Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->15. IPOJUCÃ -- 10/02/2002 - 16:56 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Naquele dia, o velho expositor ficou realmente zangado. Na qualidade de presidente do centro espírita e principal orador, Ipojucã sentiu-se afrontado pela jovem sentada na primeira fileira.

De fato, Rosalinda não se contivera ao ouvir que Jesus era casto, que Maria era imaculada e que José era puro:

— Essas coisas são dos tempos da carochinha. O senhor me perdoe, mas isso não foi o que Allan Kardec ensinou em suas obras. Ele disse que Jesus era o modelo de perfeição do ser humano, ou melhor, os espíritos disseram a ele. Ora, o ser humano, para ser perfeito, tem de procriar. Sendo casto, deixa de ser perfeito. É o mesmo que dizer que Maria era virgem e que José não a tocou sexualmente. Ora, Jesus, pelo que está nos evangelhos, tinha irmãos. Sendo irmãos mais velhos, era sinal de que José mantivera relações carnais com uma mulher de quem enviuvou. Irmãos mais novos só poderiam provir de Maria, o que eliminaria a condição de sua virgindade material. A menos que ela fosse, como acredito que tenha sido, pura e virginal espiritualmente.

O velho Ipojucã pigarreou, acrescentando que as teorias eram de que a sagrada família, na história, sempre foi considerada exemplo e encerrou a palestra, solicitando a todos que mantivessem o resguardo da contaminação vulgar que redundaria, caso não houvesse vigilância, em graves prejuízos para os encarnados.

Imediatamente, solicitou que se amainassem as luzes e efetuou uma prece rápida, rogando aos espíritos de prontidão que iluminassem a mente de cada pessoa no auditório.

Ficou evidente a Rosalinda que se abalara o conferencista, tomando a observação como que dirigida exclusivamente a ele. Por isso, esperou que o povo fosse receber os passes magnéticos, pondo-se atenta para surpreender o orador sozinho.

Na verdade, durante mais de vinte minutos, ele se viu rodeado de velhas freqüentadoras, cujos resquícios de conversa Rosalinda mais imaginava do que realmente ouvia:

— O senhor não deve ficar aborrecido... Ela é assim com todo o mundo... Quem sabe um dia alguém também irá dar-lhe uma lição... Onde já se viu dizer que Jesus tivesse uma vida sexual ativa...

Mas até essas línguas se cansam, de modo que Ipojucã acabou apenas sob o olhar da moça, que o encarava a distância. Então, fez um gesto a ela, para que se aproximasse:

— Vamos até a minha sala, porque eu acho que você tem alguma coisa para me dizer.

Rosalinda esperou para falar até o momento em que ambos estavam acomodados nas cadeiras do diminuto escritório.

— O senhor deve estar pensando que vou lamentar a minha intromissão na sua palestra. Ao contrário, eu tinha outras coisas para discutir. Se não pude fazer de público, vou fazer em particular.

— Minha filha, eu estou com mais de sessenta anos. Você deve ter uns vinte e oito, trinta...

— Vinte e seis. Mas isto não pesa na minha argumentação. O senhor já ouviu dizer que descobriram um evangelho escrito por Tomé, no qual se lê que Jesus era casado com Maria Madalena?

— Eu não ouvi falar nem que Tomé houvesse escrito um evangelho.

— Dizem que Maria também escreveu. De qualquer modo, todos sabem que havia mais de quarenta evangelhos, que os padres reduziram aos quatro conhecidos.

— Isto não quer dizer que a seleção tenha sido mal feita.

— O meu ponto de vista não considera a seleção nem bem nem mal feita. Esses são problemas que agora já não têm nenhum significado. É como aquela teoria que diz que Jesus tinha um corpo fluídico e não material, como o nosso. Quanto a isso, Kardec deu uma resposta decisiva, embora eu tenha lido que muita gente ligada a várias federações espíritas sigam a idéia combatida pelo Codificador.

— Eu não vou discutir o Roustaing com você. Concordo que isto não vai levar-nos a nada. Mas o que você queria dizer para o povo em geral?

— Para o povo, eu diria para tomar cuidado com certos ranços católicos infiltrados no Espiritismo, ou melhor, no movimento espírita. Diria que o mais importante é respeitar as idéias e sentimentos do Cristo, considerando-o verdadeiramente o modelo de perfeição para a humanidade, sem entrar em considerações sobre os costumes sociais que geraram inúmeros preconceitos, haja vista que Jesus salvou a adúltera do apedrejamento.

— Pelo que me consta, nesta casa, não lapidamos ninguém.

— O senhor mesmo atirou algumas pedras hoje, dizendo para as pessoas serem puras, como José e Maria, e castas, como Jesus. O senhor se esqueceu de que, para os espíritas autênticos, todos somos filhos de Deus e todos, sem exceção, iremos freqüentar os jardins do Éden. Mas não se pode pedir uma perfeição que contraria as leis naturais.

— Quando comeram a maçã, Adão e Eva foram expulsos do paraíso...

— Só posso entender sua observação como uma brincadeira. O senhor não deve acreditar seriamente nessa outra história da carochinha.

— Claro que não acredito, mesmo porque Kardec analisou tal passagem do Gênesis, concluindo que se tratava de um mito, de um ensinamento sob forma de parábola, como tantas que Jesus criou.

— Pois eu acho que o discurso para as pessoas que vêm em busca de conhecimentos espíritas deveria ficar centrado na doutrina dos espíritos, na explicação das leis e dos fenômenos mediúnicos. Quando se trata dos textos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, é bom realizar uma leitura simples, sem comentários, para que cada um tenha uma impressão pessoal do assunto, conforme seu procedimento na vida.

— Eu admiro muito a sua objetividade, querida Rosalinda, entretanto, a gente corre um risco danado de fomentar, você me perdoe citar um caso pessoal seu, a produção independente de filhos, porque não pregamos a contenção sexual antes do casamento.

— Por mais que as pessoas desejem coibir as relações entre os jovens, o que se tem visto é um crescimento efetivo do número de adolescentes grávidas. Seria preciso uma revolução social, a partir de um regime melhor de distribuição de rendas, para que todas as pessoas tivessem um mínimo de educação, para não terem filhos que não têm condição de criar. O meu caso, já que o senhor falou nele, é bem diferente. Eu quis ter a minha filha e tive meios de educá-la. O que me deixa muito preocupada e sentida é o grande número de abortos por todas as partes do mundo. E aborto é coisa que eu sei que a maioria dos espíritas condena, especialmente por se tratar da frustração de uma oportunidade de vida.

Ipojucã ouvia atentamente as palavras espontâneas da moça e ia deduzindo que fora atingida fundo pelas observações que ele fizera durante a palestra. Mas não queria deixar de dizer tudo o que pensava, de modo que precisou criar coragem para acrescentar:

— A sua maneira de encarar o Espiritismo é muito pessoal. Se você assistisse às exposições e conferências em outros centros, poderia fazer uma idéia melhor de como os oradores que representam o movimento espírita tratam deste e de outros temas.

Rosalinda impediu o presidente de continuar:

— O senhor está querendo ser delicado para dizer que me quer ver pelas costas. A minha presença aqui o incomoda, como incomoda àquelas carolas que vieram confortá-lo depois da reunião. Pois bem, eu vou aceitar o seu conselho. Passar bem e obrigado por tudo. Não se esqueça, todavia, de que as reuniões são públicas e de que eu vou voltar sempre que quiser.

— Desde que não atrapalhe os trabalhos, sempre será bem-vinda. Aliás, você poderia ter tomado um passe, para sentir-se melhor.

— Não estou me sentindo mal.

— No mínimo, está nervosa e agitada, tanto que concluiu que eu a estava mandando embora, quando a minha intenção era fazer que você tivesse outras experiências, para enriquecer seu cabedal e poder ensinar às pessoas mais tímidas do nosso círculo. Você, saindo, posso afiançar-lhe, irá ser um ponderável desfalque entre as nossas colaboradoras mais prestimosas.

Sem acrescentar mais nada, ambos estenderam as mãos sobre a mesa que os separava e se despediram, indo cada qual curtir as expressões de desabafo que há muito tempo estavam entaladas em suas gargantas.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui