Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Você está aqui... -- 29/01/2003 - 11:05 (Carlos Luiz de Jesus Pompe) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Algumas questões existem que percorrem a existência do homem e do indivíduo: onde estou, de onde vim, quem sou, para onde vou, por que estou aqui, há uma moral na natureza etc. Conforme avança o conhecimento sobre a realidade que nos cerca, avançam também as respostas encontradas para esses e outros questionamentos. Muitas das respostas apresentadas como certezas absolutas, com o acúmulo de dados e informações mostram-se falhas, incompletas ou até mesmo erradas. Já foi crença humana, por exemplo, que o mundo foi criado para o deleite do homem — e, depois, dele retirado: "(...) maldita seja a terra por sua causa. Enquanto você viver, você dela se alimentará com fadiga. A terra produzirá para você espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva dos campos. Você comerá seu pão com o suor do seu rosto, até que volte para a terra, pois dela foi tirado. Você é pó, e ao pó voltará", disse Javé Deus a Adão (Gênesis 3,17-19). Já foi crença humana, não: é ainda uma crença, que ganha mais e mais adeptos - muitos, intolerantes com os que não concordam com a visão criacionista do homem e do mundo em que vive.

"Apesar de um mal tamanho", como canta o Gilberto Gil, ao longo dos 40 mil anos em que o homem, na sua forma atual, habita a Terra, a espécie vem se localizando e encontrando respostas. O conhecimento é infinito e, à medida que avança e se aprofunda, torna-se cada vez mais útil para ação sobre a natureza, criando condições para diminuir a fadiga e aumentar a longevidade. O conhecimento atual do Universo indica a existência de bilhões de galáxias. Estamos em uma delas, ladeados por cerca de 300 bilhões de estrelas. A nossa estrela mais próxima, o Sol, está num canto remoto do centro da nossa galáxia espiral ("Via Láctea, à esquerda, fundos", como localizou Luís Fernando Veríssimo) e tem, de uma ponta a outra, cerca de 100 mil anos luz, num Universo em expansão. Dista da Terra 37 trilhões de quilômetros e tem cerca de 5 bilhões de anos e outros 5 bilhões de anos de expectativa de existência (o fim não está tão próximo, portanto, ao contrário do que anunciam os profetas do Apocalipse). A galáxia espiral mais próxima (M31) dista 2 milhões de anos-luz da Terra.

Segundo o Gênesis, livro da verdade para judeus, cristãos e mulçumanos, nosso planeta tem cerca de 6 mil anos. A datação científica é outra: a Terra existe há uns 4,5 bilhões de anos, enquanto o Big Bang, que deu origem à atual forma do Universo conhecido, tem uns 15 bilhões de anos. Os humanos surgiram há apenas 0,002% do tempo transcorrido desde o Big Bang. "Sustentados pela autoridade divina da história de nossa religião, não temos dúvida de que é muito falso tudo o que se lhe opuser", afirmou, cheio de certeza, santo Agostinho, em "A cidade de Deus".

No seu "Pálido ponto azul", Carl Sagan escreveu: "A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Pensem nos rios de sangue derramados por todos os generais e imperadores para que, na glória do triunfo, pudessem ser os senhores momentâneos de uma fração desse ponto. ... Nossas atitudes, nossa pretensa importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no Universo, tudo é posto em dúvida por esse ponto de luz pálida".

Pensemos o que pensemos sobre nós mesmos, a verdade é que estamos aqui. Adquirimos a capacidade de refletir sobre o mundo do qual fazemos parte e sobre ele atuamos com consciência — embora não com sabedoria... ainda.



Leia também Sopa de letras.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui