Usina de Letras
Usina de Letras
84 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Entrevista Com a Escritora Marília Kubota -- 03/03/2018 - 17:27 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Entrevista com a Escritora Marília Kubota
Como já anunciei, estou participando da campanha Entrevista com Escritores.
Hoje tive a alegria de entrevistar a escritora, Marília Kubota, que mora na mesma cidade que eu, Curitiba.
1- Qual é o seu nome e onde mora?

Meu nome é Marilia Kubota, moro em Curitiba.

2- Quando percebeu que tinha o dom de escrever?

Não acho que tenha dom para escrever. Gosto de ler literatura. Quando aprendi a ler, comecei a ler todos os livros que ganhava na escola, de aniversário. Na minha casa não havia livros. Lia crõnicas de e poemas Clarice Lispector, Carlos Drummond, Millôr Fernandes em antologias escolares. Lia os livros (clássicos) de um tio, sócio do Clube do Livro. Comprava livros de bolso da Ediouro. Comecei a escrever cartas aos 12/13 anos, quando comecei a ler jornais e revistas semanais. Comecei a escrever diários, nesta época, também. Aos 15 comecei a escrever poemas.

3- Quando decidiu ser escritor?

Não decidi ser escritora. Gostava de ler e escrever, por isto fui fazer o curso de Jornalismo. Não achava que poderia ser escritora, ou poeta. Sou muito tímida, não sabia falar em público, não conhecia nada sobre teorias literárias. Por isto achava que não poderia ser escritora. Escrevia e deixava tudo na gaveta. Em 2008 publiquei meu primeiro livro, “Selva de Sentidos”. Em 2010, fiz mestrado em Estudos Literários. Depois disto, fiz palestras, oficinas, rodas de leitura, participei de saraus, organizei eventos e antologias. Publiquei 4 livros de poesia e organizei duas antologias.

4- Você teve o apoio da família?
Até hoje não contei para o meu pai que sou escritora. Minha família acha que não faço nada. Mas alguns apoiam. O maior apoio veio de meu marido, falecido há 3 anos. Ele me incentivou a publicar livros e fazer mestrado. Era também artista, um dos maiores fotógrafos de cultura popular do Paraná.

5- Como você reage às críticas negativas?
Não sei o que são críticas negativas. Gosto de receber leituras de outros poetas. Dias atrás, o poeta Carlos Dalla Stella me falou as impressões dele sobre um livro que pretendo publicar. Amei.

6- Quais os nomes e assuntos das suas obras?
Meus livros publicados até hoje são: “Selva de sentidos” (poesia, 2008, Curitiba),”Esperando as Bárbaras (poesia, 2010, Curitiba). “micropolis” (haicai, 2012, São Paulo) e “”Diário da vertigem” (poesia, 2015, São Paulo). Organizei as antologias “Retratos japoneses do Brasil - Literatura Mestiça “ (contos e crônicas, 2010, São Paulo), textos de ficção de escritores nipo-brasileiros e “Blasfêmeas: mulheres de palavra” (poesia, 2015, Porto Alegre), poemas de 64 autoras brasileiras contemporâneas.

7- Onde podemos comprar seus livros?

Micropolis, na Editora Lumme, Retratos Japoneses, na Editora Annablume, Diário da Vertigem, na Patuá, Blasfêmeas na Editora Casa Verde. Alguns podem ser encontrados na Livraria Cultura, outros na Saraiva, outros na Estante Virtual. Em Curitiba, na Livraria Vertov e Livraria Joaquim e pelo site da Editora Insight..

8- Qual o recado você dá para os jovens que desejam ser escritores?
Leiam muito.

9- Deixe seu nome e redes sociais para contatos
Estou no Facebook como Marilia Kubota. Meu blog: www.mariliakubota.wordpress.com.
Luciana do Rocio Mallon

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui