Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50662)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tal pai, tal filho...e tome bomba no Iraque! -- 14/02/2003 - 11:21 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando George Bush, o pai, resolveu guerrear contra o Iraque, o mote foi a invasão do Kwait pelo país de Saddam. Logicamente que o papel de defensor dos países oprimidos pela tirania e pela irracionalidade, outorgado aos EUA pela letargia da ONU, o fórum de defesa dos interesses norte-americanos, foi perfeitamente exercido, tendo êxito a coalizão na expulsão do invasores, sendo estabelecidos, por meio de resolução da ONU, deveres de casa a serem praticados pelo Iraque, sob a ameaça de sanções em caso de descumprimento.



Agora, George Bush, o filho, parece ter 33 quilômetros como o mote da nova guerra contra o Iraque. Trata-se da descoberta pelo inspetores de armas da ONU de um míssil iraquiano que pode atingir 183 quilômetros de distância, 33 km. além daquela estabelecida pela ONU. O Iraque somente pode ter mísseis que alcancem 150 quilômetros; ou seja, a menos que sejam lançados de sua fronteira, tais mísseis não têm condições de atingir nenhum país que queria guerrear contra a nação iraquiana. Os iraquianos não podem se defender em caso de guerra. É a única nação do mundo a quem a ONU nega o direito à auto-defesa. A lógica dessa política somente se explica pela vontade férrea dos EUA de impor ao mundo sua própria tática defesa: se algum país representar perigo à grande nação americana, imediatamente os mecanismos de eliminação da ameaça são acionados, via ONU.



Evidentemente, o único fator preponderante na política de defesa dos EUA é o poder militar efetivo do país que supostamente representa a ameaça, ficando, nesse caso específico, em segundo plano o poder econômico desse país. Muitos se questionam porque os EUA tratam de forma diferenciada países como a Rússia, a China, a Coréia do Norte e o Iraque.



O primeiro, como sabemos, inimigo histórico dos americanos, não tem uma economia forte como a da China, contudo possui um arsenal nuclear capaz de destruir o mundo inteiro. A China também possui arsenal nuclear, assim como a Coréia parece dispor de algumas ogivas nucleares. Em termos bélicos o Iraque é o mais fraco desses países, em que pese as alegadas ameaças atribuídas pelos EUA a Bagdá em relação ao uso de armas químicas, de cuja existência até o momento os inspetores da ONU não detectaram qualquer vestígio.



Diferentemente daqueles três países, apesar de ser o segundo produtor mundial de petróleo, o Iraque não oferece perigo efetivo à segurança dos EUA, tanto quanto, se assim quisessem, russos, chineses e coreanos do norte. Aliás, é curioso perceber que, em relação à Coréia do Norte, a disposição dos americanos é de negociar, sem ameaças de guerra, invasões ou coisas do gênero.



A atual ópera bufa sob o comando de Bush tem a seguinte lógica: a invasão do Iraque com o único propósito de controlar os poços de petróleo se justifica plenamente se levarmos em conta que a economia norte-americana não pode prescindir do óleo que a sustenta, e o Iraque, detentor da segunda maior reserva, tendo Saddam Huissein no comando, pode muito bem arruinar a curto, médio ou longo prazo, a mais poderosa economia do mundo, desde que decida interferir no preço dos barris de petróleo, pelo controle da produção e exportação do produto.



Parece simples, contudo é á mais lógica explicação para tamanha sede dos EUA em guerrear um país que não pode atirar um mísero míssil além de seu próprio território!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui