Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Saramago pela paz, contra as bestas -- 18/03/2003 - 10:01 (Carlos Luiz de Jesus Pompe) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Intervenção de José Saramago na manifestação contra a guerra em Madri

Eles acreditavam que nós tínhamos nos cansado de protestar e que havíamos lhes deixado livres para seguir na sua alucinada carreira pela guerra. Se enganaram.
Nós, os que hoje estamos manifestando, aqui e em todo o mundo, somos como aquela pequena mosca que obstinadamente volta uma e outra vez a fincar seu ferrão nas partes sensíveis da besta.

Somos, em palavras populares, claros e precisos, para que entendam melhor, a mosca do poder.

Eles querem a guerra, mas nós não vamos os deixar em paz. Nosso compromisso, ponderado nas consciências e proclamado nas ruas, não lhes fará perder vigência e autoridade (nós também temos autoridade), nem a primeira bomba nem a última que venha a cair sobre o Iraque.

Não achem, os senhores e senhoras do poder, que nos manifestamos para salvar a vida e o regime de Saddam Hussein. Eles mentem com todos os dentes que têm na boca. Nos manifestamos, isso sim, pelo direito e pela justiça. Nos manifestamos contra a lei da selva que os Estados Unidos e seus aliados antigos e modernos querem impor ao mundo. Nos manifestamos pela vontade de paz, de gente honesta e contra os caprichos belicistas de políticos ambiciosos o que lhes falta em inteligência e sensibilidade.

Nos manifestamos contra o concubinato dos Estados, com os super poderes econômicos de todo o tipo que governam no mundo. A terra pertence a todos povos que a habitam, não àqueles que, com o pretexto de uma representação democrática descaradamente pervertida, ao final, lhes explora, manipula e engana. Nos manifestamos para salvar a democracia em perigo.

Até agora, a humanidade tem sido sempre educada para a guerra, nunca para a paz.

Constantemente nos aturdem as orelhas com a afirmação de que se queremos a paz amanhã não teremos mais remédio a não ser fazer a guerra hoje. Não somos tão ingênuos para acreditar em uma paz eterna e universal, mas se os seres humanos tem sido capazes de criar, ao longo da história, belezas e maravilhas que todos nos dignificam e engrandecem, então é tempo de botar a mão na mais maravilhosa e charmosa de todas as tarefas: a incessante construção da paz.

Mas que essa paz seja a paz da dignidade e do respeito humano, não a paz de uma submissão e de uma humilhação que diversas vezes vêm disfarçadas com máscaras de uma falsa amizade protetora.

Já é hora de as razões da força deixarem de prevalecer sobre a força da razão. Já é hora do espírito positivo da humanidade que somos; se dedicar, de uma vez, a sanar as inúmeras misérias do mundo. Essa é sua vocação e sua promessa, não pactuar com supostos ou autênticos "eixos do mal".

Bush, Blair e Aznar estavam falando sobre o divino e sobre o desumano, seguros e tranqüilos em seu papel de poderosos feiticeiros, especialistas em truques e conhecedores de eméritos de todas as propagandas enganosas e de falsidade sistemática, quando em despacho oval, onde se encontravam reunidos, informou a terrível notícia de que os EUA haviam deixado de ser a única grande potência mundial.

Antes que Bush pudesse dar a primeira carta na mesa, o vosso presidente José María Aznar foi rapidamente declarar que essa nova grande potência não era a Espanha. "Te juro, George", disse.

"Meu Reino Unido também", completou rapidamente Blair para cortar a nascente suspeita de Bush. "Se não é tu, nem tu, quem é então?", perguntou Bush. Foi Colin Powell, mal acreditando no que estava pronunciado sua própria boca, quem disse "A opinião pública, senhor presidente".

Já devem ter compreendido que esta historinha é uma simples invenção minha. Peço portanto que não lhe dê importância. Mas que atentem ao que já é uma evidência para todos, a mais exaltadora e feliz evidência destes conturbados tempos: os encantamentos de Bush, Blair e Aznar, sem querer, sem propô-lo, nada mais é que por suas más ações e piores intenções, têm feito surgir, espontaneamente, um gigantesco, um imenso movimento de opinião pública. Um novo grito de "Não passarão", que com as palavras "Não à guerra", corre mundo.

Não há nenhum exagero em dizer que a opinião pública mundial contra a guerra se converteu em uma potência com a qual o poder tem que contar. Nos enfrentamos deliberadamente aos que querem a guerra. Dizemos "Não". E se ainda assim seguem empenhados em seu demente afã e desencadeiam, uma vez mais, os cavalos do apocalipse, então lhes avisamos desde agora que esta manifestação não é a última, que continuaremos os protestos durante todo o tempo que dure a guerra, e inclusiva mais adiante, porque a partir de hoje já não se tratará simplesmente de dizer "Não a guerra". Se tratará de lutar todos os dias e em todas as instâncias para que a paz seja uma realidade, para que a paz deixe de ser manipulada como uma realidade, para que a paz deixe de ser manipulada como um elemento de chantagem emocional e sentimental com que se pretende justificar guerras.

Sem paz, sem uma paz autêntica, justa e respeitosa, não haverá direitos humanos. E sem direitos humanos — todos eles, um a um — a democracia nunca será mais que um sarcasmo, uma ofensa à razão. Os que estamos aqui somos uma parte da nova potência mundial. Assumimos nossas responsabilidades. Vamos lutar com o coração e o cérebro, com a vontade e a ilusão. Sabemos que os seres humanos são capazes do melhor e do pior. Eles (não preciso agora dizer seus nomes) escolheram o pior. Nós escolhemos o melhor.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui