Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A VIDA REAL DE UM CIDADÃO, QUE SE ACHA COMUM -- 01/07/2007 - 19:15 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A VIDA REAL DE UM CIDADÃO, QUE SE ACHA COMUM

Se há malfeitores ou corruptos, não há tempo para dissecá-los ou
entendê-los. Meu pouco tempo para pensar e respirar livremente, é gasto em muitas caminhadas.

Não, nada de exercícios físicos terapêuticos ou recomendados por médicos especialistas. É tempo aplicado em pesquisas. Ah! Quê pesquisas? Outro emprego, outro bico?
Sim, às vezes, até pode ser. Mas, vamos resumir: É idas ao supermecado, feiras, armazéns e afins. É verificar onde há melhores preços, mais facilidades.

Com muita sorte, o melhor, isto é, o mais barato fica no meu bairro, na minha rua mesmo, é puro milagre do Padre Reus. Eu já fico treinado para a romaria do dia 8 de julho.Está aí a minha academia! Puro levantamento de peso e, gratuitamente.

Se há 20 mil cargos de confiança no país ? Eu é que sei? Sei é de minhas contas para pagar: água, luz,impostos...Lógico, que telefone só um mísero pré-paguinho celular, que até parece pai-de-santo, só recebe e
quase não faz chamadas.Telefone fixo, internet? Que é isto, companheiro?
Isto tudo é luxo de classe média-média ou alta, não é coisa de pobre.

CPIs, imunidade parlamentar, aumento de salário de mais de 1%, código
de processo penal, retroativo, etc.,etc. Sei nada disto, não.Tenho alergia ferrenha por políticos. Só decido em quem votar, na última semana para a eleição. Eles são todos farinha podre do mesmo saco.Será que farinha apodrece mesmo? Não,lá em casa, porque logo vira bolo, bolinho, pão,
macarrão.

Tenho vontade de chorar ao receber meu envelope de pagamento, meu contra-cheque. Aquilo, que nunca chega nem para ir a um cinema ou comprar roupa nova. Ah! Abençoado 13°, chega novembro, chega dezembro. Que não estrague fogão, geladeira ou nenhum vírus pegue
a mim, a nega-véia e o piá. Então, a gente pode bancar um sonho a mais.
Nesta vida, não se poder rir e muito menos chorar, isto não é coisa de homem forte.

Meu avó, meu bisavó, meu pai e eu construimos este país. Quantos edifícios fizemos chegar pertinho das nuvens, quantos hospitais, escolas, residências.

As mulheres de nossas vidas, lindas morenas, mulatas e galegas foram as nossas avós, mães, irmás, esposas e filhas. Todas empenhadas em seus dignos deveres de mães e na labuta na casa dos ricos, sem a sua própria casa, mas habilidosas transformavam barracos em lares aconchegantes.

Nunca roubamos nada de ninguém, nem um moedinha sequer.Somos pós-graduados em decência, em honradez, em integridade. Ao passarmos na rua, ninguém nos verá, ninguém nos apontará, ninguém nos invejará.

O progresso para mim é sinónimo de muito trabalho e dedicação.

Não criei nada. Sou um homem simples, que levanta-se ao alvorecer.
Que enfrenta as madrugadas. Eu sou a multidão. Meu nome é simples,
comum. Minha pátria é onde há trabalho, para que possa sustentar a minha família. Enfrento até o deserto, se assim for necessário.
Não temo intempéries. Sou perfeitamente esquecível, anónimo, trivial.
Sem mim, não existe o verdadeiro progresso. As paredes não se levantarão. As casas ficarão sem muros. Os grandes centros comerciais inesxistirão. Quem dirigirá o carro oficial que levará o juiz, o senador, o ministro ? Todo o país não sobrevive sem mim.

Posso me olhar em qualquer espelho. Ele mostrará o semblante simples de um homem, que apenas quer sobreviver.

Não questiono se sou bom ou mau. Não me sobra tempo para isto. Meu tempo é precioso. Não sou triste ou alegre, sou conformado. Sou precavido.

Nem sei bem o que é euro ou dólar. Sei o que é economizar e poupar em
reais. Esta é a minha vida real.

Sinto a culpa de não poder proporcionar uma vida melhor a minha família,
mas não perco a esperança...um dia, um dia tudo vai melhorar.Há sempre a fezinha na loteria, no jogo do bicho.

Não tenho muita explicação para dar, porque só estudei até o terceiro ano do primário.Burro não fala, senão dá opinião errada.

Nem sei para que lado fica Miami. Acho que é para o norte.Só penso em agir direito, para dar uma melhorada no salário e trabalhar para valer.
Dar bom exemplo para o filho. Acho, que nem sou patriota, porque só penso em mim e na minha família.

Não sei se sou um homem forte ? Acho que não. Sou apenas um trabalhador. Também não sou um herói. Eu era do interior, da grota mesmo e me dispensaram até do serviço militar. Tinha gente demais e comida de menos no quartel. Era muita gente para o governo sustentar.
Ainda bem que não dei prejuízo, já que não dou lucro, porque não pago imposto de renda.

VOCÊS SABEM QUANTO CUSTA UM VEREADOR PARA UMA CIDADE ?
UM DEPUTADO ESTADUAL ?
E UM DEPUTADO FEDERAL?
E ELES PAGAM ALUGUEL, TELEFONE, CORREIO, INTERNET, IMPOSTO DE RENDA ?
Breve, teremos o recesso parlamentar.
Nossos políticos trabalham demais. Necessitam de
férias. E, VOCÊ quando estará de férias?












Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui