Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Educação Fiscal - Instrumento de controle e desenvolvimen- -- 17/01/2003 - 10:27 ( Alberto Amoêdo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A EDUCAÇÃO FISCAL – INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO







A educação no ínsito das peculiaridades das ações é pertinente em qualquer desenvolvimento que alicerça a evolução de um povo. E é público e notório, que esse crescimento, em nosso país, ainda está atrelado a mediocridade de pensamentos e paradigmas administrativos disseminados por uma minoria detentora do poder, que monopoliza atitudes, gerando ao resto das classes sociais, um padrão comportamental disformes com a ética. Consubstanciando o marasmo, sempre bem aproveitado pelos que se mostram e fazem política por interesses particulares.

Contudo, apesar das atribulações, que esse nosso povo vem obrigando-se há anos. Dado as suas mazelas, está havendo, dentro das expectativas já vislumbradas politicamente, a mudança de pensamento.

E parte dessa inquietação social, já despontava desde muito tempo, mas com veemência mesmo, só a partir dos anos noventa, que é o programa de educação fiscal.

Um instrumento que trás em seu bojo a finalidade de dar ao individuo a formação necessária para compreender melhor os seus direitos e deveres. Trabalhando nesse individuo a consciência de seu verdadeiro papel na sociedade, para através do mesmo promover a eficiência e transparência do Estado.

O programa de Educação fiscal é uma atitude impar do governo Federal no país. Mostrando que há uma maturidade numa parcela dessa organização chamada Brasil. e que disseminou entre as unidades federadas essa idéia, que hoje já é uma realidade implantada na maioria dos Estados. E que através de parcerias das Secretarias de Fazenda e Educação estão, aos poucos, tentando levar à sociedade essa premissa de revolução na América Latina.

A educação fiscal nos estados ganhou força, mas ainda não apresenta resultados de cunho tangíveis pela morosidade burocrática, em muitos casos de aceitação dos setores do próprio governo e também, pela falta de responsabilidade de seus implantadores.

É evidente que se tem Estados já bem avançados, contudo leva-se em conta a sua formação cultural, que viabiliza o trânsito das ações. Enquanto, que no outro extremo, temos estados que tem dificuldades de implantação, por uma série de razões.

Hoje a educação fiscal, através de oficinas pedagógicas nas escolas, seminários abertos à sociedade e aos servidores de todas as áreas, a intensividade de cursos e a implementação definitiva desse tema nas escolas, com a devida aceitação social, com certeza forma a nova base para a consciência responsável, de um cidadão, onde sem dúvida, esse cidadão irá, fazendo a sua parte, contribuir para o crescimento do país.

O estado do Ceará é um dos modelos mais prósperos nas proximidades da região Norte. E ele tem investido significativamente na Educação Fiscal. Haja vista, o crescente aumento na qualidade de vida, na sua arrecadação, implicando também numa das melhores gerências de recursos públicos. E isso só faz reforçar a tese, que alavancar a prosperidade de um Estado começa pela politização Social.

Um outro exemplo prático e bastante elogiado, é o Estado do Espírito Santo, no qual já há empresas privadas financiando o programa, como prova da consciência difundida ali.

E a educação no âmbito das nações bem definida em termos de democracia, teve e ainda dispõem e investe pesadamente, nessa idéia de construir o cidadão, afim do próprio, que é a alma de tudo, fazer um mundo melhor para todos.

Não vamos fechar os olhos e acreditar que pagam impostos, diretos ou indiretos, sem se importar com o emprego dos valores nas necessidades coletivas irão dar suporte a uma evolução.Já nos basta a nossa realidade e de toda essa América do Sul.

A educação fiscal, para qualquer governo responsável, que vislumbre o bem estar de sua população, é o cerne dos seus primeiros e ordeiros passos.

As pessoas imbuias do conhecimento partirão pra ação...Executarão os seus deveres com ética, extrairão da natureza o recurso suficiente e com toda a certeza cobrarão os seus direitos. Esse cidadão desempenhará tanto na sociedade como na sua família a sua função social. Essas bases fortalecidas, concomitantemente servirão ao Estado, que irá repercutir no crescimento sustentável de um mundo melhor e no controle social adequado.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui