Usina de Letras
Usina de Letras
234 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Luladas & Luladas -- 03/05/2005 - 15:19 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
E a maioria votou nisto!

Não deixem de ler. Além dos corriqueiros erros de português, observe o despreparo político, cultural e de conhecimento na abordagem dos assuntos enfocados. Enfim, como muitos pensavam que somente o poder de negociação de um líder sindical já era o suficiente para que ocupasse o alto cargo da Nação...

(MAIS BARABRIDADES DA PROSOPOPÉIA DE NOSSO PRESIDENTE)

Em sua primeira coletiva à imprensa, o presidente Lula fez algumas afirmações dignas de registro. Abaixo selecionamos as mais significativas, em cada uma das 14 respostas que ele deu aos jornalistas. Em vermelho, a nossa perplexidade.


1ª RESPOSTA

"A questão do FMI, no começo da década de 70, não era a principalidade das discussões que nós dirigentes de sindicatos fazíamos."

Essa é de matar Odorico Paraguassu de inveja. Não teria sido mais fácil dizer simplesmente “causa principal”?

" ... e o salário mínimo vai poder significar praticamente dobrar o poder de compra da cesta básica, que nós tínhamos no começo de 2003."

Talvez ele quisesse dizer “vai dobrar praticamente“ Mas quis caprichar, né?

"Nós vamos trabalhar para que essa solidez da nossa política econômica seja cada vez mais forte e que a gente seja cada vez mais criador das nossas próprias figuras."

Deve haver casos de “solidez cada vez mais fraca” ... quem sabe?


2ª RESPOSTA

"Agora é importante ter em conta que dificilmente uma categoria que deixa acumular uma perda de 40% a 50% como habitualmente acontece no Brasil, e eu comecei a minha vida sindical reivindicando 34.1% que eu tinha perdido em 65, numa denúncia que o Banco Central tinha feito e eu nunca recuperei os 34.1% que foi um motivo pelo qual eu me transformei num sindicalista importante."

Desculpe mas eu não entendi nada. Só que Lula se tornou um sindicalista importante. Mas, pelo jeito em 1965 o então recém criado Banco Central denunciava perdas salariais


3ª RESPOSTA

"Os Estados Unidos importa 15% do petróleo da Venezuela, os Estados Unidos é o maior importador do petróleo da Venezuela, portanto a Venezuela precisa dos Estados Unidos e os Estados Unidos precisa da Venezuela. Portanto, não há nenhuma razão para os dois estarem brigando. E eu, depois da reunião com a Secretária Condoleeza, fiquei convencido que as coisas vão andar muito melhor daqui para frente."

Deixando de lado a concordância entre sujeito e verbo, o raciocínio é brilhante. A questão é: será que é tão simples assim? E a Condoleezza? Será que compartilha dessa singeleza estratégica?

"Veja, com relação à ONU, você sabe que o Brasil já era para estar na ONU desde 1945, quando foi criada a ONU. O Brasil não entrou."

Sem comentários


4ª resposta

"Eu não sei se com você acontece o que acontece comigo. Eu muitas vezes tenho descompasso entre aquilo que eu quero fazer para mim e o que eu posso fazer para mim. Na economia, possivelmente, o descompasso seja de todos."

Que descompasso será esse, meu Deus?!

"Eu acho que todos nós sabemos que nós precisamos trabalhar e caminhar muito fortemente para diminuir a taxa de juros."

Jogging também diminui juros? Além do colesterol?

"Estou convencido que nós estamos no caminho de consolidar a estrutura produtiva e econômica para que o Brasil se transforme nas próximas décadas num País que possa se transformar numa economia muito forte e muito competitiva."

E nós todos em asnos!


5ª RESPOSTA

"Por enquanto, o ministro Jucá está cumprindo uma tarefa que eu dei a ele, que é o de tentar de uma vez por todas, acabar com o déficit da Previdência Social, diminuindo o déficit muito no ano de 2005 e diminuindo muito no ano de 2006. É essa tarefa, sabe? Até prova em o contrário, ele vai continuar fazendo esse trabalho muito bom que está fazendo."

Entendi: diminui muito em 2005 e muito em 2006. E aí acaba de uma vez por todas! Como é que eu não pensei nisso antes?


6ª RESPOSTA

"Portanto eu quero te agradecer por essa informação, de que algum momento a minha segurança barrou a minha ida lá. Eu quando marco uma agenda, ela é marcada e desmarcada pelo meu chefe de gabinete e nem sempre essas coisas são contadas para mim."

Outra sem comentário!


7ª RESPOSTA

"...certamente os juros diminuíram, no crédito consignado acima de 50% dos juros colocados no mercado."

Como é que é?!


8ª RESPOSTA

"Porque eu conheço algumas regiões em que prevalecem as cooperativas, se desenvolveram muito, as pessoas são mais solidárias, as pessoas não precisam trocar uma duplicata de R$ 30 mil num banco, porque o banco cobra em função do direito de pagar ou não. E eu trabalho fortemente para que a gente se organize e, quem sabe se um dia, ao invés de fazer por decreto, que não é uma coisa simples..."

Onde é fica mesmo esse país aí?


9ª RESPOSTA

"Olha, Tânia, vamos começar dizendo a você que o Supremo Tribunal Federal tem todos os poderes e não cabe ao Presidente da República tomar nenhuma decisão de crítica a uma decisão do Supremo Tribunal Federal."

Dose dupla numa frase só!

"Como eu acho que o Furlan é um extraordinário ministro, junto com o Celso, com o Roberto Rodrigues e os outros meus companheiros eu, até por curiosidade, vou perguntar para o Furlan qual é a falta de sintonia que está havendo, para a gente corrigir se houver um problema dessa ordem."

Bem que o meu chefe podia ser assim, e me perguntar as coisas só por curiosidade!


10ª RESPOSTA

"Veja, a Medida 232 teve toda a polêmica que teve, mas no "frigir dos ovos", foi aprovada a razão pela qual ela foi criada, que era atender a um apelo dos trabalhadores. Ou seja, se nós não conseguimos fazer com que a Receita Federal visse aprovadas algumas coisas que ela entendia que eram importantes para a tributação no Brasil, o essencial foi aprovado, que era a questão dos trabalhadores brasileiros que estão contemplados."

A MP 232 era aquela que garfava os prestadores de serviço para corrigir a tabela do IR, a tal foi aprovada a razão pela qual ela foi criada


11ª RESPOSTA

"Obviamente, Roberto, que você sabe, como cristão que é, que não dá para a gente fazer, eu não tenho varinha mágica, lamentavelmente não tenho."

Roberto, se você fosse muçulmano jamais poderia entender o que é não ter uma varinha de condão!


12ª RESPOSTA

"O governo não erra muito. É difícil reconhecer um erro em um Governo que acerta tanto, mas eu vou dizer alguns erros."

Os velhinhos com mais de 80 anos, os trabalhadores que precisam de perícia médica, os alunos que vão fazer as provas do Enem, as crianças indígenas de Dourados, só para citar alguns brasileiros, concordam todos com o presidente.


13ª RESPOSTA

"Eu estou convencido de que os juros não podem ser o único instrumento para controlar a inflação, se for assim, nós passamos muita responsabilidade para o Banco Central e tiramos das nossas costas a responsabilidade, das costas do governo e das costas da sociedade.(...) O governo determinou e o Banco Central tem que buscar essa meta de inflação. Para buscar essa meta de inflação, o Banco Central só tem um mecanismo: o aumento da taxa de juros."

Entenderam ou quer que ele explique de novo?


14ª RESPOSTA

"Quando eu digo que o governo tem que fazer a sua parte, é porque é muito cômodo eu ficar dizendo que o culpado é o Meirelles, que o culpado é o outro diretor do banco. Não, o culpado somos nós, que definimos a meta, porque entendemos que é preciso buscar."

Não sei, não, mas eu acho que os culpados foram aqueles 52.792.865 eleitores "


(É claro que, neste instante, mesmo que indiretamente, demonstram seu arrependimento...)


Obs.: Texto recebido por e-mail de Heitor de Paola em 03/05/2005. Eu, como Lula, também "estou convencido": convencido de que nosso Comandante-em-Chefe não passa de um Bundão. Bundão por não baixar os juros dos bancos que sua equipe gerencia (Banco do Brasil e CEF) e ter o displante de vir a público dizer que a população deve "tirar o trazeiro da cadeira" para mudar de banco, procurar outros bancos com taxas de juros e serviços mais baratos. Onde estaria este banco dos sonhos do "Convencido"? Na Suíça? (F.M.)




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui