Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50594)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PREVIDÊNCIA EM FOCO I - UMA INJUSTIÇA?!!! -- 11/02/2003 - 08:25 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A Rede Globo, que sempre foi reconhecida pelo PT como o melhor veículo de convencimento da população em favor dos expeculadores do país, começou ontem a prestar o grande serviço também ao governo petista na privatização previdenciária, que tanto agrada aos grandes investidores. Como não podia deixar de ser, os servidores públicos foram os principais acusados.



“O Jornal Nacional vai apresentar, nesta semana, uma série de reportagens especiais sobre a Previdência Social brasileira. Com números oficiais, você vai ver por que as contas não fecham. Como o tratamento desigual de trabalhadores comuns e servidores públicos agrava imensamente o problema. E o resultado prático dessa injustiça: se isso não mudar, a aposentadoria de todos os brasileiros estará ameaçada. Um problema que não afeta somente a economia - mas toda a sociedade. (Jornal Nacional, 10/02/2003).



Vejamos se há alguma injustiça:



O Boner exemplificou: “Gente que trabalhou hoje, nesta segunda-feira, como Luzia, metalúrgica, paulista, 35 anos - a idade média do trabalhador brasileiro. Ela ganha R$ 500 por mês - o salário-médio do empregado que tem carteira assinada. Desconta quase 10% para a Previdência. E se mantiver essa média, terá direito a uma aposentadoria de R$ 400; R$ 100 a menos do que o salário atual.”



Mas o mesmo Boner não apresentou o outro exemplo: Um funcionário público que “ganha R$500 por mês” pode aposentar-se com R$500, mas não paga só “quase 10%”, e sim “11%”.



É injustiça quem paga mais receber mais? Injustiça seria se esse servidor que paga mais viesse a se aposentar com o valor daquela que paga menos.



E, por que o chamado "tratamento desigual" seria tão grave, se para receber mais estamos pagando mais? Fazer justiça para eles seria nós pagarmos mais e recebermos menos? Porque virmos a pagar menos implica menos arrecadação para o Estado também. A duvidosa equação pode ser estudada também em REFORMA PREVIDENCIÁRIA - A INSEGURANÇA DO SEGURADO.



Se você quer saber quais são os responsáveis pelo déficit previdenciário, leia o artigo do Procurador Airton Florentino de Barros



Veja sobre a reportagem do dia seguinte em PREVIDÊNCIA

EM FOCO II - AS DIFERENÇAS




PREVIDÊNCIA - HÁ MUITAS COISAS POR TRÁS.







Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.



Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;

Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.

Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui