Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50662)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Verdade - -- 23/01/2003 - 08:40 (Paulo de Goes Andrade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A VERDADE -



Paulo de Góes Andrade





Um dia, que já vai distante, o filósofo quis descobrir a verdade entre os homens. Mas, nessa vontade desesperada, o velho pensador viu os fios dos seus cabelos, os últimos que lhe restavam, embranquecerem. E arrastando-se, desiludido, ao extremo da existência, nada encontrou o pobre e sábio homem.

É difícil, impenetrável e obscuro o pensamento do ser humano. É inútil pesquisá-lo a fundo, porque a imperfeição das idéias constitui o sistema pensante do ser vivente, desse “racional” que formou a espécime principal que Deus, por benevolência, doou ao Paraíso terrestre. O homem, arquitetado à semelhança do Criador, continua sendo uma incógnita, um desconhecido.

Outras descobertas virão, além das que presenciamos no século passado e neste, que há pouco iniciou. Tivemos, não faz muito, a desintegração do átomo, proporcionando a força da energia nuclear, com a revolução invisível de prótons e nêutrons. Nagasaki e Hiroshima foram os primeiros campos de experimento desse apocalíptico invento. As centrais nucleares estão pelo mundo movimentando indústrias e iluminando cidades. Cientistas se fecham em laboratórios em busca de drogas que curem o câncer, a Aids e outros males. Contudo, a descoberta do sentido real do pensamento humano, essa será sempre insondável por mais perspicaz que seja o pesquisador. Deve ter concluído o paciente filósofo.

E como a verdade não encontra o seu habitat ideal na superfície do sentimento do homem, tudo é imperfeito, não havendo lugar para a razão, porque o ser humano sempre agiu – consciente dos seus atos abomináveis – abnegado à avareza do seu natural comportamento, à ganância instintiva de sua formação, ao seu complexo de ser superior dentre os animais criados por Deus. E assim, sempre quis, de uma forma ou de outra, transpor a fronteira dos direitos do seu semelhante, principalmente no domínio econômico-financeiro. Nessa busca, ele tem que fugir da verdade. E nesse contexto a verdade deixa de existir, e, conseqüentemente, a justiça, penalizado que é, então, o incauto com o desrespeito aos seus direitos.

Não é possível vicejar no pantanal ou no lodaçal da consciência humana o branco lírio da verdade. A sua semente é inadaptável a esse terreno podre e já fétido que prolifera pelo mundo afora. Nessa atmosfera de paixões violentas, como a afeição desmedida pelas guerras, a família desarticula-se, esfacela-se como um fino cristal martelado por mãos impiedosas.

Que verdade paira por sobre tudo isto que chamamos sentimento humano? Nenhuma, a meu ver.

Por conseguinte, o homem foge da verdade quando diz com relação aos conflitos bélicos, por exemplo, que defende a “pátria amada” ou “a família”. Mente, porque sabemos que a guerra fundamenta-se no mercantilismo avassalador das grandes potências do primeiro mundo.



Brasília – 22 / 01 / 2003

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui