Usina de Letras
Usina de Letras
34 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Prosa de letras -- 19/01/2003 - 13:22 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Um dia desses pediram para que eu escrevesse uma mensagem de otimismo. Fiz o trabalho, mas depois fiquei pensando que o povo gosta de trabalhar demais com o fator esperança.

Esperança é um conceito estranho. Está meio ligado a dependência, aguardo, inércia, daí que resulta na possibilidade de que alguém possa intervir no sentido de ajudar a realizar o sonho ou projeto estudado, mas...

Sinceramente, prefiro revolução. A revolução é constante, porque se parar um só momento é acomodação.

É o que fazem as grandes empresas, os líderes, quem tem visão da multiplicidade de processos.

Revolucionam para crescer, se manter no mercado, abrir portas.

As empresas e países que param morrem. Ficam a depender de outros, na esperança que velhos valores sejam respeitados, e daí sucumbem, já que o mercado neoliberal é todo canibalesco.

Os seres humanos sucumbem em meio às suas revoluções internas e externas, mas sua única esperança é continuar a revolução. É o que garante a própria sobrevivência da espécie.

Ao conversar com pioneiros de Rondônia pude avaliar o quanto mudou o Estado, e percebo que algumas figuras estagnaram, esperando que o Estado seja o grande pai novamente.

Com tantos municípios buscando o desenvolvimento, com a falência geral de países, alguns relutam em esperar soluções paternalistas, enquanto as verbas federais que são destinadas às vezes se perdem por incompetência ou confusões de contabilidade. Mau sinal.

O golpe de misericórdia aplicado pelos neoliberais, que seduziram intelectuais para fazer o jogo dos interesses multinacionais ainda não foi assimilado pelos vampirinhos do governo, que esperam bondade por nada em troca.

Sem vontade de revolucionar não há esperanças, uma vez que a esperança, este estado letárgico de comportamento, não inclui movimento. Esperança é uma coisa estranha, de gente fraca. Ação não. Ação.

Esperança, sentimento de condescendência, vontade de ficar parado esperando que outros ajam. Não consigo viver de esperanças. É difícil ficar parado, sentado debaixo de uma árvore em busca de uma sombra que esconda o sol, com seus raios ultravioletas, queimadores, queimantes, que fazem o lombo se mexer.

É necessário revolucionar. Mas como? Com o mais velho e conhecido conceito do mundo. Com trabalho, muito trabalho, e com posicionamento crítico. Cutucando as feridas, remexendo os esparadrapos e evitando que as coisas sejam esquecidas. É, falar em revolução é bom, mas como fazê-la? O primeiro passo é chutar o banquinho.

Quem senta não revoluciona. A vida só recompensa quem revoluciona.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui