Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->U-zine (20) -- 28/02/2003 - 02:37 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Com vocês, o U-zine (20). Ainda queria incluir mais algumas intevenções, mas o quadro está meio fraco nesta madrugada. Só dá link. Por falar nisso, passou aquele sarampão das letrinhas coloridas ou em movimento, não é mesmo? Como diz o Millôr Fernandes, "moda é tudo o que sai de moda". Ou então, como diz aquele ditado: "não há mal que sempre dure".





1

Há sempre um chapeuzinho surrado para uma cabecinha de purungo doente ostentar. Existe a ejaculação precoce também no campo das idéias. Mingão, entre Abel e Caim, um nome começando por B (Millôr/Uilcon).



[Nem Millôr e nem Uilcon sabem sobre o sexo da criatura.]







2

"Não tentem me entender nessa madrugada", alerta Vanessa Zéfiro em "Porra, sangue, pus e outras excrescências 1 - Vanessa", ela, que sempre esteve entre os melhores prosadores do site.







3

Alguém atento ao mundo e à letra impressa (livros também são ótimos), capaz de uma reflexão engajada no melhor sentido do termo, longe da simiesca repetição do blablablá dos releases? Leiam CARLOS POMPE.







4

Mingão, arrisco traduzir "releases", oswaldianamente, como "comprimidos minutos de pensamento único". Indicados para quem tem preguiça mental e/ou debilidade de caráter, aliados a "pobremas de linguagem".







5

O "Discípulo de Zaratrusta" só pode ser "truta" daquele outro do "Also sprach..."! Mesmo deplorando o anonimato, fico atento aos pseudônimos, que são, normalmente, os únicos lampejos a emanar de certas entidades.







6

A título de exemplo: AIRAM, que de qualquer modo anagramatiza MARIA [como os biscoitos AILIRAM fazem com MARÍLIA], e Pafúncio Salézio Tenório Urlândio, que bem caberia num soneto desses aí.







7

Para reler: "O mais sexy dos homens vivos", de Martin Kilian (Kilians Kolumne: SPIEGEL online, 03/01/2002). Ao fazer nova revisão, vejo quão falíveis acabam sendo os meus denodados revisores.







8

Certamente, Mingão! E estaríamos de volta a Oswald: "comprimidos minutos de poesia". O jornalismo, como a vida, precisa voltar a ser imprevisível.







9

Dileto Pafúncio Urlândio, às vezes o soneto é bem melhor do que a emenda! Mas, vamos seguir "No encalço de uma lenda: Robert Walser", que, sem confundir aios com bugaios , acabo de publicar em ensaios .



[Em redação , o mesmo texto começa uma série chamada "No encalço de uma lenda". Não sei se é bem isso, mas suponho que haja leitores para cada secção específica do site.]







10

Tico e Teco batem cabeça. O resultado é isso aí: "estapafúrgios piques de jornalista" & a avassaladora catadupa de vocábulos tipo "neurôneo". O acento em "tú" me faz lembrar Anísio Silva dando a deixa às virgens: "Tu, somente tu...".







11

"Botapafuncionar" foi demais, Simostral! Valeu mesmo!





12

Nem deu tempo. Taí, isso é pra gente ver que uma vírgula não é nada diante de um sujeito inexistente.



[Depois de ter inserido uma errata, súbito o quadro me aparece totalmente limpo. E nem é tão difícil saber quem fez a limpeza.]







13

Weiter geht es! Weiter geht es! Zum Glück, mein lieber Simon Strahl!







14

Mein sehr geehrter lieber Simon Strahl, ich freue mich auch sehr! Gut, dass es Dich gibt!







15

Sem querer ser zombeteiro: "trânsguga"?



[Esse provocou um abalo sísmico de proporções gigantescas. Uau! E reedições em cascata desses textos que erram em quase todos os erros que apontam nos meus textos.]







16

Em vez de festejar e respeitar a liberdade que a todos nos contempla ("os textos não passam pelo crivo de ninguém"), o que supõe não apenas respeito, mas tolerância, há quem sonhe com intervenções autoritárias. Então tá!







17

Clama por intervenção da autoridade, mas, complexado, insiste em cobrar comportamentos hierárquicos, agredindo pateticamente alguém que julga ser uma autoridade. Um caso complicado. Falta de colo talvez.







18

Não é de hoje que o uso do meu nome amealha leitores para textos inclassificáveis. Que fixação! Lembra aquela música do Chico Buarque: "te adorando pelo avesso". Em todo caso, tenho aqui sal grosso ao lado do teclado.







19

Leitor amigo ou inimigo, acabo de publicar: "MAMÃE, EU NÃO SOU A SANDY!" [Só não me garanto muito na pontuação, tá ligado? Mesmo sendo "professor", sabe como? Quanto ao tema, não posso adiantar nada, viu! Confiram.]







20

Leitura indispensável: "Mais uma vez às trincheiras", de CARLOS POMPE.







21

Ante a afirmação de que "O Espiritismo é uma doutrina que melhor segue e vive o Cristianismo hoje em dia [...]", quisera perguntar: 1) Se antes não era assim, por quê? 2) No futuro pode vir a ser diferente?



[Já que o assunto era o Espiritismo, achei que entraria em pauta a questão da qualidade literária da maior parte dos textos psicografados. Por que a predileção por parnasianos, por exemplo?]







22

Impressiona esta frase: "Impressionante a semelhança de estilo entre Lúcio de Pedro Antunes". De arrepiar!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui