Usina de Letras
Usina de Letras
250 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->www.torredotombo.com.pt -- 23/07/2011 - 10:54 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais==So@umpardemãos.com

texto

Torre do Tombo é o local onde se guardam todos os documentos antigos. Está situada em Lisboa, junto à Cidade Universitária.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo - Sentença de 1587 - Trancoso, Portugal
SENTENÇA PROFERIDA EM 1587 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO - Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5, maço 7.
"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres, trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas. Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres.
Não satisfeito tal apetite, o malfadado prior, dormia ainda com um escravo adolescente de nome Joaquim Bento, que o acusou de abusar em seu vaso nefando noites seguidas quando não lá estavam as mulheres.
Acusam-lhe ainda dois ajudantes de missa, infantes menores que lhe foram obrigados a servir de pecados orais, completos e nefandos, pelos quais se culpam em defeso de seus vasos intocados, apesar da malícia exigente do malfadado prior."
Agora vem o inesperado:
"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos dezessete dias do mês de Março de 1587, fundado na ajuda do réu para povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada nessa época e, em proveito da fazenda real, o condena ao degredo em terras de Santa Cruz, para onde segue a viver na vila da Baía de Salvador como colaborador de povoamento português. El-rei ordena ainda guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo".
Comentário: dentre os vários nomes pelos quais “aquilo” é conhecido, inclui-se este: vaso nefando. Vivendo e aprendendo...
Cuidado: Vaso nefando de bêbado não tem dono!!!
Torre do Tombo es el lugar donde alojanse todos los documentos antiguos. Está situado en Lisboa, cerca de la Ciudad Universitaria.
Sentencia de 1587 - Trancoso, Portugal
Archivo Nacional de Torre del Tombo
SENTENCIA PROFERIDA EN 1587 EN EL PROCESO CONTRA EL PRIOR DE TRANCOSO - Autos archivados en Torre del Tombo, armario 5, paquete 7.
"El Padre Francisco da Costa, Prior de Trancoso, de sesenta dos años de edad, será desterrado de sus órdenes y arrastrado por las calles públicas, atado a rabos de caballos, terá descuartizado su cuerpo y se pondrá los cuartos, cabeza y manos en distritos diferentes, por el crimen de que fué interrogado y que él no contradijo, acusado de haber dormido con veintinueve ahijadas y tener con ellas noventa siete hijas y treinta siete hijos; de cinco hermanas él tuvo dieciocho hijas; de nueve comadres, treinta ocho hijos y dieciocho hijas; de siete niñeras él tuvo veintinueve hijos y cinco hijas; de dos esclavas él tuvo veintiún hijos y siete hijas; él durmió con una tía, llamada de Ana da Cunha, de quién tuvo tres hijas.
Total: doscientos y noventa nueve, siendo doscientos y catorce hembras y ochenta cinco varónes, después de haber concebido en cincuenta y tres mujeres.
Tal apetito no satisfecho, el prior desafortunado, todavía durmió con un esclavo juvenil, llamado de Joaquim Bento, que lo acusó de abusar en su jarrón nefando seguidas noches, cuando las mujeres no estaban allí.
Todavía lo acusan dos ayudantes de misa, infantes más pequeños que fueron obligados a servirlo com pecado oral, completo y nefando, para él, del qué ellos se culpan en la defensa de sus jarrones intactos, a pesar de el prior nefasto exigir de ellos la malicia."
Ahora viene el inesperado:
"El rey, El-Rei D. João II, lo perdonó la muerte y pidió ponerlo en la libertad al decimoséptimo día del mes de Março de 1587, por reconocer su ayuda para poblar la área de la Beira Alta, tan inhabitada en el momento y el beneficio para su granja Real, él lo condena al destierro en las tierras de Santa Cruz, dónde él sigue para vivir en la villa de la Baía de Salvador, como colaborador en el incremento de la población portuguesa. El-Rei todavía ordenó guardar en el Archivo Real esta sentencia, el juicio de inquisición y demás papeles que formaron el proceso." Comentario: entre los varios nombres para el qué "eso" es conocido, esto es incluido: el jarrón nefando. Viviendo y aprendiendo...
Cuidado: ¡Jarrón nefando de borracho no tiene dueño!
Torre do Tombo is the place where stay all of the old documents. It is placed in Lisbon, close to the Academical City.
Sentence of 1587 - Trancoso, Portugal
National Archive of Tombo`s Torre
SENTENCE PRONOUNCED IN 1587 IN THE PROCESS AGAINST THE PRIOR OF TRANCOSO - Writs archived in Tombo`s Torre, closet 5, bundle 7.
"Priest Francisco of Costa, prior of Trancoso, of sixty two year-old age, it will be exiled of their orders and dragged by the public streets in the tails of the horses, quartered his body and put the quarters, head and hands in different districts, for the crime that was interrogated and that he didn`t contradict himself, being accused of having slept with twenty-nine goddaughters and having with them ninety seven daughters and thirty seven sons; of five sisters he had eighteen daughters; of nine midwives thirty eight sons and eighteen daughters; of seven nursemaids he had twenty-nine sons and five daughters; of two slaves he had twenty-one sons and seven daughters; he slept with an aunt, called Ana da Cunha, of who had three daughters. Total: two hundred and ninety nine, being two hundred and fourteen female and eighty five male, having conceived in fifty-three women."
But, such appetite not satisfied , the ill-fated prior, still slept with an adolescent slave of name Joaquim Bento, that accused him of abusing in his nefarious vase followed nights, when the women were not there.
They accuse him still two mass assistants, smaller infants that were forced to serve him as sins orals, complete and nefarious, for the which they are blamed in defense of their untouched vases, in spite the ill-fated prior`s demanding malice.
Now comes the unexpected:
"The king, El-Rei D. João II, forgave him the death and ordered to put him in freedom at the seventeenth day of the month of Março of 1587, on grounds of helping to populate that area of the Beira Alta, so uninhabited at the time and, for the benefit of his Real farm, he condemns him to the exile in lands of Santa Cruz, where he follows to live in the village of the Baía de Salvador as collaborator to increase the portuguese population. El-Rei still orders to keep in the Real Archive this sentence, inquest and more papers which they formed the process."
Comment: among the several names for the which "that" is known, this is included: nefarious vase. Living and learning...
Care: Drunk`s nefarious vase doesn`t have owner!























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1727 vezesFale com o autor