no teatro ou no estádio). Em contraste com as curas supranormais como a devolução de uma perna cortada e enterrada como ao Coxo de Calanda ou a Pierre de Rudder, etc., no catolicismo (Cfr. os meus "Milagres e a Ciência", "Milagres. A Ciência Confirma a Fé"), o desafio de 4,3,2,1. Ofereço o meu braço. Um corte, mesmo de só 4 mm de comprimento, 3 mm de profundidade, 2 mm de abertura, e têm 1 dia inteiro para cicatrizar essa ferida com quantas incorporações, evocações... quiserem, com quantos passes, imposições de mãos... Ou nas mesmas condições, que façam com essa "cura espiritual" uma obturação de uma simples cáries dental. Estes desafios, e muitos outros, levam já quase um século, e no Brasil eu venho repetindo-os há já 40 anos.



3.- REENCARNAÇÃO. Continua o programa com pretendida pesquisa de casos, muito ponderados, de terapia de vidas passadas.



-- A Parapsicologia há demonstrado até a saciedade que não há nenhum argumento válido a favor e sim muitíssimos em contra da hipótese da reencarnação. Não existe esse absurdo gênero de geração. Todos as espécies de plantas, todas as espécies de animais se multiplicam por geração na mesma espécie dos seus progenitores. Vocês são pais e mães de seres humanos, corpos animados, não geraram só corpos e as almas -que não existem "desencarnadas"- teriam vindo de outro lugar. Cada um deles é vosso filho, com toda a herança genética humana -corporal e espiritual- que vocês transmitiram, não um corpo procedente de vocês e uma amalgama de personalidades diferentes e mesmo opostas procedentes de milhares de reencarnações. Totalmente absurdo (Cfr. nosso "Reencarnação").



-- Que tipo de terapia é essa em que o pretendido terapeuta infunde esse gérmen de loucura? Todos haveriam sido nobres, reis, Joana D´Arc, Napoleão..., ou Emmanuel "senador romano dos tempos de Cristo": megalomania.



-- O Conselho Regional de Psicologia caça o título de psicólogo a quem praticar "terapia de vidas passadas", não é esse absurdo que aprenderam nas Universidades... Pura superstição do Espiritismo.



-- E todo o anterior é Exercício Ilegal da Medicina, mesmo por médicos ou psicólogos, pois aí utilizam métodos de curandeirismo (Código Penal Brasileiro, artigos 284-6).



4.- "TELEPATIA". Segue o programa com a narração, cheia de ponderações, duma adivinhação, por uma médium, da situação da saúde de um feto. Outra narração, no começo, em que outra médium teve a precognição de que uns dias depois ruiria o telhado da casa. Mais adiante exalta-se o caso de uma outra médium: em criança começou a "ver" e "ouvir" "espíritos". E agora, já de meia idade um tanto avançada, representa em si mesma pensamentos ou doenças, atuais ou antigos, que capta da pessoa que está presente. Pondera-se o caso como se fosse único,



-- Na realidade simplicíssimas adivinhações naturais, das classificações de mais freqüentes manifestações, conhecidas na Parapsicologia sob os nomes de Hiperestesia Indireta do Pensamento (HIP), Precognição (Pcg) e o mais inicial tipo de Prosopopéia ou simples identificação com a pessoa com a que se entra em relação telepática (Cfr. meu "A Face Oculta da Mente").



-- Em contraste com a adivinhação Supra-Normal, a adivinhação natural é exclusivamente de vivo sobre vivo: o que conhecem ou "iluminam" de perto em qualquer parte da Terra o avô, o adivinho e o neto, ou qualquer contemporâneo deles com quem o adivinho tenha coincidido mesmo que seja por um instante: prazo existencial, relação psíquica, prazo vital... (cinco gerações, pouco mais ou menos dois séculos). Nada só conhecido pelos mortos no mundo deles ou fora do prazo existencial. .



-- DESAFIO (em parte também para a reencarnação). Que os "espíritos" dos mortos nos comuniquem algum segredo astronômico, algum hieróglifo antigo não decifrado pelos egiptólogos ou arqueólogos... Ou mais perto, onde está o cadáver de Ulises Guimarães?



Possuído pelo espírito

das águas. Que espírito?



5.- OBE. Continua o programa, como se fosse prova da comunicação dos "espíritos" dos mortos, referindo mais um caso do manuseando tema, tão conhecido pela Parapsicologia, da "Out of the Body Experience" ou "Experiência fora do Corpo". Afirmam que no OBE vão até outros planetas... Especialmente divulgado pelos supersticiosos na chamada "NDE" ou "Near Death Experience", Experiência Perto da Morte, quando se comunicariam com os mortos, veriam como é o além. até veriam e ouviriam a Jesus-Cristo...



-- É que os mortos, o próprio Jesus Cristo não sabe que os que estão na NDE não estão realmente mortos?



-- DESAFIOS. Além do desafio anterior, mais um. Por OBE ou "evocando" todos ou quantos "espíritos" de mortos quiserem. Movimentem um simples lápis estando todos a mais de 50 metros de distância. 10.000 dólares a cada um...



6.- TELECINESIA. Com grande entusiasmo o programa pondera o caso de uma lâmpada que queimou na presença da médium: "Foi evidentemente por poder dos espíritos", ponderam.



-- Um singelíssimo caso de telecinesia (Ver o meu "As Forças Físicas da Mente").



-- DESAFIO. Repito o último desafio do item anterior: A mais de 50 metros!



7.- COMUNICAÇÕES dos "espíritos" dos mortos. E mais insistência do programa no Espiritismo. Apresentam um magnífico prédio de 9 andares, o prédio da "Federação Espírita Brasileira". Afirmam que 11.000 pessoas passam por lá para pesquisar e serem pesquisadas em "incorporações de espíritos" (autêntica fábrica de alienação) e libertação "espiritual" (puro Exercício Ilegal da Medicina), "semelhante aos exorcismos do Catolicismo", afirmam.



-- Comunicação, incorporação, mediunidade. Não há. Baste-nos aqui a refutação que acabamos de ver nos casos concretos escolhidos pelo Globo-Repórter. À plena refutação da comunicação dos "espíritos" dos mortos dedico cinco livros (Cfr. o meu "Os Mortos Interferem no Mundo?", em cinco volumes).



Incorpora o espírito do animal?

Que espírito?



-- "Semelhante aos exorcismos", com a diferença fundamental que, seguindo os avances da ciência, a Igreja Católica há já muito tempo que suprimiu a ordenação de exorcistas e o ritual de exorcismos, e administrar os exorcismos está proibido sob pecado grave (Cfr. a respeito deste amplo tema o meu "Antes que os Demônios Voltem").



8.- "Espiritualidade". E termina o programa apresentando um hospital onde se destaca a importância terapéutica da "espiritualidade".



-- Um padre católico vai duas vezes por semana simplesmente a dar uma benção aos doentes. E um pastor evangélico (uma vez por semana ?) lê um trecho da Bíblia. Uma pequena máscara para enganar, porque na realidade:



-- A tal "espiritualidade" é puro espiritismo. Todos os dias, durante horas, um grande grupo de espíritas e "médiuns" cantam, "incorporam", transmitem mensagens dos "espíritos", "desencostam", Impõem as mãos e dão passes, etc.



-- É absolutamente certo que a Religião é muito conveniente e até necessária para o amadurecimento e saúde psicológica, o que também influi na saúde orgânica. A importância do chamado Transconsciente. O Espiritismo, porém, não é Religião, é essencialmente anti-religioso (Cfr. o meu "Palavra de Iahwé").



C O N C L U S Ã O



Mediunidade: Possuídos pelo

próprio inconsciente.



Contra todo o que reiteradamente se repetia, nada do que o Globo-Repórter apresentou é ciência. Os cientistas apresentados nada absolutamente sabem de Parapsicologia, precisamente a ciência universitária fundada em 1882 para estudar, principalmente embora não exclusivamente, os fenômenos do Espiritismo então inundando o mundo. No que o Globo-Repórter apresentou trata-se unicamente de desconhecimento, superstição e propaganda de espíritas.



No Brasil há muitos anos ministram-se aulas de Parapsicologia, como matéria obrigatória, em várias Faculdades. Mas isso é pouco para passar à pesquisa. Há também nas férias de verão um curso de 110 horas-aula, 10 horas aulas diárias, 11 dias, com valor de 7 créditos universitários. Ao menos este curso para poder pesquisar... com um mínimo de capacitação. Existe também a pós-graduação, com duração de dois anos, patrocinada pela Universidade Salesiana. Se os cientistas apresentados no Globo-Repórter quisessem sinceramente fazer pesquisa, evidentemente devem primeiro fazer este curso de pós-graduação em Parapsicologia.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui