Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->U-zine (15) -- 10/02/2003 - 02:40 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Com vocês o "U-zine (15)", com o que deu pra salvar desse quadro tão sujeito a limpezas. Acabo de encontrá-lo, há pouco, inteiramente vazio. O único espaço ocupado não traz senão um ponto final entre parênteses à guisa de assinatura. Lembra muito os campinhos de futebol de qualquer infância, quando o dono da bola resolve que a partida está terminada e se retira com seu troféu. Pois é, alguns desses pobres meninos mimados, coitados, ninguém ainda lhes disse com todas as letras que eles já cresceram. Continuam a repetir, compulsivamente, gestos da infância nunca plenamente vivida. Gostam de viver a expectativa, de antemão frustrada, de que um torrão de açúcar virá recompensá-los por serem uma coisinha tão bonitinha do papai e da mamãe.





1

"Dizem que os dedos sentem cheiro", canta Jorge Aragão. Boa trilha sonora para "Passo delegação a teus dedos", de Heros Miller. Mudando de pato pra ganso, o Alcir podia tentar um último recurso, passar a assinar José Trigo.





2

Torre da Guia, gostei do "lá se vai às malvas". Mas vamos reler esta frase: "O que a Você preocupa não é deveras as cores, os exageros ou que quer que seja na circunstância e consoante refere."



[Tentei, mas não entendi. Aliás, algumas pessoas perderam completamente a noção de que este é um site literário. Estão se permitindo coisas bastante constrangedoras!]





3

Bem, agora só falta o José Trigo revelar que foi secretamente clonado pelos raelianos. Mais Torre da Guia: "e lá se vai [sic] às malvas o bastão do "auto-clic" e outras esconsas habilidades em face do Placar ." Uau!



[O Torre da Guia fica a nos dever explicações. Não apenas de ordem, digamos, estilística, mas, sobretudo, semânticas. O que são "o bastão do auto-clic e outras esconsas habilidades em face do Placar "?]





4

BOMBA: O poeta e cordelista do site [Daniel Fiúza assina assim] aguarda pronunciamento do sr. Waldomiro [ah! o sr. Waldomiro!] sobre conseqüências, para o funcionamento do site, do (ab)uso de letras coloridas, em movimento, garrafais etc. Vixe!!!





5

O Osaka, depois de ler o seu texto e achar que ele mimetiza muito bem o que descreve, fiquei imaginando que você tenha mesmo sentido um "Alívio Imediato". Gostei desse teu novo título: "Aprenda a fazer letras com cheiro".





7

Um título: SEXO NÃO É SOMENTE PÊLO, NÃO.





8

Um pensamento: "Eu sou aquilo que eu digo de mim como se fosse um outro".





9

Uma expressão: "chantilly ideológico".





10

E uma definição divina: "Deus é um cara cheio de Si."





11

Título para um poema erótico: QUERO-TE IMENSO.





12

Título para uma carta muito lida: AOS QUE SE FAZEM DE SANTINHOS.





13

Título para um libelo daqueles: ELES SÃO POUCOS E SÓ QUEREM APARECER NO QUADRO.



[No original, Alexandre Garcia se refere aos radicais do PT.]





14

Farça?! Ah, sim, tem até aquele ditado: "Farça o que eu digo e não farça o que eu farço". O Mazzaropi, por exemplo, dizia que "casá no sirvir é que é bão, pruque se sirvir sirvir, se não sirvir..."



[E olha que eu procuro ser condescendente! Mas tudo tem um limite, não é mesmo?]





15

Pô, gostei desse Canalha sem Carater . Nos dias de hoje, está cada vez mais difícil alguém poder dizer isso com todas as letras e com toda a dignidade: "Não valho nada." É isso aí, Ca-Ca!





16

INCENSIBILIDADE?! Tem a ver com INCENSO? Pois tinha um amigo meu que declamava: "Ora direis ouvir BESTEIRAS!" E o título de um poema ao que se diz excluído: CERTO PERDESTE O CENSO!





17

Antro de malucos?! Tô fora! Não sou de excessos. Apesar de um ou outro acesso - nada grave - devo estar entre as exceções! Sei lá, não gostei muito do laquê no cabelo daquela bispa raeliana! Nem do batom!





18

"Língua ferina" é expressão, aqui, inadequada. Ferinos seriam os dedos. A música do Jorge Aragão martela na cabeça: "Dizem que os dedos sentem cheiro". Já publicaram o APRENDA A FAZER LETRAS COM CHEIRO?





19

Depois de ler um artigo, alguém quis saber: "Será que o autor pensa mesmo desse jeito?" Respondi: "Se pensa desse jeito, eu não sei. Ele escreve desse jeito." Um texto: "A poesia que os meus dedos ainda querem".





20

Um equívoco é a não compreensão de que aqui se realizam atos de escrita. Muitos acham que estão falando [ou berrando]. Para um site que se quer literário, não valem um figo podre esses "chatistas de uma figa".



[Para Dom Kless, em "aqui se realizam atos de escrita" o sujeito é indeterminado, o verbo devendo vir portanto no singular. Não ficou nem chique essa desastrosa intervenção.]





21

Bem, a grande platéia já deve estar farta de saber que esse nosso "revisor" [Dom Kless] não é do ramo. Poderia voltar a martelar a tecla carunchada de que não sei pontuação [sobre isso ele escreve artigos horríveis, arregimentando uma quantidade considerável de basbaques que os visitam pelo mero prazer de constatar os supostos erros do - atenção, isso é muito importante! -"professor"]. Uma vírgula sempre acaba escapando ao controle, não é mesmo?





22

Longe de tentar incitá-los a um comportamento virtual mais compatível com os ideais de uma convivência humana civilizada, mais ainda fazer por atiçá-los, para que se consumam nas chamas de sua anônima vulgaridade.



[Por não acreditar no clima falso de reconciliação, nesses esforços inúteis para tratar com anônimos intratáveis.]





23

Quem realiza atos de escrita? O KLESS, oras! Com letras coloridas e em movimento, ele já deve estar pintando uma plaquinha da hora: CORRIGE-SE ERROS. Em seguida, espalha-se [sic] os linkinhos.



[Tomara que esse moço nunca venha a cair do personagem que parece representar tão seriamente. Eu torcia, juro, para que tudo não passasse de uma brincadeira jocosa. No entanto, alguns dos textos que ele publica - e tenho tido a paciência de conferir - revelam um quadro mental deveras preocupante.]





24

"A violência e a falta de sentido não são, afinal, a mesma coisa?" (Max Horkheimer)



[Ao encontrar o quadro inteiramente esvaziado por um engraçadinho anônimo, que assina com um solitário ponto final entre parênteses.]
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui