Usina de Letras
Usina de Letras
183 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Desafios, competições e madalhas. -- 14/07/2007 - 23:07 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Desafios, competições e medalhas.

A vida é uma verdadeira competição. Os desafios começam no momento exato de nosso nascimento. O ser humano é dotado pela inteligência e por isso sabe exatamente como é difícil conseguir vencer as diversidades que nos são apresentadas todos os dias.

Estamos vivenciando um espetáculo privilegiado nas Américas. Os Jogos Pan-americanos na cidade do Rio de Janeiro estão sendo um desafio para todos. Sabemos das dificuldades que tivemos desde o inicio, quando nos candidatamos para sediar o evento esportivo mais importante do continente. Concorrer com a cidade americana de Sant Antonio, foi o primeiro obstáculo que vencemos.

Vencida a primeira etapa, nos comprometíamos a construir toda uma infra-estrutura necessária para a execução dos Jogos Pan-americanos. Aí começamos um caminho de planejamento para deixar prontas as instalações. Agora o mais difícil estava por vir. Vencer as forças políticas contrárias. Enquanto um grupo trabalhava à favor do Rio de Janeiro, outros grupos bairristas trabalhavam em direção oposta; torciam para não dar certo.

Os idealizadores venceram mais uma batalha. As interrupções por falta de verba, os interesses particulares de algumas entidades impediam o bom desempenho das construções necessárias. Tudo foi sendo vencido com enormes dificuldades. Os organizadores dependiam de vontade política nem sempre disposta a trabalhar para que o evento fosse realizado. Por outro lado, o Rio de Janeiro nunca havia vivido uma fase de violência tão grande. Bem perto dos estádios sedes dos jogos aninham-se o crime e as drogas. A policia do Estado precisou fazer o enfrentamento armado no complexo do alemão (onde existem várias favelas infestadas por marginais traficantes). Mais uma vez os organizadores e governo (agora empenhados) venceram mais um obstáculo.

Idealizadores, organizadores, governos, profissionais liberais e principalmente os operários e voluntários conseguiram realizar do dia 13 de julho de 2007 um belíssimo espetáculo de abertura dos Jogos Pan-americanos no Estádio Mario Filho, o Maracanã.
Atletas e público foram unànimes em aplaudir o evento.

Hoje, dia 14 de julho, algumas modalidades esportivas ainda estão sendo realizadas. O Brasil ainda não conseguiu a sua primeira medalha de ouro, mas estamos procurando mostrar através de nossos atletas, que temos condições de competir e vencer. Aliás, já vencemos, independentemente de qualquer resultado.

Esperamos, no entanto que esse evento abra as portas para trazer as Olimpíadas e que os governos federal, estaduais e municipais continuem dando interesse ao esporte, pois ele deve caminhar paralelamente à educação, a cultura e a cidadania.

Investir em esporte é afastar os nossos jovens dos caminhos maléficos do crime e das drogas. O esporte trás felicidade, saúde e disciplina.

Espero que essas instalações mereçam do governo do Estado do Rio de Janeiro uma manutenção permanente, pois foi difícil de construí-las e certamente custará uma soma bastante grande para continuar justificando as suas construções.

Vamos torcer pelos nossos atletas saírem vencedores, mas vamos torcer também para que o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro façam por merecer o monumento do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo atual. Parabéns Rio, Parabéns Brasil e brasileiros!

14/07/2007
Paulo M.Bernardo




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui