Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FOME ZERO PARA QUEM? -- 23/01/2003 - 16:52 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








O projeto "Fome Zero" do presidente Lula foi uma de suas principais inspiraçoes. Talvez, tenha sido o primeiro presidente brasileiro que falou francamente nos problemas cronicos que afligem a populaçao deste pais. Porem, uma coisa ja´ começa a cheirar mal. E´ o fato de que o presidente Lula nao quer mesmo descer do palanque. Parece gostar de assinar nao leis e decretos, mas autografos que distribue a mancheias entre seus fas(fans).



Ja´ era de se esperar que isso ocorresse, posto que tanta vontade de ser presidente, nao deixa de ser contaminante a gloria de um homem que afinal veio de baixo. A verdade e´ que apenas as elites dominavam o pais, sem chance para os menos favorecidos e isso parecia irreal, (dentro de uma realidade palpavel), que somente os ricos e poderosos e´ que governariam o pais. Os pobres jamais teriam sua vez, sua chance.



Contudo, ficou provado que o pais e´ mesmo uma Republica democratica. E funciona essa democracia.

Como alias sempre funcionou em paises tipicamente democratico. A vitoria do Lula foi mesmo uma lavada, uma higienizaçao de nossas esperanças no Brasil. Mas, nem por isso devemos ficar fanatizados pela chegada ao poder de um ex-operario. Devemos sim, preparar-nos para as cobranças que deveremos fazer incessantemente. Nao podemos dar folga ao Lula. Nao podemos deixar de exercer nossa cidadania, somente porque chegou ao poder alguem que veio de baixo.



A fome jamais vai zerar, porque o numero de necessitados ultrapassa todas as perspectivas mais otimistas dos pesquisadores. Por isso Lula ja´ começou dando-nos falsas esperanças. Nao precisava, por exemplo, levar os ministros para testemunharem a miseria humana no nordeste. Isso foi golpe de marketing. O que precisa fazer e´ gerar emprego imediatamente. Emprego para todos. Sou contra a esmola, mesmo para o mais necessitado dos homens. O que precisa e´ dar a este homem meios para que ele trabalhe e ganhe o pao de cada dia. Porque isto e´ digno. Isto e´ o que deseja o Pessoal do segundo andar. Isto e´ o que deseja o nosso Pai, Deus, o Onipresente.



Cem dias e´ o prazo para a cobrança começar. Por enquanto vamos deixar que o "retirante" nordestino seja rei e principe por cem dias. Depois virao as cobranças como enxurradas. Ate´ agora a cadeira onde sentou-se o FHCalabar ainda esta´ quente. Tanto que os juros da taxa selic subiu dentro do comando do Lula, seguindo evidentemente as ordens do FHCalabar. So´ espero que ao final de quatro anos, nao venhamos a colocar em frente do nome Lula, a expressao "Calabar", a exemplo do FHCalabar.



Outra coisa que vai magoar muitos de nos Usineiros e´ termos de pedir desculpas ao "Dom Kless", ferrenho critico do Lula. Vamos começar a torcer para que nao passemos tal vergonha, por culpa do Lula, que ate´ agora nao desceu, nem pretende descer de seu festejado palanque. Ate´ agora sao trinta dias de governo Lula e de desemprego cada vez mais crescente.



(Jeovah de Moura Nunes)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui